É seguro fazer trabalho voluntário no exterior?

. .

Com a Exchange do Bem, a reposta é sim, é seguro fazer trabalho voluntário no exterior.

Uma das preocupações dos futuros voluntários e, principalmente, dos familiares dos voluntários, é se é seguro fazer trabalho voluntário no exterior. Essa também é a nossa principal preocupação e por isso tomamos todos os cuidados. Um dos diferenciais da Exchange do Bem é que nossa equipe visita sempre os projetos pessoalmente antes de serem exibidos no nosso site. São as chamadas visitas de inspeção para garantir que tudo ocorra bem durante seu intercâmbio voluntário. Nessas inspeções, avaliamos os projetos sociais em dois quesitos: segurança e impacto social.

Infelizmente, conhecemos projetos maravilhosos, porém não apresentavam um grau de segurança satisfatório. Por outro lado, já conhecemos projetos bem estruturados e seguros para os voluntários, porém não sentimos confiança no propósito do projeto. Em ambas situações, não foi possível auxiliá-los com o envio de voluntários. Nós queremos que nossos voluntários viajem para um ambiente seguro e que consigam realmente fazer a diferença, assim teremos certeza que eles terão uma experiência incrível de intercâmbio social.

Leia também: Qual o melhor país para ser voluntário?

Portanto, sabe aquela pergunta que vocês possam ter como “está acontecendo uma guerra civil nesses país?”. A reposta será sempre não. Caso o país esteja com algum problema de guerra que foge do nosso controle, pararemos de enviar voluntários até que a situação se normalize. Prioridade será sempre a segurança dos voluntários e o impacto social relevante dos projetos.

Por fim, em todos nossos países terá uma coordenadora local para dar suporte 24h por dia. Portanto, sempre que o voluntário tiver algum problema no destino, terá alguém no local para ajudá-lo. Além disso, a equipe do Brasil também cria grupos no WhatsApp com todo voluntário que viaja para auxiliá-lo rapidamente também. A Njeri, que é nossa coordenadora no Quênia, deixou um recadinho para nossos futuros voluntários, confira só:

Você também pode se interessar pelos assuntos abaixo:

Depoimento de ex-voluntárias na África do Sul
Novos destinos: Peru e Costa Rica
Trabalho voluntário no Quênia

E para escolher o seu destino para realizar o seu intercâmbio voluntário, clique aqui.