Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil. Sem dúvidas, o Rio de Janeiro é realmente um dos corações do nosso Brasil. Por outro lado, também é um dos lugares mais desiguais do nosso país.
Nesse programa de voluntariado no Rio de Janeiro, você pode atuar em diversos programas sociais que impactam positivamente muitos moradores das comunidades da Rocinha, Vidigal, Complexo do Alemão, Pavão e Pavãozinho.
Dentro dessas comunidades, o projeto foca em 5 programas de desenvolvimento: proteção à infância, artes, trabalhos manuais, horta urbana e esportes. Embora o voluntário possa escolher um programa específico, sempre há oportunidades de participar de inúmeras atividades voluntárias enquanto estiver no Rio. Além disso, as atividades podem acontecer em diferentes comunidades do Rio de Janeiro e você será alocado de acordo com a necessidade e segurança de cada local.
Para fazer o trabalho voluntário no Rio de Janeiro, o voluntário deve chegar preferencialmente no domingo. Nesse dia, ele será recepcionado por um motorista no aeroporto que o levará até a acomodação. Na segunda-feira, a coordenadora parceira no local marcará um horário e local de encontro no metrô. Durante sua orientação, a coordenadora orientará sobre o seu calendário de atividades.
Proteção à infância
Os voluntários irão ajudar sobretudo as creches, localizadas em três comunidades das favelas – o Complexo do Alemão, Rocinha e Pavãozinho – dando apoio e suporte aos professores, levando muito amor e carinho para as crianças. Suas atividades vão ser brincar, nutrir, ajudar com refeições e cochilos, apoiar as aulas particulares e fornecer assistência geral em sala de aula.
Arte
As aulas de arte servem como uma saída para a expressão criativa de qualquer pessoa. Artistas experientes e amantes da arte são incentivados a compartilhar suas técnicas com os jovens locais das comunidades para explorar toda a criatividade dentro deles. Além disso, você pode participar de diversos projetos de reformas comunitárias, ajudando a pintar murais e casas na favela.
Trabalho Manual
Trabalhe junto aos moradores das favelas para ajudá-los a realizar seus sonhos. Nesse trabalho voluntário no Rio de Janeiro, ajude a pintar casas, reformar cômodos, ou apoiar tarefas básicas de construção. As atividades irão ser bem braçais, e a sua ajuda com o trabalho manual permitirá que os moradores locais consigam realizar alguns projetos que eles estavam esperando por anos.
Horta Urbana
Planejar, plantar, podar, regar, danificar, colher, educar e comer, esse é um resumo do projeto! Em menos de um ano, os voluntários da Comunidade em Ação transformaram um antigo local de queima de lixo em uma florescente horta comunitária urbana. Aprenda e ensine sobre jardinagem urbana tropical, plantas medicinais, nutrição e conservação em um ambiente de muita troca. Trabalhe nas escolas locais para começar a construir pequenos jardins para estudantes e uma horta comunitária para a favela local.
Esportes
Através do futebol, capoeira, tênis, vôlei e muitos outros jogos e atividades, os voluntários podem ajudar enquanto as crianças aprendem sobre os benefícios da prática esportiva e recreação. Os voluntários irão participar de diversas atividades esportivas, dando suporte nas aulas de educação física em algumas de nossas escolas parceiras. Este projeto é uma plataforma rica para que o voluntário auxilie na educação e capacitação dos jovens, ao mesmo tempo que os mantém afastado de hábitos sedentários e não saudáveis, incentivando um estilo de vida ativo.
Realizar esse trabalho voluntário no Rio de Janeiro é uma via de mão dupla: você ganha tanto quanto deixa de legado. Os voluntários vão estar totalmente imersos nas maravilhas culturais das favelas, apoiar projetos sociais, interagir com os moradores e aprender sobre as realidades Rio de Janeiro.
Cada experiência de voluntário é diferente. Isso pode significar uma partida de futebol espontânea, um churrasco familiar ou uma roda de samba à tarde. A recomendação é chegar ao Rio com a mente e o coração abertos e estar preparado para uma experiência transformadora!