Dicas Para Quem Tem Medo de Viajar Sozinho

. .

À primeira vista parece assustador mesmo. Mas quando você se acostuma com a ideia, fica bem mais interessante e desafiador. Sim, viajar sozinho, completamente sozinho, só você e sua mala, é um desafio. E é por isso que muita gente tem medo de viver essa experiência.

Medo de se perder no aeroporto, de não fazer amizades, não conseguir se comunicar, de ficar sem dinheiro no meio da viagem, de sentir saudades de casa, de ter problemas com a imigração… os medos são tantos que poderíamos usar esse texto todinho para listá-los.

É que viajar com a família ou com os amigos é confortável. Afinal, você tem pessoas conhecidas e em quem você confia ao seu lado o tempo todo. Quando viajamos solo, as coisas mudam um pouco de figura e você fica por sua própria conta e risco. E é óbvio que isso assusta um pouco.

Assusta, mas não deve lhe impedir. Isso porque ter uma experiência de viagem sozinho é enriquecedor. E certamente vai fazer repensar a ideia de estar sozinho. Também vai fazer com que você aprenda muita coisa e descubra que é capaz de ir muito longe apenas com a sua companhia.

Mas se você precisa de uma ajudinha a mais para se convencer de que é uma boa ideia, confira nossas dicas que vão fazer você perder o medo de viajar sozinho:

Do que você tem medo?

A primeira dica é analisar do que você tem medo. O que lhe assusta na ideia de viajar sozinho. Algumas vezes, aquilo que tememos pode ser facilmente resolvido com alguma conversa ou mesmo alguma pesquisa. Por exemplo, se você tem medo de se perder no aeroporto, pode buscar dicas de como eles funcionam, conversar com pessoas que já viajaram, e por aí vai.

Faça atividades sozinho:

Para perder o medo de ficar sozinho, que tal praticar? Comece a experimentar sua própria companhia em atividades simples, como ir ao cinema ou sair para almoçar ou jantar sozinho. Viver um pouco só com você mesmo vai ajudar você a perceber que a ideia não é tão ruim assim.

Faça um teste:

E se você fizesse uma viagem teste? Uma boa maneira de se preparar é fazendo pequenas viagens, como um teste mesmo. Aproveite um fim de semana de folga e faça um passeio de curta distância sozinho. Não precisa ser uma super viagem, nem gastar uma grana, a ideia é apenas explorar um pouco mais essa possibilidade e ajudar você a se sentir mais seguro.

Compartilhe seu roteiro:

Você se convenceu de que consegue viajar sozinho, mas ainda tem um pezinho atrás? Compartilhe o roteiro da sua viagem com familiares e amigos. Inclua também telefones e endereços. Isso vai lhe dar a tranquilidade de que alguém vai saber onde você está e, em caso de necessidade – o que a gente espera não acontecer – eles vão conseguir ajudar.

Converse com quem já foi:

Por fim, uma das dicas mais importantes: converse com pessoas que já viajaram sozinhas. Não tenha medo de pedir dicas, sugestões. O mundo está cheio de gente que já fez isso e elas certamente vão lhe ajudar a ter mais certeza de que é isso que você quer. Dá até para pesquisar blogs e páginas de pessoas que compartilham seus diários de viagem. Confie na experiência de quem já foi, anote as dicas e vá!

Mais confiante agora? Se precisar de ajuda, a Exchange do Bem oferece todo o suporte que você precisa antes e durante a viagem, esclarecendo dúvidas e ajudando no que for necessário. Se ainda tiver alguma receio, você pode entrar em contato conosco.

Encontre seu destino

A Exchange do Bem é uma agência de intercâmbio social que conecta voluntários com diversos projetos ao redor do mundo. São mais de 50 opções na África, Ásia e América Latina para você realizar seu trabalho voluntário no exterior. Além disso, destina 10% do seu lucro para ações sociais no Brasil.