Por que Sri Lanka?

. .

Um verdadeiro paraíso a ser descoberto. É assim que podemos definir o Sri Lanka, país localizado ao sudoeste da Índia e banhado pelo Oceano Índico. Considerado um dos mais belos tesouros da Ásia, o país é formado por belas praias e paisagens exuberantes que se somam a diversidade cultural e religiosa que fazem da ilha um dos destinos preferidos – e mais exóticos – de viajantes do mundo todo.

Com pouco mais de 65 mil km², o Sri Lanka é um país relativamente pequeno. Sua população é estimada em cerca de 21 milhões de habitantes, o que faz do país o 53° mais populoso do mundo, com uma taxa anual de crescimento populacional de 0,79%. Sua capital é Colombo e a cidade mais populosa é Kotte.

Entre as muitas curiosidades sobre o Sri Lanka, cujo nome em sânscrito significa “ilha resplandecente”, está o fato de o país ser, atualmente, o terceiro maior país produtor de chá a nível mundial, detendo 9% da produção global. É de lá também que vem a canela, especiaria originária do país e que foi trazida ao ocidente pelos portugueses.

Muito religioso, o país é formado por uma grande diversidade de religiões. A mais presente delas é o budismo, praticada por 70% da população. Em segundo lugar aparece o hinduísmo, praticado por 14%, e logo após aparecem os muçulmanos, que são cerca de 8% da população.

Essa mistura de religiões também tem grande influência na cultura do povo como um todo, desde a gastronomia até a arquitetura, já que o país é formado por uma infinidade de templos e monumentos às diferentes divindades. Para se ter uma ideia, deuses como Vishnu, Shiva, Krishna, Ganesha e Brahma convivem pacificamente com as diferentes versões de Buda.

Por falar em Buda, é na cidade de Kandy, segunda maior do país, que está um dos templos mais buscados pelos seguidores de Buda: o Sacred Temple of Tooth Relic. Construído em 1592, o local é destino para peregrinos do mundo todo. É tão importante que, na década de 1980, foi reconhecido pela Unesco como patrimônio da humanidade.

Sacred Temple

Outra forte característica do país é a generosidade. Um estudo publicado pela empresa de consultoria Gallup mostrou que a disposição de um país em ajudar o próximo é um forte indicador de fatores econômicos positivos, assim como outros múltiplos benefícios, como incentivar o bem-estar coletivo. Após entrevistar mais de 145 mil pessoas em mais de 140 países, a pesquisa mostrou que o Sri Lanka está entre os países mais generosos do mundo – ao lado de Mianmar, EUA, Austrália e Nova Zelândia.

Uma das principais justificativas para esse reconhecimento tem a ver justamente com a religião, já que ambas as religiões mais praticadas no país – budismo e hinduísmo – pregam a caridade e o compartilhamento. Existe, inclusive, um ditado no Sri Lanka que diz: “Não importa onde você vá na ilha, em caso de necessidade, você sempre encontrará alguém de Matara que certamente ficará feliz em ajudar”, referindo-se à cidade de Matara, ao sul do país.

Apesar da forte presença religiosa, não são apenas as entidades que povoam o Sri Lanka. A ilha também abriga uma das maiores biodiversidades do planeta: mamíferos, répteis, anfíbios, aves e peixes protegidos em nove parques nacionais, um parque marinho e sete santuários de aves espalhados pelo país.

Conheça nossos projetos para o Sri Lanka

Mesmo com todos esses espaços de conservação, o Sri Lanka ainda tem como desafio preservar essa fauna. Isso porque 43 das espécies das que a ilha possui estão na lista de animais em risco de extinção. Entre esses animais estão o leopardo e o elefante autóctone do Sri Lanka.

O país também sofre com as questões do clima, que obrigam a população a se deslocar, tornando-se o que as Nações Unidas chamam de “refugiados do clima”. Ao lado de Cuba, Fiji, Filipinas e Tonga, o Sri Lanka está entre os países mais afetados pelos deslocamentos provocados pelas mudanças climáticas dos últimos anos, segundo dados são do Conselho Norueguês de Refugiados.

Em função disso, um dos países mais generosos do mundo, também precisa da generosidade de voluntários dispostos a ajudar no seu desenvolvimento. Entre os diferentes projetos desenvolvidos pela Exchange do Bem no país, estão trabalhos realizados com crianças carentes, animais em risco de extinção, educação da população e empoderamento da população feminina.

Encontre seu destino

Um dos destinos mais intrigantes do planeta, o Sri Lanka promete oferecer uma imersão incrível para quem está aberto a novas descobertas. Que tal ser o próximo a conhecer todos esses encantos e ajudar o país a ser ainda melhor? A Exchange do Bem é uma agência de intercâmbio social que conecta voluntários com diversos projetos ao redor do mundo. São mais de 50 opções na África, Ásia e América Latina para você realizar seu trabalho voluntário no exterior. Além disso, destina 10% do seu lucro para investimentos ligados à educação no Brasil.

Baixe nosso Guia do Voluntariado