Tudo sobre Intercâmbio Voluntário: Dúvidas Frequentes

Confira as dúvidas mais frequentes sobre intercâmbio voluntário e a Exchange do Bem.

  • 1. Qual é o melhor país?

    Não existe o melhor país para voluntariar. Cada país tem suas peculiaridades, seja na cultura, na língua, nos costumes e nos projetos. Para descobrir qual o país que combina mais com o seu perfil, clique aqui para fazer o nosso quiz.

  • 2. Como funciona?

    Conectamos voluntários com diversos projetos sociais ao redor do mundo dando segurança e assistência em todas as etapas da sua viagem. Para viajar conosco, você tem três decisões importantes para tomar: o destino, o período e o projeto que deseja ajudar. O processo de inscrição é todo online.

  • 3. Qual a duração da viagem?

    Depende da sua disponibilidade e do tempo de duração do projeto escolhido. Temos projetos disponíveis a partir de uma semana, mas sempre recomendamos ficar no mínimo quatro para você vivenciar mais o país escolhido. Para saber o tempo mínimo de cada projeto, basta clicar em “Saiba Mais” no projeto escolhido e depois ir para a aba “Detalhes”. 

  • 4. Posso ir com minha família ou amigos no mesmo projeto?

    Sim, é possível! Não existe qualquer restrição quanto a ir com conhecidos para um projeto. Apenas sugerimos que para você poder aproveitar ao máximo a viagem, deverá estar disposto a vivenciar uma nova realidade e, às vezes, os grupos de amigos tendem a se fechar, então se lembrem do nosso conselho para manter a mente aberta a novos encontros e para interagir com voluntários de outros países.

  • 5. Quais línguas eu devo falar para viajar com a Exchange do Bem?

    Depende da localização de cada projeto e nem sempre é obrigatório saber outro idioma. Temos projetos no Brasil e em Moçambique onde a língua nativa é o português e temos as nossas viagens em grupo que vai um coordenador brasileiro junto. Para as viagens sem coordenador, países cuja língua nativa é o espanhol, normalmente é necessário pelo menos espanhol básico. Para demais países, é recomendado conhecimento a partir do básico em inglês a depender do projeto.

  • 6. Quem pode participar dos nossos programas?

    Todo mundo, quanto mais pessoas fazendo a diferença, melhor. Porém, menores de 18 anos só podem viajar acompanhado dos pais, responsável legal ou em grupos criados pela própria escola.

  • 7. Eu não tenho muitas habilidades, será que eu posso participar?

    Claro! A principal habilidade necessária é a vontade de tornar o mundo melhor. Alguns projetos, como trabalhar em um hospital, são voltados exclusivamente para estudantes da área da saúde ou profissionais formados, porém a grande maioria não exige nenhuma habilidade especial.

  • 8. Posso ter minha inscrição negada?

    Sim, a Exchange do Bem se reserva o direito de aceitar ou não cada voluntário. Analisaremos seu perfil e caso não esteja alinhado com o projeto escolhido, vamos sugerir outros projetos com os quais você possa se enquadrar, então caberá a você decidir se ainda tem interesse nas nossas recomendações.

  • 9. Quão seguro é o projeto?

    Todos os projetos que oferecemos em nosso site foram escolhidos rigorosamente tendo sempre em mente dois princípios: o impacto social causado e também a segurança de nossos voluntários. Além disso, vistoriais periódicas acontecem para que tenhamos certeza que os projetos sociais estão seguindo com suas atividades conforme nossos registros. Contudo, muitos dos países para os quais você pode ir possuem problemas de segurança ou doenças como HIV e febre amarela, então preste atenção nas dicas que daremos sobre segurança e vacinas.

  • 10. Quanto custa viajar com a Exchange do Bem?

    Cada projeto, tem um preço diferente que varia com o tempo de permanência, mas todos os nossos valores estão exibidos no nosso site. Para descobrir o preço, basta clicar em “Saiba Mais” no projeto desejado e depois ir para a aba “Preços”. 

  • 11. O que está incluído nos valores cobrados?

    Normalmente, a acomodação, alimentação, translado e assistência local estão inclusos nos valores, porém cada projeto tem sua peculiaridade. Para descobrir o que está incluído, basta clicar em “Saiba Mais” no projeto desejado e depois ir para a aba “Preços”. Embaixo da tabela de preços terá duas colunas, uma dizendo o que está incluído e a outra dizendo o que não está incluído.

  • 12. Por que é pago?

    Sua viagem envolve custos com transporte, orientação, hospedagem e alimentação. Os projetos sociais que apoiamos não conseguem arcar com esses gastos sozinhos e alguns recebem como doação parte da taxa que cobramos para manterem suas atividades. Também há uma taxa de administração que cobre impostos, campanhas de marketing, apoio aos voluntários, gastos com comunicação e inspeções dos projetos.

  • 13. Como eu devo pagar? Posso parcelar o valor?

    Os valores podem ser parcelados em até 10x sem juros no boleto bancário, contanto que a última parcela seja paga 35 dias antes da viagem, ou em até 12x no cartão de crédito com juros cobrados pela operadora de cartões (de até 16% de juros no valor total).

  • 14. Não tenho recursos para a viagem, mas é meu sonho realizar esse intercâmbio social. O que eu posso fazer?

    Infelizmente, os voluntários que financiam suas próprias viagens e nesse caso recomendamos planejar com bastante antecedência, pois assim você consegue parcelar em até 10x sem juros no boleto (contanto que esteja quitado 35 dias antes da viagem) e às vezes em até 16x sem juros no boleto a depender da viagem e da promoção vigente. 

  • 15. É necessário visto ou vacina?

    Depende do país escolhido e para saber se há necessidade de visto ou vacina, basta clicar em “Saiba Mais” no projeto escolhido e depois ir para a aba “Detalhes”. Também há informações mais completas disponíveis nos sites dos consulados e também vamos lhe ajudar após a sua inscrição. 

  • 16. Preciso viajar com seguro viagem?

    Sim, seguro viagem é obrigatório para qualquer viagem com a Exchange do Bem. Trabalhamos com dois parceiros: Assist Card e a Assist Med, duas das mais respeitadas empresas do setor. Você pode cotar conosco seu seguro viagem ou fique à vontade para usar o que for mais vantajoso para você, apenas tenha certeza de que ele é válido para o país de destino durante todo o período da viagem.

  • 17. Posso comprar a passagem aérea com a Exchange do Bem?

    Sim, a Exchange do Bem vende passagem aérea através de parcerias com as maiores companhias do mercado. Nossos consultores realizam um trabalho excelente para buscar o melhor custo-benefício para o destino e período desejado e você não precisa se preocupar com nada, nós lhe entregaremos o pacote completo

  • 18. Exchange do Bem é uma ONG?

    Não, a Exchange do Bem é uma empresa social que faz parte do setor 2.5, ou seja, tem como propósito a geração de impacto social e é uma empresa com fins lucrativos.

  • 19. A Exchange do Bem é uma agência e-commerce?

    Sim, somos uma agência brasileira que atua como e-commerce para todo o Brasil. O atendimento é todo feito online através de reuniões por telefone, WhatsApp e e-mail. Em toda inscrição é feito um contrato formal para que ambas partes sejam resguardadas.

  • 20. Quais são os pré-requisitos para fazer intercâmbio voluntário com a Exchange do Bem?

    De maneira geral, os pré-requisitos são ter no mínimo 18 anos e inglês ou espanhol a partir do básico, porém depende de cada projeto. Também temos as viagens em grupo onde não é necessário nenhum conhecimento em língua estrangeira.

  • 21. O que é intercâmbio voluntário?

    Intercâmbio voluntário é uma viagem onde você ajuda um projeto social, normalmente localizado em outro país. É a combinação perfeita para quem gosta de viajar e quer fazer a diferença no mundo. Como consequência, você obtém crescimento pessoal, aperfeiçoa uma segunda língua, e aprende muito sobre uma nova cultura.

  • 22. Por que eu devo fazer um intercâmbio social?

    Costumamos dizer que ao ajudar alguém, você acaba ajudando a si mesmo. É um pouco clichê, porém não existe frase melhor para expressar o principal motivo para você fazer um intercâmbio social. Ao ajudar em um dos projetos, independentemente do tipo ou localidade, você se sente útil e valorizado, e as pessoas que foram beneficiadas pelo seu trabalho também compartilham desse sentimento. É uma energia e satisfação que só quem já foi sabe explicar. Além disso, você percebe que existem problemas bem maiores que os seus, enxergando o mundo com novos olhos. Profissionalmente, a participação em intercâmbios voluntários também tem feito a diferença. As empresas têm valorizado cada vez mais os funcionários envolvidos em trabalhos voluntários.

  • 23. Por que há uma maior inserção cultural?

    Você conviverá diariamente com os membros da comunidade local, com a cultura e os problemas do País escolhido – o que o fará sair da sua zona de conforto. Nossos programas são planejados para que você tenha uma maior inserção cultural vivenciando o dia-a-dia de uma realidade completamente diferente da sua.

  • 24. Eu preciso saber outra língua além do português?

    Não é necessário saber outro idioma 🙂 Temos projetos no Brasil e em Moçambique onde a língua nativa é o português e também temos as nossas viagens em grupo que vai um coordenador brasileiro junto.

  • 25. Ainda tenho dúvidas. Como eu faço para entrar em contato?

    Você pode entrar em contato por telefone, WhatsApp, e-mail ou ainda nos enviar uma mensagem pelo formulário do nosso site. Clique aqui para entrar em contato conosco! 🙂 

  • 26. Terei tempo disponível para turismo também?

    Sim, você terá os finais de semana livres para viagens e excursões e também nada impede que você fique mais alguns dias no país por sua conta para fazer a viagem dos seus sonhos. Apenas pedimos que durante os dias de trabalho, você seja responsável para estar presente nos projetos, pois eles precisarão da sua ajuda e contam com você.

  • 27. Posso cancelar ou reagendar a viagem?

    Claro! Alterando a data até 35 dias antes da viagem, não tem nenhuma multa, apenas diferença de valores, quando houver. E cancelando até 35 dias antes do embarque, há cobrança de multa de 15% e a taxa de inscrição não é reembolsável.

  • 28. A Exchange do Bem oferece programas para empresas?

    Sim, temos programas exclusivos para empresas. A Exchange do Bem acredita que juntos podemos transformar o mundo num lugar mais justo e solidário. Por isso, nada melhor do que engajar colaboradores, empresas e comunidades na construção do futuro que desejamos. Saiba mais sobre nosso programa de voluntariado corporativo.

  • 29. Quais são os programas de voluntariado corporativo oferecidos pela Exchange do Bem?

    As empresas podem escolher entre programa de benefícios, team building, viagens de incentivo e treinamentos, sempre vinculados a algum projeto social. Entre em contato conosco para saber mais através do e-mail ou WhatsApp!

  • 30. Como a Exchange do Bem entrega valor no voluntariado corporativo?

    Com a nossa experiência, desenvolvemos a Metodologia 5C para a construção dos programas corporativos. A metodologia consiste em 5 etapas realizadas sequencialmente: coletar, conectar, cocriar, concretizar e comensurar. Através dessas 5 etapas, nossas ações cumprem seus objetivos e entregam valor não apenas para sua empresa, mas também para seus funcionários e o projeto envolvido. 

  • 31. Posso indicar minha empresa para realizar um dos programas da Exchange do Bem?

    Claro! É só acessar essa página e inserir os dados da sua empresa que entraremos em contato.

Assine nossa Newsletter

    Insira seu e-mail e nome abaixo para receber nossa newsletter via e-mail.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a
    Política de Privacidade.

    Exchange do Bem