Por que Vietnã?

. .

Um país longo e estreito, mas formado por montanhas, praias e desertos. Localizado entre os principais destinos do Sudeste Asiático e o Mar da China, o Vietnã é um destino incrível, rico em opções culturais e gastronômicas para quem busca uma experiência um pouco fora dos roteiros mais comuns.

Antes de embarcar para o país, no entanto, é bom entender um pouco a sua história. Isso porque até o ano de 1975, o Vietnã era dividido em dois: Hanói, ao norte, governada pelos comunistas, e Saigon, ao sul, colonizada por franceses e ocupada por americanos durante a guerra. O resultado disso, é que algumas diferenças entre as capitais do Norte e do Sul podem ser vistas até hoje.

É por isso que, com um território de 331.210 km², o Vietnã é um destino que deve ser explorado com calma e com o coração aberto. Atualmente, o país ainda abriga pelo menos 54 minorias étnicas. A maior parte está no norte do país. Entre o que mais as diferencia estão o idioma, já que algumas falam apenas o dialeto local, as roupas, os chapéus e os costumes.

Por falar em chapéu, prepare-se para adquirir o seu. Chamado de “non la”, há evidências de que o famoso chapéu vietnamita vem sendo usado no sudeste asiático há cerca de três mil anos. No Vietnã, além de famosos, eles são baratos, custam pouco mais de um dólar. E não se espante se você vir todo mundo usando esse chapéu. É um hábito bem comum.

Outro traço marcante do país é sua riqueza cultural. Desde seus conhecidos campos de arroz, o Vietnã preserva muitos costumes e tradições que são milenares e que sobrevivem à modernidade e à expansão do turismo. Uma dica para quem quer explorar essa cultura é participar das festividades que acontecem por lá.

Em janeiro, por exemplo, ocorre a Festa do Tet, uma festa tradicional em que as pessoas colorem as ruas e avenidas de vermelho, símbolo da alegria e da felicidade. Já na metade do ano, acontece o dia dos mortos, celebrado em 15 de julho. Nesta data, as famílias oferecem frutas e receitas tradicionais a seus antepassados.

Além de toda essa riqueza cultural, o Vietnã também preserva muito bem suas riquezas naturais. Por lá ainda é possível encontrar praias paradisíacas e praticamente desertas, ao mesmo tempo em que se encontram belas praias urbanizadas e prontas para receber os visitantes. A escolha vai ser sua. Também é possível explorar as cidades flutuantes e as cavernas na parte mais remota do litoral.

Conheça nossos projetos para o Vietnã

Economicamente, o Vietnã também tem suas particularidades. O país é um dos últimos estados comunistas do mundo. Um estudo feito pela empresa de consultoria imobiliária inglesa Knight Frank mostra que o Vietnã é o país onde o número de multimilionários cresce em maior velocidade no mundo, enquanto a desigualdade entre ricos e pobres aumenta.

Segundo o relatório, cerca de 200 vietnamitas ostentam o status de ultrarricos – donos de patrimônio superior a 30 milhões de dólares. Em contrapartida, o país enfrenta uma crescente desigualdade, classificada pelo Banco Mundial (BM) como preocupante.

A ONG Oxfam divulgou um estudo que mostra que as 210 pessoas mais ricas do Vietnã ganham o suficiente para tirar da pobreza 3,2 milhões de vietnamitas. Segundo a pesquisa, a desigualdade social é especialmente reforçada pela diferença de oportunidades de acordo com a classe social.

E é para diminuir essa diferença que a Exchange do Bem atua em quatro projetos sociais no país. São projetos especialmente focados nos cuidados na primeira infância, como a atuação em orfanatos e abrigos para crianças com algum tipo de deficiência, e no atendimento a pessoas sem teto, especialmente mulheres idosas que perderam a família.

Para isso, buscamos pessoas dispostas a trabalhar e que estejam em busca de uma oportunidade de vivenciar de perto as dificuldades que os vietnamitas enfrentam diariamente, além, claro, de fazer a diferença, aprender e conhecer um pouco mais sobre a cultura do Vietnã.

Encontre seu destino

Está disposto a ser um desses voluntários? Então, que tal ser o próximo a fazer a diferença no Vietnã e ainda viver uma experiência indescritível? A Exchange do Bem é uma agência de intercâmbio social que conecta voluntários com diversos projetos ao redor do mundo. São mais de 50 opções na África, Ásia e América Latina para você realizar seu trabalho voluntário no exterior. Além disso, destina 10% do seu lucro para investimentos ligados à educação no Brasil.

Baixe nosso Guia do Voluntariado