Cartão de viagem: Descubra quais são os benefícios!

. .

Você já conhece os benefícios do cartão de viagem? Hoje nós vamos falar sobre esses benefícios, mas também sobre os cuidados que você precisa ter na hora de escolher o ideal para você.

Geralmente, ao fazer uma viagem internacional vem a dúvida: afinal, qual a melhor forma de levar dinheiro?

Por isso, antes de qualquer coisa, vale destacarmos aqui as três principais maneiras de levar dinheiro para o exterior:

  • dinheiro vivo –  possui baixo valor de IOF (1,1%), mas não é prático e é fácil de perder;
  • cartão pré-pago – são formas seguras e fáceis de levar dinheiro;
  • cartão de crédito – possui IOF de 6,38% e taxas de câmbio variáveis;
  • cartão de débito internacional – taxas baixas, práticas e baratas.

Cartão de viagem, o que é?

Cartões de viagem estão se tornando cada vez mais populares entre os viajantes. Basicamente, você pode usar quando estiver viajando para o exterior, já que é muito mais fácil carregar um cartão do que andar com dinheiro vivo, não é verdade?

Mas é aí que muitas pessoas se perguntam: será que vale a pena? Será que as taxas compensam? Como ele funciona? Dentre várias outras questões. 

A insegurança é super comum, ainda mais para quem vai usá-lo pela primeira vez ou para quem ainda é iniciante no universo das viagens.

Mas se essa é a sua dúvida, continue a leitura e saiba mais!

– Como funciona?

Ao contrário dos cartões de crédito tradicionais, o cartão pré-pago elimina o risco de variação cambial, porque ele é recarregado previamente.

Com um cartão de viagem, você pré-carrega dinheiro no cartão antes de usá-lo para compras na moeda do país local. 

No entanto, cabe destacar aqui que vários cartões igualaram as taxas de IOF aos cartões de crédito internacionais, o que torna a alternativa um pouco inviável. 

Mas então, o que fazer? Bem, todas as formas de pagamento possuem prós e contras e antes de qualquer coisa é preciso avaliar suas opções.

Porém uma alternativa que tem sido muito adotada é o cartão de débito internacional, que possibilita que a conversão seja feita a qualquer momento e não segue a taxa de 6,38% de IOF.

Qual o melhor cartão para usar nas viagens ao exterior?

Dentre os cartões com melhores custos-benefícios está o Wise. Ele não cobra altas taxas de conversão e o dinheiro pode ser transferido para a conta a qualquer momento.

A opção está entre uma das mais econômicas e práticas, pois converte mais de 50 moedas e é aceito em mais de 200 países e territórios.

Ele pode ser usado como um cartão de débito normal: para saques e compras. Para isso, basta transferir dinheiro da sua conta bancária.

O cartão Wise também é uma das opções mais em conta dentre as pesquisadas, pois não cobra inúmeras taxas que são cobradas pelos bancos tradicionais, como por exemplo, anuidade e tarifas mensais.

Quais os benefícios de um cartão de viagem?

Quais os benefícios de um cartão de viagem

– Controle de gastos

O controle de gastos é um fator muito importante em uma viagem, especialmente para quem vai com o dinheiro contadinho. 

E a gente sabe que para a maioria das pessoas, é preciso valorizar ao máximo o dinheiro suado da viagem, não é verdade?

Por isso, um cartão de viagem é uma ótima opção. Isso porque ele não permite comprar com um dinheiro que você não tem, como o cartão de crédito, por exemplo.

Se o objetivo for economizar, ou ao menos gastar de forma mais controlada na viagem, o cartão possibilita muito mais controle e segurança do que outras opções.

– Maior segurança

Quando o assunto é segurança, o dinheiro é sempre menos seguro do que opções como os cartões. 

A primeira dificuldade do dinheiro é onde colocar? Deixar parte na mala do hotel? Levar tudo e colocar numa bolsa? 

A dúvida está sempre presente e você corre o risco de perder o dinheiro, esquecer a bolsa, ser roubado etc.

Além disso, quando passa alguns dias na viagem, o dinheiro já vai ficando cada vez mais dividido em notas e moedas, dificultando a contagem e facilitando ainda mais a perda.

Já o cartão de viagem é ainda mais seguro do que o cartão de crédito. Isso porque se você perder consegue bloquear facilmente e, caso não consiga bloquear a tempo, não tem perigo de perder mais dinheiro do que aquele que já está reservado na conta internacional.

Isto claramente os torna uma excelente escolha para qualquer um que esteja de férias ou viagem de negócios ao exterior!

– Ampla aceitação

O cartão de viagem possui ampla aceitação, justamente pela quantidade de benefícios que oferece ao viajante, especialmente se contar com IOF reduzido.

Com o cartão Wise, por exemplo, que é voltado a brasileiros que moram no Brasil e solicitam o cartão daqui, é possível garantir que a conversão seja feita com o dólar comercial.

Para quem não sabe, o dólar turismo é um pouco mais caro que o comercial e muitas agências cobram do turista esse valor extra.

O Wise cobra apenas o comercial, que é a taxa de conversão que aparece quando se pesquisa “preço do dólar” no Google.

– Saques facilitados no exterior

Sacar dinheiro sempre pode ser uma necessidade. Ainda tem determinados lugares que não aceitam cartão e você nunca sabe o que vai encontrar numa viagem, não é mesmo? 

Então é bom ir prevenido e sempre que houver necessidade contar com os caixas de lá para fazer os saques.

O único requisito é ir em caixas eletrônicos que aceitam as bandeiras Visa, Master e American Express.

Geralmente cada cartão estabelece um limite de saque diário. Lembre-se sempre de verificar qual é a taxa antes de solicitar o cartão para não ter nenhuma surpresa.

Nos cartões de débito ou pré-pagos, cobra-se uma taxa pequena para a retirada do valor, geralmente de poucos dólares. 

No entanto, no caso dos cartões de crédito, as altíssimas taxas de juros tornam a operação praticamente inviável. Então não compensa levar apenas cartão de crédito, muito melhor confiar em um cartão viagem, não é mesmo?

Além disso, se você for viajar para diferentes países em uma mesma viagem, prefira cartões que aceitam vários tipos de moedas. Isso vai facilitar a sua viagem.

Como fazer um cartão viagem?

Como fazer um cartão viagem

Na maioria das operadoras, você consegue solicitar online de forma rápida e fácil. Aqui, vamos explicar como conseguir o Wise, que é a nossa principal recomendação devido a seu custo-benefício. Veja o passo a passo:

  • crie uma conta no site ou no app da Wise ou acesse a sua conta, caso já tenha uma;
  • clique na aba “Cartões” no site ou em “Conta/Cartão” no aplicativo;
  • adicione dinheiro à sua conta Wise;
  • envie os documentos solicitados e crie uma senha para o seu novo cartão. Ele vai chegar no seu endereço e aí é só aproveitar!

E o mais interessante é que você já consegue aproveitar o seu cartão online e todas as funcionalidades do aplicativo antes mesmo da versão física chegar. 

Adquira seu cartão Wise agora mesmo!

Não tem uma viagem em mente? Confira as opções da Exchange!

A Exchange do Bem é uma agência de trabalho voluntário no exterior e no Brasil. Geramos impacto social no mundo através do voluntariado. 

E você também pode participar por meio do nosso intercâmbio voluntário. Imagine uma experiência em que você se doa muito e recebe ainda muito mais em troca?

Não se trata de um clichê, mas sim da ação transformadora que o voluntariado tem em você. Isso sem contar nos benefícios óbvios para o currículo e para a carreira, não é mesmo?

Na Exchange nós temos mais de 70 opções de projetos para ajudar comunidades carentes, animais em extinção nas mais diversas etnias, culturas e idiomas.

São mais de 70 opções de projeto. Conheça os nossos projetos e escolha o seu!

Conclusão

O cartão de viagem é uma opção prática, fácil e segura para as suas viagens internacionais.

A opção que pode ser pré-paga ou funcionar como um cartão de débito normal são ótimas saídas para fugir das altas taxas do cartão de crédito e da falta de segurança que é carregar dinheiro, ainda mais em um país distinto.

O cartão de débito é ainda mais vantajoso devido às suas taxas mais baixas de IOF e a vários outros benefícios oferecidos.

Aqui na Exchange, a gente recomenda o cartão Wise tanto pelos baixos valores de conversão, quanto pela praticidade e agilidade no atendimento.

E aí, gostou de saber mais sobre os benefícios do cartão de viagem?

Mais acessados

COMO FUNCIONA EM 7 PASSOS

9 PROJETOS SUSTENTÁVEIS NO BRASIL: SAIBA MAIS!

QUAL O MELHOR PAÍS PARA VIAJAR PARA CADA PERFIL

COMO DESCOBRIR SEU PROPÓSITO DE VIDA E NA CARREIRA

10 CARACTERÍSTICAS QEU TODOS VOLUNTÁRIOS DEVERIAM TER

COMO TRABALHAR COM ANIMAIS SELVAGENS E OS BIG 5?

O QUE NINGUÉM TE CONTOU SOBRE FAZER TRABALHO VOLUNTÁRIO EM ORFANATOS