Como ter uma experiência transformadora durante sua viagem?

. .

Como ter uma experiência transformadora durante sua viagem?

Todo intercâmbio social gera uma série de mudanças internas, alterações no projeto e transformações na comunidade atendida. É o conjunto dessas mudanças que torna tudo isso uma experiência transformadora para todos os envolvidos.

Atualmente, cada vez mais os consumidores querem vivenciar experiências ao invés de simplesmente consumir produtos ou comprar viagens.

Pensando nisso, resolvemos escrever esse texto, para explicar como um intercâmbio social é uma experiência transformadora e como ter essa experiência transformadora durante sua viagem.

O que é experiência transformadora?

Uma experiência transformadora é uma experiência única, que nos toca o coração. É uma experiência capaz de fazer com que a gente revisite vários sentimentos, repriorize nossos valores e guarde muitas boas recordações do momento vivido.

Além disso, pode ser definida também como uma experiência que muda nossas crenças mais profundas, sejam inconscientes ou não, e altera comportamentos por meio de grande impacto emocional.

voluntariado em gana

Uma experiência geralmente é valorizada quando ela oferece a chance de as pessoas verem coisas diferentes, alterarem a percepção sobre o mundo e também mudarem hábitos.

Quando uma experiência ajuda a transformar uma pessoa para o indivíduo que ela aspira ser, essa vivência passa a ser considerada extremamente valiosa e pode ser denominada como uma experiência transformadora.

Como ter uma experiência transformadora durante a sua viagem?

Agora que explicamos o que é uma experiência transformadora, queremos relacioná-la a um Intercâmbio Voluntário. O intercâmbio voluntário por si só é capaz de colocar o indivíduo em um ambiente diferente do que ele está acostumado. É capaz também de mudar comportamentos pelas emoções vividas na viagem.

O desenvolvimento do trabalho voluntário prova que, de fato, essa é uma experiência que muda a visão de mundo e traz uma reflexão e mudança de comportamento na vida dos que voluntariam, pois normalmente as pessoas com quem convivemos e o ambiente que escolhemos voluntariar, são muito diferentes na nossa rotina normal.

A experiência positiva e transformadora durante a sua viagem acontece quando os benefícios da prática do voluntariado desencadeiam resultados tanto nos voluntários, quanto nas pessoas que participam do projeto, quanto na comunidade atendida pelo projeto.

viagem para dentistas

Então, é preciso que o voluntário esteja aberto para mergulhar em suas próprias emoções e se abrir para o desconhecido, sem medo de querer se auto conhecer.

E aqui vamos te contar um segredo: as experiências têm maior impacto quando o nível de engajamento dos participantes é maior. Sendo assim, você é um dos responsáveis para ter uma experiência transformadora durante a sua viagem.

O que eu preciso fazer para vivenciar essa experiência?

O primeiro passo para que você tenha uma experiência transformadora é despir-se de qualquer expectativa. O segundo passo é abrir o coração e se entregar para todas as experiências que tiver ao seu alcance para vivenciar. Em seguida, trazer o projeto para cocriar as soluções propostas e sempre validar as suas sugestões com os envolvidos.

Para alcançar um nível adequado de satisfação, os voluntários precisam saber identificar seus sentimentos e entender como satisfazer as necessidades internas que surgem, bem como adaptar-se as necessidades do projeto.

É preciso também, que vocês, voluntários, sejam capazes de adotar mudanças de comportamentos, práticas e atitudes, ao longo de seu intercâmbio voluntário. Isso é relevante para entender que tão importante quanto a realização própria, é a realização de todos os envolvidos.

Assim, é interessante que o voluntário seja capaz também de manter sua inteligência emocional e materiais necessários para conseguir operacionalizar as mudanças exigidas.

Os objetivos propostos são sempre alcançados de maneira positiva de acordo com expectativas de todos os envolvidos. Principalmente quando existe um interesse mútuo em que a realidade do projeto seja transformada, e que haja uma mudança de atitude por parte dos voluntários quando eles retomam para casa.

índia exchange do bem experiencia transformadora

O ápice da experiência transformadora é quando o voluntário retoma a sua vida normal e continua um embaixador do projeto que participou. Ou ainda quando a experiência a toca de tal forma, que ele sente a vontade e a necessidade de começar a ajudar a própria comunidade onde vive.

E como a Exchange do Bem ajuda você a viver essa experiência transformadora?

Nós organizamos mais do que Intercâmbios Voluntários. Oferecemos ao voluntário uma experiência transformadora de vida! Uma experiência que ficará guardada na memória por muitos anos, e que sempre que for relembrada, trará boas memórias.

Aqui na Exchange do Bem, você terá todo o suporte, antes durante e depois de seu intercâmbio. Inspecionamos os projetos, capacitamos os voluntários através da nossa plataforma de cursos online e depois mensuramos o impacto social causado pelas nossas viagens.

Assim, colocamos na prática de que o voluntariado é uma experiência transformadora. Ressaltamos o significado de que o voluntariado contribui para que todos os envolvidos participem dessa experiência tão valiosa.

Quer vivenciar uma experiência transformadora, mas ainda não sabe qual o país que mais combina com o seu perfil? Faça aqui nosso quiz.

quiz intercâmbio voluntário