Dicas sobre malas e aeroportos

. .

Destino escolhido, passagens compradas, visto aprovado. Está chegando a hora de embarcar para seu intercâmbio e é aí que surge um novo desafio: arrumar a mala. Serão vários dias longe de casa e, com eles, várias necessidades.  Então, quais as dicas sobre bagagem e aeroportos?

O tempo pode mudar de uma hora para outra ou você pode ter uma dor de cabeça e precisar de um remédio, por exemplo, e é preciso estar preparado para todo tipo de situação. O problema é que não dá para carregar o mundo dentro da mala.

Pelo contrário, é preciso otimizar ao máximo todos os espaços da sua mala e, ao mesmo tempo, garantir que não falte nada durante esse período. Ou seja, uma tarefa e tanto!

Calma, é difícil, mas a gente garante que não é impossível. Tudo que você vai precisar é de um bom planejamento. Precisa de ajuda? Separamos dicas bacanas para você organizar suas malas e garantir uma experiência incrível sem nenhum tipo de imprevisto.

De malas prontas

O primeiro passo para essa missão será encontrar a mala perfeita. Lembre-se que é você quem vai ter que carregar sua bagagem, por isso, dê preferência a malas com rodinhas de boa qualidade e que sejam feitas de materiais leves. Elas são ideias porque são práticas e fáceis de carregar.

Preste atenção ao peso da sua bagagem. Cada companhia aérea estabelece um limite de peso para as malas despachadas – normalmente essa informação está no site da companhia. Mas de maneira geral, para viagens internacionais, cada passageiro pode levar duas malas entre 23 e 32 quilos cada, e uma bagagem de mão de até 5 a 10 quilos dependendo da companhia. É possível levar também uma pequena bolsa, além da bagagem de mão.

Documentos e cartões

Na bagagem de mão, coloque os documentos que você precisa levar: passaporte, passagem aérea de ida e volta, comprovante de acomodação, seguro saúde e carteira de vacinação são os principais.

Também é importante ter em mãos seu cartão de viagem e comprovante de saldo (Travel Money), cartão de crédito e dinheiro em espécie, além do endereço da sua acomodação, telefones de emergência do Brasil e do país de destino e os contatos da sua agência de intercâmbio.

Para evitar perdas ou danos, também é recomendado levar na bagagem de mão seus objetos eletrônicos, como celular, câmera, computador ou tablet. Lembre-se de levar um adaptador universal para seus equipamentos eletrônicos.

programas para voluntariar no exterior

Pratique o desapego

Na hora de arrumar a mala, você vai precisar praticar o desapego. Pesquise principalmente sobre a temperatura do local para onde vai viajar. Pense no roteiro que você programou e monte looks com peças básicas e que possam se misturar entre si.

Coloque na mala principalmente roupas íntimas e calças jeans – em muitos países, esses itens são de estilo e corte diferentes do brasileiro. Lembre-se que algumas peças mais básicas poderão ser compradas no local de destino e com preços melhores do que no Brasil.

Com os sapatos, a regra é a mesma. Invista em calçados confortáveis e que ocupem pouco espaço na mala. Dê preferência a calçados fechados, mas não esqueça de levar um calçado mais leve se o destino for mais quente.

Produtos de higiene e beleza também podem ser comprados no país de destino. Por isso, leve apenas o básico para os primeiros dias. Atenção apenas aos remédios. Leve seus remédios de uso controlado e que necessitam de receita para todo o período da viagem – inclusive os anticoncepcionais. Já remédios para o dia a dia, como para gripe, enjoo ou dor de cabeça, poderão ser comprados na farmácia local.

No aeroporto

O ideal – e que vai facilitar muito a sua vida caso algo dê errado – é identificar sua bagagem, usando uma etiqueta com seus dados pessoais. Chegue ao aeroporto com, pelo menos, três horas de antecedência para fazer o check-in. Não esqueça de ter em mãos seus documentos.

Ao chegar lá, não se distraia. Preste atenção ao horário do seu voo e às mensagens no autofalante do aeroporto. Lembre-se que, às vezes, o portão de embarque pode mudar e você precisa estar atento. No caminho da checagem de segurança, fique pronto para apresentar seus documentos e retirar os aparelhos eletrônicos. Mantenha tudo ao alcance das mãos.

Por último, mas também muito importante: tenha uma cópia autenticada dos seus principais documentos, assim como foto deles. Caso aconteça algo, você terá em mãos informações importantes.

Encontre seu destino

Malas prontas, agora é só aproveitar sua viagem! A Exchange do Bem é uma empresa social que conecta voluntários com diversos projetos ao redor do mundo. São mais de 70 opções na África, Ásia e América Latina para você realizar seu intercâmbio voluntário.

como voluntariar no exterior