Trabalho voluntário com crianças no Peru é ideal para quem deseja um país sul americano com um povo hospitaleiro. No país, temos o projeto Casa Hogar Torre Fuerte que foi fundado em 2004. A casa é um lar onde ficam apenas meninas que foram vítimas de abusos ou negligência pelas suas famílias. Devido ao background dessas meninas, são aceitas apenas voluntárias mulheres. Homens são permitidos apenas se acompanhados de uma companheira mulher.
As autoridades peruanas são responsáveis por enviar as meninas para a casa, porém as verbas públicas não são suficientes para manter o lar. Por isso, a Casa Hogar necessita de doações e ajuda de voluntários para manterem suas atividades. Atualmente, aproximadamente 30 meninas vivem nessa casa, porém esse número varia bastante; pois sempre há novas crianças chegando e outras retornando a familiares. Todas as meninas são carentes de carinho e afeto.
As crianças são extremamente amáveis, acolhedoras e adoram a companhia dos voluntários. A missão desse voluntariado com crianças no Peru, é devolver às meninas a infância que lhes foram tiradas.
Os voluntários auxiliam dando atenção, amor, ajudando nos temas de casa, nas tarefas domésticas e desenvolvendo atividades para melhorar a autoestima e equilíbrio. Caso os voluntários tenham algum conhecimento específico, as crianças adoram novas atividades como croché e outras oficinas.
As voluntárias que tem receio de como serão recebidas, podem ficar tranquilas. A recepção será com muita energia para brincar e amor para compartilhar. Você terá o desafio de manter as meninas engajadas nas tarefas e apoiá-las em diversas atividades do dia a dia.
Também você terá sempre o suporte da nossa ONG parceira no Peru que fica na mesma acomodação que os voluntários ficam acomodados. No primeiro dia, eles te acompanharão até o projeto para te ensinar a pegar o transporte público e te apresentar ao projeto também.
É importante estar ciente que os fundadores são um pastor de uma igreja cristã e sua esposa, então é uma casa conservadora. Por isso, a casa pode pedir para as voluntárias tirarem piercings ou esconder alguma tatuagem caso eles julguem ofensivo para as crianças. No entanto, todos as voluntárias são bem vindas nesse voluntariado com crianças no Peru, pois o respeito está presente para todos que buscam ajudar.
Durante a sua experiência de trabalho voluntário no Peru, é possível conciliar com aulas particular de espanhol no turno inverso ao voluntariado. Por exemplo, você pode fazer aulas de manhã e o trabalho voluntário à tarde. O valor médio de uma aula particular é 20 soles a hora. Se você tiver interesse em participar, basta conversar conosco que te daremos todo o suporte necessário.
Trabalho voluntário com crianças no Peru