Retrospectiva 2019

. .

.Mais de 300 intercâmbios sociais organizados, 46 projetos atendidos e muitas vidas impactadas. O ano de 2019 foi cheio de boas notícias para a Exchange do Bem, e é por isso que resolvemos compartilhar o trabalho realizado por todos os nossos voluntários! Vem ver como foi o nosso ano:

2019 foi um ano de crescimento e conquistas, e os nossos números comprovam o quanto conseguimos impactar e transformar vidas ao redor do mundo ao longo desses 365 dias. Em todos os dias do ano tivemos algum voluntário ajudando, em algum dos 46 projetos que atendidos. E para compartilhar com vocês tudo que conquistamos, afinal muitos de vocês fazem parte dessa conquista, preparamos uma retrospectiva com o que de melhor aconteceu em 2019. Olha só:

Mais de 3,3 mil pessoas impactadas

Nosso principal objetivo é fomentar o voluntariado no Brasil e cada vez mais permitir que mais pessoas nos ajudem a tornar o mundo em um lugar mais justo e solidário. E em 2019 nós conseguimos fazer isso atuando em 46 projetos, em 14 países diferentes.

Mas é claro que não fizemos isso sozinhos. Só em 2019, foram 305 voluntários que se juntaram a nós para provocar alguma mudança no mundo. Ao todo, a Exchange já enviou 600 voluntários desde o início, para diferentes países. O resultado foram mais de 35 mil horas de voluntariado ao longo de nossa existência, sendo que 17 mil horas de voluntariado foram realizadas apenas ao longo de 2019.

Em 2019, o país que mais recebeu voluntários foi a África do Sul, com um total mais de 130 pessoas. Em seguida, aparece o Brasil, que recebeu 25% do total de nossos voluntários. Logo em seguida está a Índia, com aproximadamente 25 voluntários. Na lista dos países mais apoiados aparecem ainda: Peru, Quênia, Nepal e Gana.

projetos para voluntariar no exterior

Muitas vidas transformadas

Mais do que horas de voluntariado, a Exchange do Bem ajudou a viabilizar transformações. Ao longo de 2019 nossos voluntários apoiaram pessoas em comunidades carentes, ensinaram e deram amor às crianças carentes, ajudaram no cuidado de animais ameaçados de extinção, empoderaram mulheres para conquistar seus direitos e muito mais.

Esse foi um ano com 3 importantes entregas de destaque:

1) Demos continuidade a construção do sistema de drenagem de um orfanato em Gana. Iniciado em 2016, o projeto teve continuidade em fevereiro de 2018, quando começamos a construção do sistema de drenagem, organizamos e pintamos os quartos, instalamos as telas e prateleiras pelo orfanato e criamos um campo de futebol. Um trabalho lindo que ainda tem uma frente de finalização agora em 2019, cujas vagas já estão esgotadas.

2) Em junho, levamos orientação de higiene bucal e atendemos cerca de 300 crianças com idades entre 2 e 15 anos. Encaminhamos 24 delas para um profissional local dar continuidade ao tratamento de casos críticos. Para que tudo isso fosse possível, contamos com 6 voluntárias brasileiras, sendo 2 dentistas já formadas e 4 voluntárias de outras áreas. E vamos voltar em 2019 para dar continuidade a essa iniciativa!

3) Outro projeto importante foi a ajuda na construção de uma creche em um vilarejo, a quase 4.000m de altitude, no interior do Peru. O mais legal é saber que o projeto conseguiu apoio do governo peruano. Além disso, terá uma professora para atender a comunidade local na creche construída!

Avaliação dos voluntários

Para sabermos onde precisamos melhorar, é muito importante escutar a avaliação de nossos voluntários. Estamos muito felizes em terminarmos nosso quarto ano de empresa com nota de 9,8/10 no Opiniões Verificadas. Além disso, na nossa pesquisa de satisfação interna, a nossa nota é 9,8/10 no quesito satisfação geral com a Exchange do Bem. Essas notas mostram o nosso compromisso de buscar sempre a excelência no atendimento, suporte antes, durante e depois da viagem e na ajuda aos nossos projetos.

Em 2020 a mudança continua

Depois de tudo que conquistamos neste ano, nosso desejo para 2020 é ampliar ainda mais o nosso impacto. Assim. queremos levar cada vez mais voluntários para atuar em mais projetos e transformar mais vidas. Que tal se juntar a nós e ajudar a fazer desse mundo um lugar melhor, mais justo e solidário?

Encontre seu destino

A Exchange do Bem é uma agência de intercâmbio social que conecta voluntários com diversos projetos ao redor do mundo. São mais de 70 opções na África, Ásia e América Latina. São 15 países para você escolher o destino do seu intercâmbio voluntário.

como voluntariar no exterior