Tem o sonho de saber como viajar sendo voluntário? Trouxemos as principais dicas!

. .

Muita gente tem vontade de saber como viajar sendo voluntário e a boa notícia é que nós vamos te contar tudo neste conteúdo!

Afinal, porque não viajar unindo o útil ao agradável, não é mesmo? Em uma viagem com propósito social, além de ajudar aos outros, você também ajuda a si mesmo e esse é um dos muitos benefícios da viagem.

É possível fazer uma viagem de voluntariado no Brasil e também no exterior e as possibilidades são inúmeras, tanto de lugares diferenciados quanto de projetos que possuem os mais diversos propósitos.

Então vem com a gente entender como viajar sendo voluntário e as principais dicas sobre o assunto!

O que é trabalho voluntário?

O trabalho voluntário é o ato de praticar ações em prol de uma comunidade, uma causa social ou uma instituição sem fins lucrativos. Basicamente, quem se dispõe à prática do trabalho voluntário doa um pouco do seu tempo em forma de realização de serviços.

Isso pode ser feito no local onde você mora, em bairros da sua cidade ou ainda em viagens para locais mais afastados que necessitam de ajuda.

Por que ser voluntário?

Existem muitas vantagens de realizar trabalho voluntário em qualquer lugar do mundo, mas quando você une essas vantagens ao desejo de ajudar uma causa que você realmente se importe, os benefícios são transformadores para ambos os lados.

Poderíamos dizer que o único benefício de se voluntariar é o altruísmo, ou seja, fazer o bem sem receber nada em troca, unicamente com o objetivo de ajudar o próximo.

Entretanto, mesmo sem esperar é possível ganhar muitas coisas como: experiência de mundo, habilidades específicas, conhecimento ou fortalecimento de um novo idioma,  o conhecimento de novas culturas e a sensação de poder ajudar a mudar o mundo, ainda que com pequenas ações.

É certo que o trabalho voluntário não é uma experiência turística – o que não impede de você também visitar lugares turísticos enquanto estiver lá –, mas todo o processo é uma experiência transformadora e de amadurecimento.  

Como viajar sendo voluntário? Saiba como funciona

Como viajar sendo voluntário

A dúvida em relação a como viajar sendo voluntário gira em torno do tipo de trabalho que você pode escolher, os valores gastos, a remuneração e os principais projetos envolvidos. Nós respondemos todas elas!

– Tipos de trabalhos voluntários

Para saber como viajar sendo voluntário é necessário entender que existem diferentes maneiras de oferecer o seu tempo em prol de uma comunidade.

Os principais são por meio de:

Neste caso, existem os mais diferentes tipos de projetos com os quais você pode contribuir, desde o auxílio com animais em extinção até o auxílio na divulgação de projetos e causas sociais.

  • Em hostels, ecovilas e pousadas

Neste tipo de trabalho, o voluntário realiza trabalhos no próprio hostel em troca de hospedagem.

– Voluntariado no exterior

Nos últimos anos, muitas pessoas têm se perguntado como viajar sendo voluntário. E graças a essa busca crescente, muitas plataformas surgiram para conectar voluntários a projetos sociais que recebem visitantes em troca de serviços.

Nos casos de projetos sociais, na maioria das vezes, o voluntário arca com os custos da viagem, mas existem diversas agências e plataformas que auxiliam na reserva de hospedagem e com tudo o que for necessário durante a viagem.

Também existem projetos que oferecem uma ajuda de custo ao voluntário. Algumas pessoas chamam isso de voluntariado internacional remunerado, mas geralmente o valor pago é apenas uma ajuda de custos e pode ser necessário complementar a renda com dinheiro próprio.

– Custo de um intercâmbio de trabalho voluntário

Existem três caminhos que você pode seguir para ser voluntário no exterior e cada uma delas possui diferentes valores.

Além disso, também é preciso considerar cada projeto em si e os custos envolvidos em cada um deles.

Existem organizações que fazem a ponte entre voluntários e projetos, mas não oferecem outros tipos de assistência; as plataformas digitais que oferecem acomodação e alimentação em troca de trabalho e também as agências de intercâmbio social que oferecem uma assistência completa ao voluntário.

As organizações e plataformas possuem um valor mais em conta, mas o melhor custo-benefício fica a cargo das agências de intercâmbio, pois elas preparam o voluntário para a experiência e oferecem todo o suporte antes e durante a viagem, como é o caso da Exchange do Bem, por exemplo.

Programas para trabalho voluntário no exterior: conheça os principais

 

Como viajar sendo voluntárioSe você ainda tem dúvidas de como viajar sendo voluntário, confira os principais programas sociais que oferecem oportunidades para o exterior!

– WorldPackers

A WorldPackers é uma plataforma que conecta viajantes e anfitriões e que possui uma grande variedade de serviços para os quais você pode se voluntariar.

 Existem ONGs, projetos sociais, ecológicos, hotéis e até fazendas para as quais é possível se voluntariar em troca de hospedagem e alimentação.

Você também pode se cadastrar na plataforma de acordo com as suas habilidades, como por exemplo, para dar aulas de yoga, realizar jardinagem, ensinar idiomas e diversos outros.

O voluntário deve realizar um cadastro no site e realizar o pagamento de uma taxa para poder se candidatar aos projetos.

– WWOOF (World Wide Opportunities on Organic Farms)

A WWOOF é uma forma de como viajar sendo voluntário para mais de 50 países, com um objetivo um pouco mais específico.

Ela conecta visitantes a agricultores orgânicos, com a intenção de promover intercâmbio cultural e educacional.

A pessoa envolvida pode aprender sobre sustentabilidade e ajudar em tarefas práticas diárias da fazenda em troca de hospedagem e alimentação. 

Além da questão da agricultura sustentável, o viajante também pode conhecer novas culturas em diferentes países e conviver diretamente com o povo daquele país.

– Help Exchange

A Help Exchange é mais uma plataforma que conecta agricultores de fazendas, hostels, pousadas e outros locais, em troca de comida e hospedagem.

Entretanto, isso pode variar de acordo com cada anfitrião. Existem propostas de anfitriões para que o voluntário trabalhe apenas duas horas por dia, mas faça sua própria comida.

Outros já oferecem hospedagem, alimentação e até passeios turísticos em troca de 6 horas por dia de trabalho, ou ainda, um dia de folga para trabalhos de 8 horas por dia.

A plataforma recomenda que o ajudante demonstre em seu perfil suas habilidades com permacultura, paisagismo, agricultura, jardinagem, etc.

United Nations Volunteers

Você sabia que pode ser voluntário das Nações Unidas?

O programa visa ajudar em projetos humanitários, programas eleitorais e missões de paz tanto nacional como internacionalmente.

Existem mais de 7,5 mil voluntários que atuam junto aos projetos em parceria com a ONU, dentro das próprias agências da organização, do governo e da sociedade.

O objetivo é contribuir com a paz, saúde e desenvolvimento no geral de pessoas e nações ao redor do mundo.

Os voluntários recebem uma ajuda de custos da organização que varia de acordo com os custos do local escolhido para se voluntariar.

Trabalho voluntário na África: uma opção muito procurada

Como viajar sendo voluntário

Outra forma de viajar como voluntário é por meio do voluntariado na África, o continente que é considerado um dos mais pobres do mundo.

– Sudan Volunteer Programme

O Sudan Volunteer Programme é um trabalho voluntário na África gratuito para pessoas que desejam se voluntariar para ir ao Sudão para ensinar inglês em instituições públicas de ensino.

O Sudão é um dos países mais pobres do mundo, por isso, o objetivo do Programa de Voluntariado do Sudão (SVP) é enviar graduados ao país para elevar o padrão de inglês entre os sudaneses, para que busquem melhores condições de vida e tenham mais oportunidades.

O viajante não precisa pagar para ser voluntário e lá recebe alojamento e uma bolsa equivalente ao salário local.

– Naturally Africa Volunteers

Outro programa voltado à África é o Naturally Africa Volunteers que envia voluntários para países como Malawi, África do Sul, Quênia, Tanzânia e Gana.

Existem projetos voltados ao cuidado médico e cuidados básicos de saúde, à educação infantil, ao treinamento esportivo, entre outros.

O período dos projetos é de 2 a 12 semanas e o voluntário pode oferecer suas habilidades para fazer a diferença nas comunidades e trabalhar ao lado de funcionários locais desempenhando um papel fundamental nas comunidades.

Como viajar sendo voluntário com a Exchange do Bem

Além dessas plataformas de voluntariado, existem também agências especializadas em intercâmbios voluntários que são opções extremamente completas, seguras e confiáveis.

A Exchange do Bem é uma agência que tem o objetivo de fomentar o voluntariado no mundo por meio de mais de 70 opções de projetos humanitários e também da causa animal.

Temos projetos parceiros na África, Ásia e América Latina e já impactamos mais de 20.000 pessoas por meio do voluntariado em 15 países.

Com a Exchange do Bem, a diferença é que você possui auxílio desde a compra das passagens aéreas até o momento em que você voltar para o Brasil.

Nós realizamos a verificação de cada projeto que está em nossa plataforma, se é idôneo, confiável e também se ele causa impacto social no local de destino.

Disponibilizamos também uma equipe da Exchange do Bem que ajuda no suporte local aos voluntários em cada projeto.

Quer conhecer mais sobre a Exchenge do Bem?

Então confira os nossos projetos e descubra o que mais combina com você!

Conclusão

Depois de entender como viajar sendo voluntário, temos certeza que você não vai querer a oportunidade de explorar o mundo ajudando uma causa que acredite.

Aliás, esse é um dos propósitos da Exchange do Bem: unir a sua vontade de ajudar com a necessidade de quem precisa de ajuda!

Além do voluntariado na África, que é um dos mais buscados, também existem diversos outros países ao redor do mundo que precisam de ajuda. 

Vale lembrar que a identificação com o projeto é um dos pontos principais, por isso, não deixe de encontrar o projeto com o qual você mais sente afinidade, ok?

Boa sorte e boa viagem!

Mais acessados

COMO FUNCIONA EM 7 PASSOS

9 PROJETOS SUSTENTÁVEIS NO BRASIL: SAIBA MAIS!

QUAL O MELHOR PAÍS PARA VIAJAR PARA CADA PERFIL

COMO DESCOBRIR SEU PROPÓSITO DE VIDA E NA CARREIRA

10 CARACTERÍSTICAS QEU TODOS VOLUNTÁRIOS DEVERIAM TER

COMO TRABALHAR COM ANIMAIS SELVAGENS E OS BIG 5?

O QUE NINGUÉM TE CONTOU SOBRE FAZER TRABALHO VOLUNTÁRIO EM ORFANATOS