Gana – Viagem em Grupo

. .

Janeiro foi um mês muito especial para a Exchange do Bem, pois conseguimos finalizar um dos projetos mais complexos que já realizamos que foi um sistema de drenagem para um orfanato em Gana.

Essa história começou em 2016 quando nós visitamos o orfanato para avaliar a segurança e entender como poderíamos ajudar. Em 2017, o projeto nos relatou sobre os problemas de alagamento com o esgoto a céu aberto que danificava a estrutura do orfanato. Nessa época, fizemos o primeiro orçamento de um sistema de drenagem e o valor era quase a nossa receita anual.

Porém, não desistimos e decidimos dividir em etapas para viabilizarmos a obra começando em janeiro de 2018. Após três viagens no período de 2 anos, concluímos o sistema de drenagem e não poderíamos estar mais felizes por resolver um problema complexo que deixará um legado por décadas e talvez séculos.

A conclusão desse projeto só foi possível graças à ajuda de nossos voluntários e dos parceiros locais que viabilizaram o projeto.

Além disso, apenas nessa viagem, foram mais de 10 ganeses contratados para executar a última etapa do projeto, então também conseguimos gerar um pouco de renda para a população também.

O Impacto Social foi além do sistema de drenagem

Além de ajudar no sistema de drenagem, fizemos tudo que estava ao nosso alcance para melhorar um pouco a realidade do projeto.

Em 2018, o primeiro grupo pintou quartos, criou um campo de futebol, colocou telas de proteção nas janelas, instalou prateleiras, varal e começou a construção de um sistema de drenagem.

Em 2019, o segundo grupo continuou as obras no sistema de drenagem, fez uma troca de cartinhas entre o Brasil e Gana e colocou armários e cortinas nos quartos. Também pagamos com a ajuda dos voluntários o primeiro ano de faculdade e acomodação para uma das meninas do orfanato.

Já em 2020, além de pagarmos o segundo ano da faculdade de uma das meninas, também revitalizamos a creche que fica dentro do orfanato.

Também sempre teve muito amor e momentos de recreação com as crianças. Em cada voluntário, ficou a lembrança momentos únicos com as crianças que apesar das dificuldades, sempre nos receberam com muito amor e carinho. 

Em 2021, voltaremos ao país para escrever mais uma parte da nossa história sempre com muita empatia para entender a necessidade do projeto. Clique aqui e veja a viagem que será em janeiro de 2021.