Dia Nacional do Voluntariado

. .

Dia Nacional do Voluntariado: 28 de agosto

O Dia Nacional do Voluntariado é uma data importante para homenagear aqueles que doam seu tempo por causas sociais e ambientais. O objetivo da data é mostrar a importância dos voluntários para a sociedade e para o mundo.

Em 28 de agosto de 1985 foi instituída a Lei nº 7.352, que é comemorada anualmente desde então.  O serviço voluntário é algo que merece mais destaque, pois são pessoas que se doam pelo bem de outras pessoas e pelo bem do planeta.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Dia Nacional do Voluntariado e a importância desse trabalho tão importante para a sociedade? É só ler até o final o conteúdo que preparamos para você.

dia nacional do voluntariado

A importância do trabalho voluntário

O trabalho voluntário possui grande importância, tanto para aquele que realiza o trabalho quanto para aquele que o recebe. Com as mudanças climáticas, a extinção de espécies e com os crescentes problemas sociais, o serviço voluntário tem se tornado cada vez mais necessário.

Você quer saber o que essas coisas têm a ver com o trabalho voluntário? Bom, as mudanças climáticas têm causado vários eventos desastrosos ao redor do país e do mundo, como enchentes, grandes períodos de estiagem e frio intenso.

O trabalho voluntário é essencial para ajudar sobretudo a população desses locais, levando comida, água e assistência médica, além de acompanhamento psicológico. 

Agora, sobre a questão da extinção de espécies? Grandes fundações sem fins lucrativos fazem o possível para salvar espécies da extinção, e essas empresas dependem de trabalho voluntário para poder fazer isso.

Com tantos problemas sociais como a fome, o abandono de menores e a violência doméstica, o serviço voluntário é ainda mais importante. Em casos onde as vítimas geralmente são vistas com pouco caso, o voluntário tem o poder de dar o acompanhamento necessário para essas pessoas.

Além de suprir as necessidades básicas, o voluntário tem a capacidade de dar o apoio e suporte necessário para que as pessoas possam se reerguer e continuar suas vidas.

Áreas para ajudar nesse dia nacional do voluntariado

Se você está procurando motivos para se tornar um voluntário, nós podemos te ajudar com isso. Portanto, seguindo aquele ditado de “fazer o bem, sem olhar a quem”, o voluntário pode atuar em várias áreas, como:

Cuidador de idosos: os idosos geralmente se sentem abandonados, principalmente aqueles que já não tem família por perto e estão em uma casa de repouso. Uma simples conversa ou um passeio com eles é capaz de melhorar e muito a autoestima e a confiança.

Contador de histórias: pessoas hospitalizadas por muito tempo, principalmente crianças, ficam com o psicológico bem abalado. Uma boa opção é se sentar com elas e contar várias histórias divertidas, seja tirada de um livro ou da sua própria cabeça.

Combate contra a violência contra a mulher e empoderamento feminino: é preciso que as vítimas de violência doméstica saibam que é possível viver uma nova vida, e o apoio de outra pessoa é essencial nesse processo.

Proteção ambiental: proteger o meio ambiente e ajudar as espécies animais é uma boa opção para quem quer se voluntariar. O simples ato de conscientizar a população a fazer a separação e o descarte correto do lixo já é um grande passo para um mundo melhor. 

Agora você já sabe um pouco mais sobre o Dia Nacional do Voluntariado e a grande importância desse serviço. Então é só escolher a sua causa e se juntar a esse movimento que vem crescendo cada vez mais, tudo em busca de um mundo melhor para todos.

intercâmbio voluntário