A viagem acontecerá do dia 20/07/24 a 28/07/24 e tem o intuito de levar assuntos relevantes para a comunidade ribeirinha como: compostagem, plantação de horta, melhor aproveitamento dos produtos locais para a alimentação básica, conhecimentos de higiene básica e de saúde bucal, dentre outros temas importantes. Será a terceira viagem em grupo com o apoio do Instituto Homem Pantaneiro!
O projeto atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local. Dentre as atividades desenvolvidas pela organização, eles fazem a gestão de áreas protegidas e desenvolvimento de pesquisas.
Você é uma pessoa que tem o sonho de fazer trabalho voluntário no Pantanal, vivenciar a cultura das comunidades ribeirinhas e ainda impactá-las com a educação de temas relevantes para eles? Então essa viagem é ideal para você!
Primeiramente, para fazer trabalho voluntário no Pantanal é importante que você respeite a história e a cultura do Homem Pantaneiro.
O Instituto Homem Pantaneiro foi fundado em 2002. Sua missão é preservar e conservar o Pantanal e sua história. Através do fomento à geração de conhecimento para o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias ambientais inovadoras, o foco é a preservação no local mais paradisíaco e remoto do Pantanal.
A viagem também é uma forma de arrecadarmos recursos para doarmos ao projeto. Assim eles conseguem ampliar a gestão das áreas protegidas.
Os voluntários não precisam ter conhecimento nas áreas que serão trabalhadas. Dessa forma, perto da viagem enviaremos materiais para que todos que se preparem e organizem as atividades que serão realizadas previamente.
Inegavelmente, essa é uma oportunidade de fazer parte de um processo de conscientização das comunidades ribeirinhas sobre assuntos que são pertinentes para eles.
- As comunidades atendidas serão:
- Comunidade Amolar
- Comunidade da Barra do São Lourenço
- Comunidade Binega
- Aldeia Indígena Guató
- Base do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense
Atualmente o instituto possui outros projetos e ações como a Rede Amolar, o projeto Cabeceiras do Pantanal, projeto Felinos Pantaneiros e o Memorial do Homem Pantaneiro, todos para preservar a região.
Portanto, o trabalho voluntário no Pantanal tem como objetivo levar conhecimento aplicado as comunidades e indiretamente melhorar o monitoramento da biodiversidade da Serra do Amolar!
A importância do trabalho voluntário no Pantanal
O voluntariado possibilita que os envolvidos transformem sua visão de mundo, já que vivemos numa sociedade ainda marcada por profundas desigualdades.
O voluntariado no Pantanal é então um caminho para a preservação da natureza e da cultural local, melhorando a qualidade de vida da comunidade pantaneira!
Dessa forma, o trabalho voluntário vem do esforço de quem trabalha pelo outro, ao mesmo tempo que é transformado em aprendizado, contato humano e satisfação.
Portanto, não é à-toa que mais de 1 bilhão de pessoas, segundo a ONU, se engajam em ações voluntárias em todo o mundo, e agora você pode fazer parte desse número!
Leia também: Locais de destino e necessidade de passaporte, visto, seguro saúde e seguro viagem
Submit your review | |