Qual o impacto social de um Intercâmbio Voluntário?

. .

Qual o impacto social de um Intercâmbio Voluntário?

Cada vez mais os consumidores estão querendo produtos e empresas mais conscientes quanto ao legado de suas iniciativas e em relação ao impacto social gerado. Nós da Exchange do Bem temos uma preocupação muito grande que cada viagem que nós organizamos, seja uma experiência transformadora tanto para o voluntário quanto para o projeto.

Toda iniciativa, atividade, ação e trabalho realizado, surte mudanças nas pessoas envolvidas. Algumas a curto prazo, outras mais a longo prazo. Sendo assim, para que possamos mensurar as intervenções nos projetos que atendemos, é muito importante entender o que é impacto social e também o que é mensuração de impacto.

Dessa forma, para conhecermos qual a transformação que cada voluntário vivencia e realiza em seu intercâmbio social, nós convidamos cada viajante para se juntar a nós, fazer nosso treinamento  inicial “Mensurar para Impactar”, e os convoca em nossa jornada de mensuração de impacto social.

Para que todo esse processo fique mais claro para você, leitor e aspirante a ser um de nossos voluntários, explicamos nesse texto sobre o que é impacto social, quais os impactos de um intercâmbio social e como podemos mensurar o impacto de sua viagem. Vem nessa com a gente?

O que é impacto?

Esse é um termo que abrange diversas definições e que varia muito conforme a área de conhecimento. Nós gostamos muito da definição da Artemísia (2017), que descreve impacto como:

“O conjunto de consequências, positivas e negativas, intencionais e não intencionais, que uma intervenção produz em uma dada realidade. Impacto, portanto, tem a ver com relações de causa-e-efeito, com desdobramentos, consequências e influências.”

Nesse contexto, para a Exchange do Bem, o impacto é o conjunto de iniciativas e ações que os voluntários realizam durante seu intercâmbio social. Essas ações podem ser únicas ou terem uma continuidade. É sabido que ações contínuas produzem maior impacto no projeto atendido, por isso que acreditamos que é preciso desenvolver atividades continuadas e duradouras para os intercâmbios sociais.

É importante ressaltar que os impactos podem ser vistos como os efeitos finais ou mudanças desejadas a longo prazo. Gerar impacto positivo será sempre desafiador e distante da realidade atual. Porém é importante ter em mente que buscar gerar impacto positivo trará muitos benefícios para o mundo.

O Impacto Positivo de um Intercâmbio Social

Frequentemente escutamos que muitas vezes o intercâmbio social é curto e o voluntário acredita que não será capaz de impactar o projeto atendido como gostaria. Mas grandes ações são sempre realizadas através de pequenas atividades e muita proatividade, por isso cada intercâmbio deixa um pequeno legado nas pessoas envolvidas.

O seu trabalho fará a diferença de alguma forma, e em conjunto com o trabalho de todos os outros voluntários do projeto, conseguiremos atingir o impacto esperado. O trabalho individual de “formiguinha”, se transforma em um grande resultado quando somado ao trabalho realizado por um “exército” composto por todos os voluntários.

Muitas vezes as pessoas nos procuram dizendo que querem viajar para o projeto mais necessitado. Certamente nos vem a cabeça que o projeto mais necessitado é o que terá maior impacto positivo, certo? Não. Sob o ponto de vista de impacto, todos os intercâmbios que organizamos impactam positivamente as comunidades dos projetos que apoiamos. O ponto é que em alguns casos conseguimos ver o resultado mais a curto prazo e em outros casos, o impacto acontece a longo prazo.

intercâmbio voluntário e propósito de vida

Abaixo exemplificamos como cada intercâmbio tem o seu resultado:

O impacto social positivo de uma viagem individual

Nas viagens individuais, os voluntários auxiliam geralmente no dia a dia do projeto, dando suporte para a equipe em qualquer tipo de atividade necessária. Geralmente o impacto nesse tipo de trabalho, é a longo prazo. O voluntário não irá ver o resultado de suas ações enquanto ainda estiver por lá.

Um voluntário que participa, por exemplo, de nossos projetos de Proteção à Infância, ajuda a preparar e servir as refeições, a organizar as salas de aula, a brincar com as crianças, dão suporte para que as crianças façam a tarefa de casa, e distribuem muito amor e palavras de afeto.

O impacto desse intercâmbio só será possível mensurar a longo prazo, pois todo esse carinho e atenção fazem com que as crianças se transformem em adultos mais autoconfiantes, seguros de si, sintam-se amados e tenham a capacidade de continuar firmes nos estudos para seguir um rumo diferente. Certamente o voluntário não verá tudo isso acontecer durante o seu programa.

Porém, o voluntário pode ter certeza que irá impactar positivamente a maioria das crianças que ele tiver contato, e que, no futuro, esse terá sido um fator importante para essa comunidade.

O impacto social positivo das viagens em grupo

Quando o voluntário escolhe participar de uma viagem em grupo, ele ajuda a resolver um problema específico do projeto, e coloca a mão na massa para fazer as coisas acontecerem. Geralmente os resultados desse tipo de programa são perceptíveis ao término da viagem. Dessa forma o voluntário consegue enxergar o valor de seu trabalho mais facilmente.

Um voluntário que participou, por exemplo, de nossa viagem em Grupo para a Gana, ajudou na construção do sistema de drenagem do orfanato, participando ativamente da obra, carregando materiais para cima e para baixo, tirando do papel a solução para os problemas de inundação.

O resultado desse intercâmbio foi possível verificar já a curto prazo, pois o voluntário viu a obra finalizada, sendo que inundações não fazem mais parte do dia a dia do projeto e que nada será perdido após uma chuva forte. Certamente o voluntário viu o antes e depois e saiu com a certeza de ter ajudado.

O que é Mensuração de impacto?

A mensuração de impacto é um tipo de avaliação que busca coletar dados sobre as ações já realizadas. O intuito é constatar que os resultados dessas ações tenham sido causados, no nosso caso, pelo intercâmbio social.

Para acompanhar a evolução de comunidades atendidas por algum tipo de iniciativa, é preciso entender e comprovar o sucesso obtido pelas atividades. Desse modo torna-se possível identificar de tempos em tempos, se o objetivo de impactar está sendo atingido.

Ao nos propormos a mensurar o impacto do trabalho de nossos voluntários, devemos fazê-lo comparando uma situação inicial a uma situação final. Para que a mensuração funcione, precisaremos ser capazes de responder às perguntas “Como era?” e “Como é?’ de modo que sejam identificadas as diferenças nas respostas.

Por que avaliar o impacto de seu intercâmbio, afinal?

Avaliar o impacto de seu intercâmbio social para a Exchange do Bem é indispensável para conhecermos a extensão das soluções propostas e a profundidade da transformação que um intercâmbio cultural se propõe a realizar.

Os dados são de extrema importância para que tenhamos clareza se estamos ou não resolvendo um problema real nos projetos que apoiamos, por isso avaliar o trabalho realizado pelos voluntários e pelo próprio projeto se torna tão importante nesse contexto.

Quer embarcar nessa conosco? Faça nosso quiz para decidir o destino que mais combina com o seu perfil!

quiz para impacto social