Qual o melhor país? Trabalho Voluntário na América Latina

. .
Esse é o terceiro post da série “Qual o melhor país para ser voluntário no exterior?” e abordará as nossas opções de trabalho voluntário na América Latina.

Ser voluntário no exterior gera bastante dúvidas. Muitos interessados nos perguntam qual é o melhor país para fazer trabalho voluntário no exterior e para responder essa pergunta, nossos consultores têm de entender melhor o perfil do voluntário. Isso engloba saber o que essa pessoa está procurando com essa experiência: choque, maior inserção cultural, bastante passeios turísticos, etc. Para ajudar nossos voluntários nessa difícil decisão, decidimos escrever três posts contando um pouco mais sobre cada país e o que vocês podem esperar em cada continente. Nesse post, vamos falar sobre trabalho voluntário na América Latina.

Trabalho voluntário na América Latina

1. Peru

Considerado um dos países mais lindos e hospitaleiros da América do Sul, Peru é um excelente destino para fazer trabalho voluntário na América Latina. Nesse belo país rodeado por montanhas, os voluntários poderão ajudar crianças a se desenvolverem enquanto aprimoram suas habilidades no espanhol. Nós também organizamos aulas de espanhol, assim os voluntários podem estudar de manhã e fazer trabalho voluntário a tarde. Ao final do programa, também é possível conhecer Machu Picchu, a famosa cidade perdida dos Incas que é uma das 7 maravilhas do mundo moderno. 

Apesar do Peru ser um novo destino na Exchange do Bem, ele rapidamente virou um dos mais procurados. Um dos motivos é a a cultura latina que é parecido com a brasileira, então é ideal para voluntários de primeira viagem. Outra razão é que os preços são bem atrativos, inclusive de passagem aérea. Os dois projetos também que trabalhamos são excelentes e tem um grande impacto social. O primeiro é uma casa lar onde meninas que sofreram algum tipo de abuso ficam, pois foram afastadas das famílias. A outra oportunidade de trabalho voluntário no Peru é uma escola sediada em um vilarejo de apenas 200 habitantes, porém que atende toda região de Cotahuasi.  

Leia também: Qual o melhor país? Trabalho voluntário na África

Em ambos os projetos, os voluntários devem chegar na Cidade de Arequipa. Eles ficarão hospedados em um pequeno hostel com quarto individual. O hostel é localizado a menos de 5 minutos do centro histórico de Arequipa, uma região bem turística e com várias facilidades. Para ver ambos os projetos, clique aqui.

2. Costa Rica

Apesar de ser um pequeno país com menos de 5 milhões de pessoas, a Costa Rica detém 5% de toda biodiversidade no mundo. Esse dado o torna um destino excelente para os amantes do ecoturismo. Logo na chegada ao país, você entenderá o porquê disso ao se deparar com diversas maravilhas naturais. Nossos programas de trabalho voluntário na Costa Rica tem como foco a preservação da biodiversidade. Nas horas vagas os voluntários podem curtir as lindas praias do país.

Em breve, teremos novos projetos cadastrados no país. No momento, focamos apenas em um projeto de fazenda orgânica. Produtos químicos e fertilizantes são usados amplamente na Costa Rica e não há ainda feiras específicas para produtos orgânicos. Ao enviarmos voluntários para a fazenda, estamos ajudando e incentivando os produtores que produzem alimentos mais saudáveis para a população.

Essa é a oportunidade excelente para quem deseja realizar um trabalho voluntário em uma fazenda orgânica e de vivenciar o dia-a-dia de uma fazenda costa riquenha. O projeto é localizado a 1 hora de Puerto Jimenez (cidade onde os voluntários serão recebidos) e o trajeto da estrada principal até o local da fazenda é feito à cavalo. Para saber mais, clique aqui.

Você também pode se interessar pelos tópicos abaixo:

 É seguro fazer trabalho voluntário no exterior?

 Qual o melhor país? Trabalho voluntário na Ásia

Nossa viagem ao Peru e Costa Rica