Em 2018, uma escola comunitária que atende crianças da zona rural do brejo paraibano foi surpreendida com o aumento do aluguel do espaço onde funciona a escola. Com isso, o pagamento do aluguel ficou inviável e todos os esforços se voltaram a construção de sede própria.
O nome da escola é Escola dos Sonhos, pois foi pensada por toda a comunidade escolar, desde sua estrutura física, metodologia e valores. A escola já ganhou um projeto arquitetônico e um terreno. A mão de obra será em mutirão e será necessário doação de material de construção.
O objetivo dessa viagem é participar do mutirão de uma das etapas da construção da escola e arrecadar fundos para a realização da obra.
Além disso, a ideia dessa viagem transformadora é apresentar uma região do Brasil que muitos brasileiros não conhecem ainda. Por isso, durante a viagem, organizamos alguns eventos para você conhecer a natureza encantadora do agreste, aprender a tocar maracatu, dançar forró e viver um pouquinho da realidade das comunidades rurais.
Sobre a Escola
A educação é o ponto primordial para qualquer avanço das sociedades. Para os moradores do campo, a educação é a esperança para uma vida com oportunidades. Das 55.345 escolas nas zonas rurais, somente 8.066 (15%) utilizam materiais pedagógicos para a Educação do campo.
Assim, em julho de 2005, na sala de um lavrador aluno, nasce a escola que passa a funcionar em sede própria em 2007, construída com doações e parcerias e passando a atender também aos filhos dos campesinos.
A partir de 2007, eles tiveram um espaço alugado e hoje já são mais de 270 crianças e jovens atendidas na escola. Desde 2017 não tendo mais o apoio das irmãs Carmelitas, constituíram uma cooperativa sem fins lucrativos.
Em 2015, a escola rompeu com as estruturas tradicionais: não optando mais por séries, salas de aula e provas. Seu currículo passou a se organizar por projetos de pesquisa e roteiros de aprendizagem. Em 2016, a ENSC Bananeiras foi reconhecida pelo Ministério de Educação (MEC) em Inovação e Criatividade. Em 2017, foi premiada como Escola Transformadora pelo programa da ASHOKA corealizado com Instituto ALANA.
Sobre a cidade
Bananeiras é um pequeno município do agraste paraibano com menos de 30 mil habitantes e conhecer Bananeiras é misturar história, lendas, fatos e tradições.
O patrimônio arquitetônico (casario) do Município é muito rico (mais de 80 edificações catalogadas pelo IPHAEP), sendo que a grande maioria desse patrimônio encontra-se em bom estado de conservação e em 2010 a cidade foi tombada como Patrimônio Histórico do Estado da Paraíba, pelo IPHAEP.
Ela fica a 150km de Natal, cidade que os voluntários devem chegar já que o transporte da Exchange do Bem sai do Aeroporto de Natal.
Programação:
11/11/2022: Chegada em Natal
Obs: Os valores das passagens aéreas dependem da cidade de origem de cada voluntário. A nossa equipe poderá fazer cotações para você, assim você pode fechar o pacote completo conosco sem se preocupar com nada. Os voos devem chegar até às 17h.
O que está incluído nesse dia: transporte entre Aeroporto de Natal e Bananeiras, noite com forró, janta e acomodação.
12/11/2022: Mutirão
Após o café da manhã, os voluntários começarão o mutirão junto com uma equipe técnica. Teremos pausa para o almoço e retornaremos à tarde.
O que está incluído nesse dia: acomodação, café da manhã, almoço, janta e material para o mutirão.
13/11/2022: Comunidades Rurais
Dia livre de descanso onde será possível conhecer um pouco da região e as comunidades rurais do agreste paraibano.
O que está incluído nesse dia: acomodação, café da manhã, almoço, janta e transporte para as comunidades rurais e trilhas.
14/11/2022: Mutirão
Após o café da manhã, os voluntários começarão o mutirão junto com uma equipe técnica. Teremos pausa para o almoço e retornaremos à tarde.
O que está incluído nesse dia: acomodação, café da manhã, almoço, janta e material para o mutirão.
15/11/2022: Dia de Saída
O que está incluído nesse dia: café da manhã e transporte para o aeroporto de Natal de manhã cedo. Voos devem ser a partir das 11h.