Como aprender um novo idioma pode transformar sua vida profissional?

. .

Você, certamente, já sabe a importância que aprender um novo idioma tem para sua vida. Seja você um fã de séries que gosta de assistir no idioma original, um viajante que precisa se comunicar, um curioso, que admira as diferentes línguas faladas ao redor do mundo, ou mesmo alguém que só quer passar no vestibular. O mundo está conectado e conhecer apenas um idioma não é mais uma opção.

A mesma regra vale para o mercado de trabalho. Boas vagas exigem uma segunda, e às vezes, até uma terceira língua. Um profissional capaz de se comunicar em uma língua estrangeira é mais valorizado e as chances de ser mais bem sucedido também são maiores. E os motivos são inúmeros.

O primeiro deles não acontece sempre, mas é uma possibilidade em algumas empresas: as viagens a trabalho. Quem sonha em crescer profissionalmente deve estar preparado para viajar representando a empresa. Isso, obviamente, vai exigir que você se comunique e, cabe lembrar, que o português não está na lista de línguas mais faladas do mundo. Ou seja, você vai precisar se dedicar a algum outro.

Mesmo que sua empresa não seja uma multinacional ou que você não viaje a trabalho, em algum momento você vai precisar se comunicar com pessoas de outros países. Pode ser alguém que está visitando a empresa, algum consultor, ou mesmo algum cliente. Isso pode fazer de você alguém indispensável na empresa, e se tornar mais valorizado.

Ainda falando sobre pessoas, quem tem a habilidade de se comunicar em outros idiomas tem a vantagem de poder ampliar sua rede de contatos. É uma prática muito benéfica se você quiser crescer profissionalmente. É também uma forma de você competir e se destacar na busca por vagas melhores. Caso você esteja buscando ampliar seu conhecimento sobre sua área, há ainda a possibilidade de precisar ler algum artigo ou notícia relacionado a ela que seja em outro idioma.

Outro motivo para você se dedicar a novas línguas é a possibilidade de se tornar uma pessoa mais consciente do mundo ao seu redor. Com acesso a mais informações, você consegue perceber e entender as diferentes culturais e a perceber várias questões de forma mais sensível e correta. Conhecer novos lugares e culturas o torna mais apto a se adaptar a pessoas e situações diferentes.

Inglês continua sendo importante

Se você já entendeu que aprender um idioma é importante, mas não sabe qual escolher, a dica é a mesma, seja qual for a sua área de atuação: o inglês continua sendo muito valorizado. O motivo, claro, é o fato de ser possível se comunicar com boa parte do mundo a partir dele.

Mas nos últimos anos, cada vez mais as empresas estão valorizando um terceiro idioma, como o espanhol, por exemplo, que é a terceira língua mais falada no mundo. Um levantamento feito pela Catho mostra que, depois do inglês e espanhol, os idiomas mais requisitados pelo mercado são francês, com 1.074 vagas, japonês (160), alemão (153), italiano (112) e mandarim (32).

Ainda segundo a plataforma, saber inglês também pode elevar o salário em até 70% e ter o espanhol como diferencial pode aumentar em até 44% os rendimentos. Mas há um porém: boa parte dos profissionais se enquadram apenas no nível básico ou intermediário. Quer dizer que ser fluente ainda é um diferencial bastante competitivo para conseguir postos mais altos.

Encontre seu destino

Além dos programas de intercâmbio voluntário, a Exchange do Bem também oferece a possibilidade de viajar para aprender ou aprimorar um novo idioma. Ou, se você quiser, dá até para unir as duas experiências e melhorar ainda mais o seu currículo. Acesse nosso site (https://exchangedobem.com) e saiba mais sobre nossos cursos e projetos.

A Exchange do Bem é uma agência de intercâmbio social que conecta voluntários com diversos projetos ao redor do mundo. São mais de 50 opções na África, Ásia e América Latina para você realizar seu trabalho voluntário no exterior. Além disso, destina 10% do seu lucro para ações sociais no Brasil.