Porque sua viagem pode ser inesquecível

. .

Tem algo melhor na vida do que viajar? Quando você viaja amplia seus horizontes, conhece diferentes culturas, convive com novas pessoas, prova outros sabores e cheira novos odores. Ou seja, você relaxa e foge de um dia a dia enlouquecedor e cheio de cobranças.

Só que ainda melhor do que viajar é viajar tendo um propósito diferenciado. Estamos falando de intercâmbio como opção de viagem.

Mas o que é um intercâmbio? Originalmente, o termo era conhecido como viagens de troca. Ou seja, viagens em que dois estudantes fazem uma troca e cada um conhece o país do outro. Porém, esse conceito evoluiu bastante. Toda viagem na qual o foco principal é adquirir conhecimento de outras culturas em um país estrangeiro pode ser considerado um intercâmbio (seja para estudar, trabalhar ou fazer um mochilão).

Fazer um intercâmbio por quê?

Motivo para fazer um intercâmbio é o que não falta. Além dos já mencionados no início desse texto, tem muitos outros. Vamos aqui citar alguns deles, que provavelmente você já deve ter ouvido falar, mas só passando por essa experiência para entender o real significado de optar por esse tipo de viagem.

Você vai:

• Conhecer a fundo a cultura de outro país, entendo seus hábitos e costumes. Ou seja, vive o dia a dia daquele país.
• Aprender ou aperfeiçoar um novo idioma, vivenciando na prática.
• Valorizar o seu currículo com uma experiência no exterior.
• Se transformar em uma pessoa mais independente e segura, capaz de enfrentar diferentes situações.
• Conhecer pessoas e fazer novos amigos.
• Otimizar as férias, aproveitando para fazer o intercâmbio nesse período. Ou seja, você pode viajar e estudar e/ou trabalhar ao mesmo tempo.

Esse último motivo é um dos mais interessantes, pelo aproveitamento do tempo. Se você é uma pessoa com o dia a dia cheio de compromissos pode fazer o intercâmbio nas férias. Há opções de viagens a partir de duas semanas, então é muito tranquilo escolher por esse tipo de programa.

Na Exchange do Bem, por exemplo, você pode encontrar projetos que duram de 2 a 24 semanas. E alguns podem durar apenas alguns dias. A Exchange do Bem é uma agência de intercâmbio social que conecta voluntários para trabalharem em diversos programas ao redor do mundo. São mais de 50 opões na África, Ásia e América Latina para você realizar seu trabalho voluntário no exterior. Ficou interessado? Saiba como participar clicando aqui.

Planeje seu intercâmbio

Antes de sair para um intercâmbio é importante o planejamento da sua viagem, até mesmo para não passar por apuros. Uma viagem dessas exige organização financeira e de tempo. Primeiro, você tem que escolher o tipo de projeto que deseja vivenciar. Aquele que combine com o seu perfil e expectativa.

São muitas opções. Você pode sair para estudar fora, fazer um curso profissionalizante, para trabalhar, estudar e trabalhar, ser au pair, fazer um estágio, fazer mochilão ou desenvolver um trabalho voluntário. Enfim, são inúmeros tipos de intercâmbio.

No caso do trabalho voluntário, que é o nosso foco aqui, o primeiro passo é a escolha do projeto e do país. Mas vamos falar mais disso em um próximo texto.

Além disso, o planejamento envolve a pesquisa do local escolhido, a programação das atividades que serão realizadas, o tipo de hospedagem, a alimentação, o transfer e o pagamento das taxas necessárias.

O ideal é você entrar na exchangedobem.com e conhecer detalhadamente cada programa. Depois disso, a nossa agência fica encarregada de lhe ajudar no antes, durante e depois da sua grande viagem.

guia do voluntariado