Temos uma viagem para dentistas e estudantes de odontologia na África do Sul, e todos são bem-vindos! Desde 2016, ajudamos diversas creches em Masiphumelele, uma comunidade localizada na periferia de Cape Town.
Em 2022, estamos indo pela segunda vez para essa comunidade para dar orientação de higiene bucal, entregar kits de higiene e também para aplicação tópica de flúor para evitar infecções, cáries e desgaste dos dentes.
Primeira Viagem e a Importância da Recorrência Viagem para dentistas
Conhecendo todos problemas que essa falta de cuidado pode desencadear, ano passado lançamos a primeira viagem que foi um sucesso. Ao todo, atendemos mais de 300 crianças nessa viagem para dentistas e outros voluntários. Além disso, o trabalho realizado pelos voluntários foi reconhecido pela comunidade.
Sabemos que a educação é essencial para qualquer programa de saúde. Quando se trata da saúde bucal não é diferente. Para que os resultados de ações de educação sejam significativos, é preciso recorrência para promover mudanças positivas no comportamento das pessoas.
Objetivo da Segunda Viagem para Dentistas e Estudantes
Estamos indo pela segunda vez para essa comunidade. O intuito é levar orientação de higiene bucal, entregar kits de higiene e também para aplicação tópica de flúor para evitar infecções, cáries e desgaste dos dentes.
Embora seja uma viagem pra dentistas também, todos são bem-vindos. Contudo, apenas dentistas e estudantes de odontologia que atuarão com aplicação tópica de flúor. Os demais voluntários ajudarão na organização e recreação para manter as crianças organizadas. O grupo será liderado por um coordenador brasileiro e também contará com todo o suporte de uma equipe local.
Apesar de ser uma viagem também para dentistas, devido a legislação do país, não faremos nenhum atendimento odontológico, mesmo de casos simples. Por isso, queremos também montar um plano de negócios para auxiliar o projeto. O objetivo do plano é conseguir principalmente parcerias locais para o tratamento de todos os casos.
Ao todo, esperamos conscientizar mais de 300 pessoas (sejam as crianças, professoras ou cuidadoras dos projetos) sobre a importância desse assunto. Para que tenha um impacto social duradouro, as coordenadoras das creches também serão instruídas sobre higiene bucal. Assim, elas podem continuar as atividades com as crianças. A viagem é ideal para dentistas e qualquer outro voluntário interessado em transformar uma realidade.
Por fim, esse projeto é recomendado para quem deseja ter uma grande imersão cultural. Portanto, você ficará mais afastada da região turística de Cape Town (entre 30 minutos e 1 hora). Porém, para que todos voluntários consigam conhecer também a região, teremos dois dias livres. Nesses dias, sugeriremos alguns passeios como visita à Table Mountain, Water Front, Lion’s Head e Robben Island.
Ainda tem dúvida sobre esse intercâmbio voluntário? Entre em contato conosco!