África do Sul e a melhor experiência da minha vida

. .

Texto escrito por Diego Rodrigues Dias de Moraes – Mossel Bay, África do Sul

No mês de julho de 2019 tive a honra de participar do melhor projeto da minha vida por meio da Exchange do Bem, uma empresa extremamente correta, atenciosa com missão e valores muito bem praticados.

Eu escolhi passar duas semanas em Mossel Bay, África do Sul participando de um projeto maravilhoso o qual envolve crianças e surfe (Surfing with Kids). Fui sem expectativas nenhuma e tão pouco pesquisei sobre a cidade e o projeto em si, confesso que foi a melhor coisa que fiz. Desde o momento em que cheguei em Mossel Bay fui super bem recebido e direcionado até o início das atividades.

A acomodação foi sensacional, muito bem arrumada e limpa, além de ter 3 refeições bem diversificadas e muito bem servidas. Dividi o apartamento com 3 pessoas de nacionalidades diferentes o que foi muito interessante e ajudou demais em meu desenvolvimento. Estar em contato com outras culturas podendo compartilhar vivências, pensamentos e ideias foi fundamental para meu crescimento pessoal.

O PROGRAMA

O projeto em si é fantástico, dinâmico e cheio de surpresas. Cada dia era uma novidade que podia vivenciar. Cinco dias da semana os voluntários surfam de manhã durante mais ou menos 2 horas, isso se o mar estiver propicio para a prática do surfe. Se as condições não estiverem boas, atividades não faltaram, é possível andar de skate, ter aulas de teoria de surfe, oceano, e segurança com os professores de surfe envolvidos no projeto. Após o período da manhã, as 13hrs nós almoçamos para que estejamos prontos as 14hrs para buscar as crianças na comunidade que fica localizada no alto de um morro a 25 minutos do projeto. O caminho é lindo, vamos pela praia conversando e nos divertindo até chegarmos à comunidade e darmos de cara com uma realidade totalmente diferente. 

Nesse horário as crianças estão saindo da escola e, nesse meio tempo, ficamos brincando com todos de diversas brincadeiras e vivenciando momentos marcantes. São crianças super carentes as quais vivem em condições precárias, não possuem banheiro nem água dentro de suas humildes residências, além de não possuírem água quente. A vestimenta é precária, muitos deles usam a mesma roupa a semana inteira, além de possuírem uma alimentação escassa. Mesmo assim estão sempre sorrindo e se divertindo muito, sempre achando brincadeiras em qualquer circunstância. Uma papelão virando uma prancha de surfe, um carrinho de supermercado se transformando em um carro de fórmula 1, realmente é incrível ver como eles veem valor em tudo que possuem, sempre compartilhando um com os outros.

ATIVIDADES

Após todos chegarem, partimos rumo ao projeto, todos juntos e unidos. O caminho é super gostoso, vamos todos interagindo e nos divertindo pela praia, cheios de energia e vibrações positivas. Chegando no projeto no alto astral, os professores analisam as condições do oceano para decidirem se está em condição de surfe ou não. Se as condição está boa todos nós vestimos as roupas de surfe e vamos para o oceano, cada criança com sua prancha e os voluntários com papel de ajudantes e professores. Cada voluntário fica encarregado de tomar conta de uma criança dentro do mar, tendo a tarefa de ajudar 100% a sua criança desde coloca-los na onda até o momento de pega-los na água quando eles caem. As crianças são fantásticas e mandam muito bem no surfe, eles não têm medo e são apaixonados pelo esporte. Cada um vibrando pela evolução do outro, demonstrando ser uma consciência só que vibra no amor, empatia e compaixão pelo outro. Todos se divertem muito e é uma alegria indescritível vê-los animados e felizes.

Surfamos mais ou menos 2 horas com as crianças até retornarmos para o projeto. Quando retornamos todos se lavam e se trocam e aguardam para que os voluntários façam as comidas. O cardápio não é nada variado, todos os dias eles comem pão com pasta de amendoim e geleia com miojo ou mingau. Após a refeição ficamos todos juntos brincando, vendo tv e andando de skate até umas 17:30, que é a hora que eles vão embora, antes do anoitecer. Por outro lado, se o mar não estiver em condições apropriadas apelamos para o futebol, skate, dança, ajudamos eles a fazerem as tarefas de casa da escola entre outras atividades – estão abertos à criatividade dos voluntários.

O projeto é sensacional e visa resgatar essas crianças de uma comunidade a qual não tem oportunidades e que muitas pessoas estão perdidas no mundo do tráfico, álcool e drogas. O projeto empodera essas crianças a caminharem pelo caminho certo, o caminho do bem. Servindo de exemplo por meio dos esporte e mostrando uma realidade diferente do que eles vivem, empoderando cada um deles a terem sonhos e acreditarem neles. O tratamento é praticamente individual e os envolvidos sabem bem o que cada criança está passando e o que cada uma delas precisa, assim o desenvolvimento é maravilhoso e super impactante. A evolução de todos é nítida, é realmente uma segunda escola para eles a qual ensina sobre a vida e ajuda cada um a se fortalecer para enfrentar os desafios que vem pela frente. É incrível vivenciar momentos ao lado dessas crianças de alma e essência pura, é um resgate de consciência, são dias onde aprendemos muito. Todos muito humildes e educados com uma vibração positiva e muito amor para compartilhar, é uma sensação maravilhosa poder estar ajudando na vida de cada um e deixar um pouco do nosso amor, carinho e energia no coração de todos.

No meu último dia as crianças me pediram comida, frutas, balas chocolates, doces, bolos e com o maior prazer pude dar tudo o que elas me pediram e foi emocionante ver a reação de cada um ao receber os presentes. É uma egrégora magnífica que se forma, uma troca fantástica com muita transformação e evolução envolvida. É o resgate do reconhecimento de darmos valor a tudo que temos e principalmente as coisas simples da vida. É perceber que temos tudo e não precisamos de mais nada, é o reconhecer o quanto somos privilegiados, é exercer a gratidão por tudo o que acontece conosco, todos os momentos de nossas vidas. É estarmos abertos para todas as situações de nossas vidas e amar uns aos outros e fazer a diferença na vida dos outros, é olhar o mundo com olhos de crianças e pensarmos sempre positivamente e que o melhor sempre está por vir. 

Ter fé e acreditar que com as pequenas atitudes podemos transformar o mundo e aos poucos despertar uma nova consciência em nosso planeta, sempre plantando o bem, ajudando uns aos outros. Com certeza foi a melhor experiência que tive em minha vida e para sempre ficará marcado em meu coração, cada momento, cada reflexão, cada instante vivido nessa viagem, nesse projeto. Agradeço pela oportunidade e experiência única que vivenciei e troço para que o projeto sempre cresça e que mais pessoas possam contribuir para um mundo melhor. Muito obrigado a todos envolvidos, gratidão absoluta

Você também pode fazer parte da próxima viagem! A próxima edição será entre os dias 25 de janeiro e 9 de fevereiro de 2020. A programação completa dessa aventura e o formulário de inscrição você encontra aqui:  Viagem em grupo Índia.

Encontre seu destino

A Exchange do Bem é uma agência de intercâmbio social que conecta voluntários com diversos projetos ao redor do mundo. São mais de 50 opções na África, Ásia e América Latina para você realizar seu trabalho voluntário no exterior. Além disso, destina 10% do seu lucro para investimentos ligados à educação no Brasil.