Cape Town Smiles – Viagem em grupo

Cape Town, África do Sul


Desde 2016, ajudamos diversas creches em Masiphumelele, uma comunidade localizada na periferia de Cape Town que enfrenta diversos problemas de infraestrutura. Com o envio de voluntários para ajudar nas creches, vários deles começaram a nos trazer um outro problema: diversas crianças têm cárie
s nos dentes e não tem uma orientação de higiene bucal no dia a dia. 

Conhecendo todos problemas que essa falta de cuidado pode desencadear, ano passado lançamos a primeira viagem para falarmos de higiene bucal. A viagem foi um sucesso, atendemos mais de 300 crianças e o trabalho realizado pelos voluntários foi reconhecido pela comunidade. 

Sabemos que a educação é essencial para qualquer programa de saúde e quando se trata da saúde bucal não é diferente. Para que os resultados de ações de educação sejam significativos, é preciso recorrência para promover mudanças positivas no comportamento das pessoas. 

Pensando nisso, estamos indo pela segunda vez para essa comunidade para dar orientação de higiene bucal, entregar kits de higiene e também para aplicação tópica de flúor para evitar infecções, cáries e desgaste dos dentes.  

Apenas dentistas e estudantes de odontologia que atuarão com aplicação tópica de fluor, mas todos são bem-vindos, pois é necessário bastante organização e recreação para manter as crianças organizadas.Devido a legislação do país, não faremos nenhum atendimento odontológico, mesmo de casos simples ou realização de procedimentos mais complexos. Tendo isso em vista, queremos montar um plano de negócios para auxiliar o projeto a conseguir parcerias locais para o tratamento de todos esses casos.

O intuito então dessa viagem é incentivar uma geração de crianças a se tornarem adultos conscientes em relação à saúde bucal e buscar parceiros locais para dar suporte a comunidade. Ao todo, esperamos conscientizar mais de 300 pessoas (sejam as crianças, professoras ou cuidadoras dos projetos) sobre a importância desse assunto.

Outro objetivo do grupo será entregar um plano de negócios para a equipe do projeto conseguir parcerias ao longo de 2021, de forma que os casos críticos possam ser enviados para clínicas locais com infraestrutura adequada para realização de procedimentos mais complexos.

Para que isso seja possível, estamos em busca de 10 voluntários que podem ser dentistas já formados, estudantes de odontologia ou quaisquer pessoas que acredite que esse assunto é de extrema importância.

Para que tenha um impacto social duradouro, as coordenadoras das creches também serão instruídas sobre higiene bucal, assim eles podem continuar as atividades com as crianças. O grupo será liderado por um coordenador brasileiro e também contará com todo o suporte de uma equipe local.

Por fim, esse projeto é recomendado para quem deseja ter uma grande imersão cultural e vivenciar de perto a realidade de uma comunidade sul africana. Portanto, você ficará mais afastada da região turística de Cape Town (entre 30 minutos e 1 hora). Porém, para que todos voluntários consigam conhecer também a região, teremos dois dias livres quando sugeriremos alguns passeios como visita à Table Mountain, Water Front, Lion’s Head e Robben Island.

 

Essa viagem tem dois grandes objetivos e os voluntários ajudarão em ambas, de acordo com suas habilidades:

 Orientação de higiene bucal para as crianças e educadoras das creches, entrega de kits de higiene e também aplicação tópica de flúor para evitar infecções, cáries e desgaste dos dentes.
 Construção de um plano de negócios para facilitar a equipe do projeto a conseguir parcerias locais para tratamento dos casos identificados como necessários.

É importante ressaltar que devido a legislação do país, não faremos nenhum atendimento odontológico, mesmo os casos simples ou realização de procedimentos mais complexos

É importante observar que essa descrição serve apenas como exemplo. As tarefas diárias e os desafios podem ser ajustados conforme a necessidade do projeto. A descrição final do trabalho pode, portanto, variar substancialmente do acima.

Programação

07/10/2020: Chegada em Cape Town
08/10/2020: Orientação e city-tour pelo Centro de Cape Town
09/10/2020: Apresentação inicial ao projeto e preparação das atividades a serem realizadas
10/10/2020: Passeio pela Península até o Cabo da Boa Esperança
11/10/2020: Dia Livre (sugestão passeio para Table Mountain e Water Front)
12 a 16/10/2020: Trabalho voluntário na comunidade das 9h às 16h
17/10/2020: Dia Livre (sugestão passeio para Lion’s Head e Robben Island)
18/10/2020: Dia de Saída

 Pré-requisitos: ter mais de 18 anos e inglês básico. 

 Duração: 12 dias

 Dia de chegada: 07/10/2020 (quarta-feira)

 Dia de saída: 18/10/2020 (domingo)

 Visto: não é necessário visto para brasileiros que ficarão até 90 dias

 Vacina: é necessária vacina da febre Amarela com certificado internacional de vacinação emitido pela ANVISA

Os voluntários estarão bem hospedados em uma casa de voluntários, localizada a menos de 10 minutos caminhando do projeto. A casa tem um bom padrão e um clima ótimo para interagir e se divertir com outros voluntários de diferentes países. Os quartos e banheiros são compartilhados com até 14 pessoas.

Cape Town Smiles
US$1.110,00

FORMAS DE PAGAMENTO

Os valores podem ser parcelados em até 6x sem juros no boleto bancário, contanto que a última parcela seja paga 35 dias antes da viagem, ou em até 12x no cartão de crédito com juros cobrados pela operadora de cartões (de até 16% de juros no valor total). 

O que está incluido?

 Transfer no aeroporto na chegada (quarta-feira) e no fim do projeto (domingo)

 Walking tour pela cidade com orientação sobre a cultura sul africana, segurança, transporte e passeios turísticos 

Day-trip no primeiro sábado 

  Acomodação em quarto e banheiro compartilhado durante todo programa

  Café da manhã e janta todos os dias

 Transporte para o projeto diariamente 

Toda documentação, colocação e ligação com o projeto escolhido

  Assistência local durante o programa

 Certificado do programa se necessário 

 Doação para o projeto

Kit viagem com camiseta e outros acessórios.

O que não está incluído:

 Taxa de inscrição (US$ 90)

Passagem aérea

Seguro viagem

 Almoços

Transporte nos dias livres

Entrada para museus e atrações turísticas

Gastos Pessoais

Por que é pago?

Por que o trabalho voluntário é pago? Sua viagem envolve custos com transporte, orientação, hospedagem e alimentação. Os projetos sociais que apoiamos não conseguem arcar com esses gastos sozinhos e alguns recebem como doação parte da taxa que cobramos para manterem suas atividades. Também há uma taxa de administração que cobre impostos, campanhas de marketing, apoio aos voluntários, gastos com comunicação e inspeções dos projetos.

Tenho Interesse Voltar Inscreva-se

Preencha o formulário a seguir:

País Projeto
Nome completo: Celular:
Email:
Quando pretende viajar?