Como fazer intercâmbio voluntário em 6 passos?

. .

Tem dúvidas de como realizar um intercâmbio voluntário? Esse texto foi feito para você!

A Exchange do Bem é uma agência que promove intercâmbio voluntário e para facilitar a sua inscrição, decidimos criar um passo a passo. Como somos e-commerce, atuamos em todo o Brasil. O processo é todo online e com os devidos cuidados para que ambas as partes tenham segurança na contratação dos nossos programas. Abaixo vamos explicar os 6 passos para você ser voluntário nos nossos projetos.

1. Escolha do país

Fazer trabalho voluntário no exterior gera bastante dúvidas. Muitos interessados nos perguntam qual é o melhor país para fazer intercâmbio voluntário no exterior e para responder essa pergunta, nossos consultores têm de entender melhor o perfil do voluntário. Isso engloba saber o que essa pessoa está procurando com essa experiência: choque, maior inserção cultural, bares e festas, passeios turísticos, etc. Para ajudar nossos voluntários nesta difícil decisão, decidimos criar o Guia do Voluntariado no Exterior com mais informações sobre cada país. Para acessá-lo, basta clicar na imagem abaixo!

Guia do Voluntariado no Exterior - Intercâmbio Voluntário

Guia do Voluntariado no Exterior – Intercâmbio Voluntário

Também no nosso blog, você pode encontrar três posts contando um pouco mais sobre cada país e o que vocês podem esperar em cada continente. Clique no continente desejado para saber os detalhes sobre eles: África, América Latina e Ásia.

2. Escolha do projeto

Após decidir o país, a escolha do projeto é outra etapa fundamental. Para decidir o projeto ideal, pense sobre onde suas habilidades serão mais úteis. Você tem facilidade de ensinar? Projetos de educação podem ser uma boa opção. Desenvolve oficinas para empoderar mulheres brasileiras? Você pode ser ótimo(a) com projetos de empoderamento feminino então. Estuda ou é profissional na área da saúde? Temos vários hospitais que necessitam de ajuda. Ama animais? Temos também!

Mas eu preciso ter alguma habilidade especial? Não! Nós temos projetos para todos os perfis. Projetos de proteção à infância não exigem nenhuma habilidade específica, o mais importante é dar atenção e amor para as crianças, então qualquer um que ama crianças pode participar. Lembrando apenas que intercâmbio voluntário é uma viagem séria feita para viajantes responsáveis que querem contribuir para um mundo melhor. Nada de ir para os projetos apenas para bater fotos!

Sobre os pré-requisitos necessários em cada projeto, basta clicar na aba detalhes na página do projeto para você ver o nível de idioma necessário. De maneira geral, você deve ter no mínimo 18 anos e espanhol básico para projetos na Costa Rica e Peru e inglês intermediário nos demais destinos. A exceção é a África do Sul onde é permitido inglês básico para os projetos de proteção à infância. Se você estiver acompanhado de alguém que atende os pré-requistisos, você pode participar também. Projetos com maior complexidade como de educação e hospitais, é necessário nível avançado de inglês ou espanhol dependendo do país. 

Como escolher o melhor projeto para realizar o intercâmbio voluntário?

Como escolher o melhor projeto para meu intercâmbio voluntário?

3. Formulário de Inscrição

Decidiu o projeto? Então o próximo passo é definir as datas. Muitos projetos têm datas específicas para começar, então você deve ver na página do projeto se tem alguma restrição nas datas (aba detalhes). Projetos no Peru, Costa Rica, Quênia, Gana e Nepal são mais flexíveis, pois não tem data específica para chegar. Você pode chegar de acordo com sua disponibilidade. Por outro lado, destinos como África do Sul, Índia, Sri Lanka e Vietnã tem dias específicos para chegar. 

Após ver o dia exato de chegada, na página do projeto tem um botão “Inscreva-se”. Ao clicar, abrirá o formulário de inscrição para você preencher. Essa etapa é muito importante. Com base nas suas respostas que nós vemos se você tem o perfil adequado para o projeto. Também enviaremos todas as informações preenchidas para o projeto escolhido para que eles possam te conhecer melhor.

4. Proposta

Após recebermos o formulário de inscrição, enviaremos a proposta formal para você incluindo passagem aérea e seguro viagem. Não é obrigatório fechar a passagem e o seguro conosco. Porém conseguimos sempre preços bem atrativos e ao comprar conosco, nós damos toda a assistência necessária caso precise alterar voos, então você não precisa se preocupar com nada. Na proposta, tem os termos e condições que você deve ler cuidadosamente também.

Para darmos continuidade na sua inscrição, você deve preencher a última folha da proposta e nos encaminhar digitalizada. Depois de recebermos o seu aceite na proposta (última folha digitalizada), enviaremos a sua inscrição para o projeto desejado para que eles possam dar o de acordo também. É um processo bem rápido e normalmente não demora mais de 2 dias úteis. 

5. Pagamento

Antes de explicar esse passo, por que é pago? Sua viagem envolve custos com transporte, orientação, hospedagem e alimentação. Os projetos sociais que apoiamos não conseguem arcar com esses gastos sozinhos e alguns recebem como doação parte da taxa que cobramos para manterem suas atividades. Também há uma taxa de administração que cobre impostos, campanhas de marketing, apoio aos voluntários, gastos com comunicação e inspeções dos projetos.

Agora que você já entendeu por que é pago, vamos falar sobre o último passo. O pagamento integral ou da primeira parcela é realizado em até três dias úteis após o projeto confirmar a sua vaga. Os valores podem ser parcelados em até 10x sem juros no boleto bancário (contanto que a última parcela seja paga 35 dias antes da viagem) ou em até 12x com juros de 2,99% ao mês no cartão de crédito através do PagSeguro.

Como é necessário estar quitado 35 dias antes da sua viagem, quanto antes você se organizar, melhores serão as condições de pagamento, pois você pode poderá parcelar em mais meses. Os preços das passagens aéreas tendem a ser mais baratos se compradas com antecedência também. Além disso, você já garante um preço agora, não tendo risco se o dólar oscilar. Por fim, se você pretende ir em períodos de alta demanda como julho, janeiro e fevereiro, o ideal é se organizar com no mínimo 3 meses antes, pois as vagas são limitadas.

6. Últimas instruções 

Após o pagamento, sua inscrição é confirmada e você entrará para a família Exchange do Bem. Agora precisamos nos organizar para que tudo ocorra bem durante o seu intercâmbio voluntário. Vamos lhe dar as instruções sobre o visto, vacinas necessárias, moeda, etc. Tudo que você precisa fazer é seguir nossas orientações para embarcar tranquilamente. Todas informações como endereços e contatos importantes no país também serão passados pela nossa equipe nessa etapa. Por fim, semanas antes da sua data de embarque, enviaremos por correios o Kit Viagem incluindo camiseta e demais acessórios úteis para a sua viagem. 

Ainda tem dúvidas? O vídeo abaixo pode te ajudar também. Se ainda tem dúvidas, acesse nosso FAQ ou entre em contato com nossos consultores

Agora que você já sabe como é o passo a passo na teoria, vamos praticar! A busca pelo projeto pode ser feita sempre por país ou tipo de programa. Para dar o primeiro passo, clique aqui.