Dicas Sobre a Vida de Mochileiro

. .

Quem nunca sonhou em ser mochileiro? Colocar uma mochila nas costas e sair viajando por aí, conhecendo pessoas, curtindo paisagens, vivendo experiências… olhando assim, é difícil imaginar algo melhor, não é mesmo? Mas viajar de forma independente, deixando os caminhos lhe levarem, sem fazer grandes investimentos, exige também muito preparo. Afinal, não é tão simples sair por aí.

Assim como qualquer viagem, um mochilão exige alguma organização. Até porque você não quer que sua aventura dê errado logo de cara. Por isso, algumas dicas são fundamentais antes de se preparar para essa experiência. Quer ver?

Planejamento

A ideia de colocar algumas roupas na mochila e sair sem destino é linda, mas basicamente só funciona em filmes. Para fazer um mochilão você precisa se planejar. Isso inclui pensar no destino, estabelecer um roteiro, montar um orçamento, escolher acomodações…ou seja, uma infinidade de coisas. Coloque tudo no papel e defina quais são suas prioridades.

Prioridades

Por falar em prioridades, elas vão ser muito importantes para sua viagem. A ideia de ser um mochileiro é gastar pouco, certo? Por isso, você vai precisar direcionar sua grana para o que acha importante. Uma dica é fazer uma lista de coisas que você não abre mão de jeito nenhum.

Por exemplo, algumas pessoas valorizam bastante a alimentação e não abrem mão de comer bem. Já outras preferem se acomodar melhor, com um quarto bacana, banheiro, ar condicionado. Escolha as suas prioridades e direcione os maiores gastos para elas. No resto, a regra é economia.

Pesquise

Outra coisa importante nessa preparação é pesquisar a melhor época para visitar o destino que escolheu. Isso ajuda a evitar problemas como um clima ruim, por exemplo. Fugir da alta temporada também pode ser uma boa ideia para quem busca economia.

Roteiro

Monte roteiros possíveis. Não dá para querer conhecer o mundo em uma única viagem. Pense que cada momento é único e então curta de fato cada um deles. Não precisa querer otimizar o tempo e tornar sua viagem uma correria e cansativa. O bacana aqui é viver intensamente aquela experiência. Por isso, a dica é montar roteiros menores e depois, se der, ir incluindo lugares na sua lista.

Mochila

Um dos itens mais importantes de um mochileiro é, claro, sua mochila. Na hora de montá-la, a regra é levar apenas o necessário. Evite carregar roupas demais ou itens dispensáveis como livros e uma penca de aparelhos eletrônicos. Isso vai acabar pesando e dificultando sua viagem. Pesquise as características do clima do seu destino e monte uma mochila de acordo.

Dinheiro

Em um mochilão, o cuidado com o dinheiro deve ser redobrado. A dica sempre, e isso serve para qualquer viagem, é dividir sua grana. Um pouco na carteira, um pouco na bolsa, outro na mala e assim por diante. Também é bacana ter cartões de débito e crédito a mão, para emergências, ou mesmo o Travel Money.

Saúde

Ser um mochileiro é intenso, por isso, manter-se saudável é fundamental para que consiga aproveitar ao máximo essa vivência. Portanto, mesmo que queira economizar ou que esteja muito eufórico com tudo, não esqueça de se alimentar bem, beber muita água, e se exercitar de alguma forma. Mesmo assim, se algo der errado, é importante você ter um seguro de viagens. Isso garante que você terá o atendimento necessário, caso precise.

Pessoas

Durante o período que estiver viajando, aproveite para conhecer não apenas os lugares, mas também as pessoas. Viajar como mochileiro permite que você fique mais próximo delas e essa sim é uma experiência muito rica. Converse com as pessoas, compartilhe conhecimentos, conheça novas culturas, novos costumes, novos sabores. Esteja aberto para receber o que de melhor cada uma delas têm a dar. A gente tem certeza que você vai voltar para casa com uma bagagem enorme!

Encontre seu destino

Além dos programas de intercâmbio voluntário, a Exchange do Bem também oferece a possibilidade de viajar para aprender ou aprimorar um novo idioma. Ou, se você quiser, dá até para unir as duas experiências e melhorar ainda mais o seu currículo. Acesse nosso site e saiba mais sobre nossos cursos e projetos.

A Exchange do Bem é uma agência de intercâmbio social que conecta voluntários com diversos projetos ao redor do mundo. São mais de 50 opções na África, Ásia e América Latina para você realizar seu trabalho voluntário no exterior. Além disso, destina 10% do seu lucro para ações sociais no Brasil.