No nosso último texto falamos sobre a alimentação nos locais de destino. Neste post vamos falar sobre a gastronomia de alguns países da Ásia. Aproveite e conheça um pouco melhor a cultura alimentar desses destinos para saber os pratos incríveis que poderá saborear por lá.
Índia
Certamente você já ouviu falar que a culinária da índia é exótica e milenar. Muito rica em cores, texturas, aromas e, claro, sabores, ela é capaz de despertar todos os seus sentidos. Muito diversa, assim como o país, a gastronomia indiana é diferente em cada região e formada por diferentes influências.
No entanto, é possível encontrar pratos e alimentos que sejam apreciados em todo o país. Um bom exemplo é o masala. Conhecido como o tempero nacional indiano, ele é encontrado em praticamente todas as comidas do país. O masala é resultado da mistura de especiarias de sabor de cheiro fortes, bastante semelhante ao nosso curry.
Tailândia
A gente já falou em outras oportunidades sobre a fama da gastronomia tailandesa. E nada do que falamos é mentira. O país é um paraíso para os amantes de boa comida e sua culinária é extremamente variada. Especialmente baseada no arroz e na massa, a gastronomia tailandesa é conhecida por ser extremamente picante, especialmente pelo uso de ervas frescas e pelo famoso molho de peixe.
Leia também: Alimentação nos locais de destino – América do Sul e Central
Os molhos, aliás, são a base das gastronomia do país. Preparados com vários ingredientes, entre eles pimentas, massa de caranguejo, alho e especiarias, alguns deles desempenham um papel específico nos pratos. O molho de peixe, por exemplo, em muitos pratos é o substituto do sal. Outros podem ser usados para ressaltar sabores, como o molho de ostras fermentadas.
O prato mais famoso do país é o Pad Thai. Conhecido como o prato nacional da Tailândia, é feito com noodles misturadas num wok bem quente com rebentos de soja, camarão, ovo e cebola, temperados com molho de soja, açúcar e malagueta. No final, já no prato, é colocada uma cobertura de amendoins picados que acrescentam um sabor e uma textura únicos.
Nepal
Com influência da comida tibetana, a culinária nepalense é feita, principalmente, a base de arroz, sopa de lentilhas e curry de vegetais. O arroz, inclusive, é muito valorizado no país e faz parte do cardápio dos nepaleses quase que diariamente, especialmente por seu valor nutritivo e pela facilidade de preparo.
Como era de se esperar, o prato nacional no Nepal tem como base o arroz. O Daal Bhaat é composto por uma grande porção de arroz acompanhado do daal, um caldo a base de lentilha. O prato é servido com uma pequena porção de carril de vegetais, que podem ser abóbora ou batata.
Sri Lanka
Arroz, leite de coco, vegetais, peixe, frutos do mar e muito curry (principalmente no arroz) são alguns dos alimentos mais consumidos no Sri Lanka. Com influências de países como Portugal, Holanda e Inglaterra, a comida no país é bem variada e tem os vegetais como base. No entanto, carne de gado, frango e peixe também são muito consumidos no país.
O Kottu é um dos pratos mais tradicionais no país. Ele é feito de uma mistura de vegetais com pedaços de roti (uma espécie de pão achatado) que são cortados e picados com duas lâminas de metal afiadas que produzem um dos sons mais típicos do Sri Lanka.
Vietnã
Apesar de não ser tão conhecida, a culinária vietnamita é rica em sabor, cores, aromas e texturas. O que mais chama atenção na gastronomia do país é a capacidade de ser simples e saborosa ao mesmo tempo. Assim como na maioria das cozinhas asiáticas, no Vietnã, o arroz é a base de boa parte dos pratos. E pode ser consumido em diversas versões: tem arroz frito, arroz cozido, risoto, e o famoso macarrão de arroz. Você já deve ter visto, está presente em muitas receitas e pratos típicos vietnamitas.
A carne também é um importante ingrediente no cardápio vietnamita. Nos pratos, são usadas desde carnes conhecidas, como o gado, frango, porco, peixes e frutos do mar até as mais exóticas como cachorro, rato, sapo, cobras, passarinhos, macacos e até mesmo insetos.
Um dos pratos típicos do Vietnã é o Pho. A famosa sopa é feita de macarrão de arroz, vegetais, carne e muito tempero. Outro prato famoso e muito simples é o Cao Lau. Feito com macarrão de arroz especial, vegetais, barriga de porco frita e pedaços de macarrão frito cortados em quadradinhos. Há ainda a versão vietnamita do rolinho primavera, o Goi Cuin, recheado com vegetais, macarrão de arroz, temperos, camarão ou carne de porco. Pode ser comido frito ou cozido.
Escolha o seu destino
Ficou curioso e com vontade de experimentar alguns desses pratos? Então, nossa sugestão é escolher um destino, arrumar as malas e preparar o paladar. A alimentação dos nossos intercambistas é uma preocupação da Exchange do Bem.
Além de oferecer o melhor da culinária local, a gente sempre tenta dar um toque brasileiro aos pratos. para a adaptação não ser tão difícil. Também nos preocupamos com as necessidades de cada intercambistas e oferecemos opções vegetarianas. Assim como, em alguns países, opções sem glúten ou sem lactose, por exemplo.