Como fazer o bem?

. .

Em algumas fases de nossas vidas, paramos para refletir sobre nossas ações e reavaliar nossos comportamentos. Certamente é nesse momento que nos deparamos com uma vontade imensa de fazer o bem para nós mesmos e para os outros. Então aí surge a dúvida: e como fazer o bem?

Assim, nesse texto queremos te dar dicas de como começar, continuar e influenciar a fazer o bem em nosso dia a dia. Então abordaremos aqui os seguintes tópicos:

1. A importância de fazer o bem
2. Como criar esse hábito
3. As 5 atitudes para fazer o bem sempre
4. Seja o exemplo

A importância de fazer o bem

Fazer o bem nos traz a sensação de sermos seres humanos melhores. Além disso, faz também com que nós vivamos melhores e mais leves! E todo esse sentimento é um ciclo, afinal, estando bem com nós mesmos, faremos com que outras pessoas vivam melhor. Portanto, quanto mais cada um de nós fizer o bem, mais o mundo vai receber este bem e com isso, somos capazes de transformar realidades.

Estudos do Jornal Internacional de Medicina Comportamental revelam que fazer o bem gera efeitos positivos para o corpo humano que estão relacionados à longevidade, aumentam a autoestima e potencializam o bem-estar.

Como criar esse hábito?

Geralmente pensamos em grandes gestos para descrever sobre como fazer o bem. No entanto, aqui queremos fazer uma ressalva, são as pequenas ações diárias e rotineiras, que quando realizadas com carinho e cheias de boas intenções, que são realmente capazes de gerar uma transformação.

Praticar o bem vai desde dar um bom dia para o porteiro do seu prédio, até acolher e se doar para alguém que esteja precisando de qualquer coisa em um determinado momento. Eventualmente, muitas vezes nos perdemos na correria do dia a dia e nos esquecemos que seja possível incluir boas ações em nossa rotina, através de pequenos gestos.

E é esse o momento da virada!

Quando entendemos como fazer o bem, descobrimos que boas ações podem ser simples e fazerem parte de nosso dia a dia. E é assim que muita gente entende que para criar esse hábito talvez seja mais importante mudarmos a nossa mentalidade do que tentarmos simplesmente adaptar a nossa agenda.

Abaixo descrevemos 5 sugestões para você começar a se organizar para fazer o bem.

As 5 sugestões para começar a fazer o bem

Antes de começarmos com a nossa lista, queremos enfatizar que aqui, o mais importante é você achar uma atividade que te traga prazer e que você consiga encaixar em sua rotina sem grandes esforços!

Pratique o voluntariado

Voluntariado é o ato de doar tempo, trabalho e talento para o outro de forma espontânea, sem esperar nada em troca. E a lista de possibilidades é vasta e vai desde ajudar em seu próprio bairro ou com um intercâmbio voluntário! 😊

Você pode ajudar em sua própria comunidade, ajudando em um asilo, conversando com idosos. Ou então em contra-turno escolar, apoiando as atividades das crianças. Além disso, pode organizar um mutirão de limpeza em uma praça na região que você mora. Para achar um trabalho voluntário na sua cidade, existem várias organizações que podem te ajudar, tais como: Parceiros Voluntários, Instituto Resgatando Vidas, ou pelo Atados.

E se o seu tempo for mais restrito e você ainda quer usar as suas férias, por exemplo para colocar a mão na massa e doar o seu tempo e trabalho, o Intercâmbio Voluntário pode ser uma boa opção. Na Exchange do Bem apoiamos mais de 70 projetos em 14 países, e diversas causas, como empoderamento feminino, educação, proteção à infância, conservação da natureza, dentre outras.

voluntariado yoga áfrica do sul Marina Abrantes

Para conhecer mais sobre nossos projetos, basta acessar o nosso site e fazer o filtro de acordo com seus objetivos.

Para se engajar com o voluntariado como forma de fazer o bem, basta estar com o coração e a mente abertos para doar o que você tem de mais precioso, seu tempo, trabalho e talento.

Seja um doador

Esse tópico as vezes parece bem clichê para que quer fazer o bem. Mas é justamente pela importância e pelo poder da doação que abordamos ele aqui.

1. Doe sangue = homens podem doar sangue até 4x por ano e mulheres até 3x por ano
2. Seja um doador de medula óssea
3. Doe órgãos = avise toda a sua rede que você é adepto da doação de órgãos
4. Seja um doador recorrente de algum projeto que você acredite
5. Doe seus óculos velhos para um asilo ou alguma organização que possa reutilizá-los
6. Doe suas roupas que já não te cabem mais ou que você já não usa há algum tempo para alguém que precise

Invista na educação

Acreditamos no poder da educação, por isso essa é uma das sugestões que trazemos aqui. Então aqui nesse tópico trazemos duas dicas:

Voluntariado em uma Escola em Gana

1. Apadrinhe um aluno: como a educação pode mover montanhas, você pode ser padrinho de um aluno e ajuda-lo desde a realização das tarefas de casa, ou oferecendo uma mentoria de orientação vocacional, ou ainda financiando um ano letivo de alguém que não tem condições financeiras para bancar um estudo de qualidade.
2. Volte a estudar: Pessoas educadas entendem o seu papel como cidadão e querem fazer parte da transformação desse mundo em um lugar mais justo e solidário. Então escolha um tema que você gostaria de se aprofundar e volte a estudar. Ou pode ser um curso formal, ou quem sabe apenas uma especialização? Ou ainda um curso gratuito sobre aquele tema que há tempos você vem querendo se desenvolver.

Cuide do Meio Ambiente

Aqui são atitudes simples e que podem fazer a diferença para nosso planeta terra:

Educação Ambiental E Conservação Da Natureza – Voluntariado Bonito

Adote uma árvore na calçada de onde você mora
Plante uma horta e o que sobrar doe para alguma cozinha comunitária
Economize energia elétrica = desligue seus aparelhos quando não estiver em uso, apague as luzes ao sair de um cômodo, troque as lâmpadas para os modelos mais eficientes
Economize água = feche a torneira ao escovar os dentes, ao se ensaboar, reaproveite a água da máquina de lavar roupas para limpar o quintal
Recicle = separe e destine corretamente todos os itens possíveis para que o maior volume de resíduos seja reciclado

Invista no consumo consciente

Em nosso mundo atual, sabemos que o consumo é uma prática importante para a economia. Mas que tal adotar práticas de consumo consciente como uma forma de fazer o bem?

Como fazer o bem compras

Escolha marcas que prezem pela matéria prima sustentável
Prefira comprar produtos de loja e produtores locais
Inclua em seu cardápio alimentos orgânicos e dê preferência a alimentos da estação
Compre de lojas que oferecem uma contrapartida para minimizar os impactos ambientais = Já conhece a linha de camisetas da Exchange do Bem? Cada compra reverte em 5 pratos de comida para quem precisa. Para ver todas as opções, basta clicar aqui

Seja o exemplo de como fazer o bem

Agora que te apresentamos a importância de fazer o bem, como criar esse hábito e mostramos 5 sugestões para começar a fazer o bem, queremos te convidar para uma última reflexão. Certamente agora você sabe como fazer o bem, então por que não ser o exemplo para alguém?

Trazemos mais 5 dicas de atitudes que nos ajudam no dia a dia:

1. Sorria – sorria ao atender o telefone, sorria ao dar bom dia ao motorista do ônibus, sorria ao encontra seus pais, sorria
2. Ouça de coração, na essência – Esteja presente nas conversas, identifique as necessidades, acolha os sentimentos, se entregue ao que o outro está te contando
3. Tente suspender todo tipo de julgamento sobre o outro – Cada um tem seus motivos para agir de algumas formas. Não emita nenhum julgamento, apenas acolha
4. Faça e não espere nada em troca – Não crie expectativa, se doa e faça o bem sem esperar nada em troca, nem mesmo inconsciente
5. E comece dentro de casa – Você não precisa fazer o bem para os outros verem, você pode começar com pequenas atitudes dentro de casa

Inegavelmente é importante compreender que a descoberta de como fazer o bem deve se tornar parte da rotina e de nosso dia a dia. Dar bom dia para seu filho sorrindo, auxiliar um desconhecido na rua, acolher a irritação de seu chefe, agradecer as oportunidades que nos surgem e pensar coletivamente são exemplos de algumas iniciativas que devem ser exercitadas diariamente, e que podem ajudar a transformar o mundo.

Afinal, viram só como essa reflexão nos ampliou a nossa visão de mundo? Agora, você já pode começar a pensar em como fazer o bem. E se quiser experimentar fazer o bem em uma viagem, conte conosco!