Retrospectiva 2020

. .

Todo nós sabemos que esse ano foi atípico. Mas ainda assim foi um ano para entrar para a história, recheado de impacto positivo em 2020. Tivemos voluntários viajando praticamente apenas até março e ainda assim tivemos mais de 130 voluntários viajando conosco. No total foram 32 projetos atendidos e muitas vidas impactadas. E mesmo com o todos os desafios que o mundo enfrentou, nossa retrospectiva nos enche de alegria e de esperança por um 2021 mais humano e solidário.

É por isso que queremos compartilhar com todos que nos acompanharam durante essa jornada, nossos indicadores e as conquistas que alcançamos nesse ano inusitado. Vem nessa com a gente?

Mais de 2,4 mil pessoas impactadas

Aqui na Exchange do Bem nossa missão é fomentar o voluntariado no Brasil. Queremos que cada vez mais pessoas e empresas nos ajudem a tornar o mundo em um lugar mais justo e solidário. Dessa forma, em 2020 apoiamos 32 projetos, em 11 países diferentes.

Em 2020, os países mais procurados foram muito parecidos com 2019, sendo que o país que mais recebeu voluntários foi a África do Sul. Em seguida, aparece a Índia e Brasil empatados, tendo cada um deles recebido em torno de 15% do total de nossos voluntários. Logo em seguida, na lista dos países mais apoiados aparecem ainda: Peru, Gana e Tailândia.

Ao todo, já enviamos mais de 730 voluntários desde o nosso início, para diferentes países. O resultado foram mais de 45 mil horas de voluntariado ao longo de nossa existência, sendo que quase 10 mil horas de voluntariado foram realizadas apenas ao longo de 2020, trazendo muito impacto positivo.

Grandes conquistas – impacto positivo 2020

Sabemos que os Intercâmbios Voluntários têm grande impacto positivo nas comunidades onde os projetos que apoiamos estão inseridos. Tendo em vista que as viagens praticamente pararam no ano que passou, nos reinventamos para ampliar esse impacto positivo. Inegavelmente, os desafios foram muitos, mas as conquistas valeram todos os esforços. Assim, listamos aqui 5 de nossas principais conquistas, para celebrar com você:

1) Cumprimos nossa meta, e agora estamos presentes nas cinco regiões do país! Hoje apoiamos mais de 9 projetos aqui no Brasil, ampliando o impacto positivo direto para as nossas próprias comunidades.

2) Depois de três viagens incríveis em grupo, esse ano finalizamos o sistema de drenagem em um orfanato de Gana, trazendo segurança e conforto para todas as crianças acolhidas na casa.

3) Além disso, lançamos nossa plataforma com cursos de capacitação para nossos voluntários e hoje já temos mais de 10 cursos que preparam o voluntário para uma experiência mais completa, entregando assim mais impacto positivo para os projetos.

4) Como uma forma de engajar as empresas com o voluntariado, em 2020 fizemos nosso primeiro Natal Solidário. Todos os colaboradores da empresa se engajaram e além de uma deliciosa ceia para 3 casas lares, eles doaram presentes para as 28 crianças. Essa iniciativa fez parte de nossos programas para empresa.

5) Por fim, com o intuito de ampliar o impacto positivo e trazer uma receita adicional para alguns dos projetos que apoiamos, lançamos uma loja virtual em parceria com a Reserva. A compra de cada camiseta reverte em 5 pratos de comida para quem precisa. E para alguns produtos, destinamos ainda uma doação ao projeto.

Satisfação dos voluntários

Apesar de todos os desafios enfrentados esse ano, terminamos o ano de 2020 com nota de 9,8/10 no Opiniões Verificadas. Além disso, na nossa pesquisa de satisfação interna, a nossa nota é 9,8/10 no quesito satisfação geral com a Exchange do Bem. E por fim, o nosso NPS – Net Promoter Score – indicador que mensura o índice de satisfação de nossos voluntários se manteve em 91, mesmo com esse momento ímpar que vivemos.

Certamente esses indicadores de 2020 refletem nossa preocupação constante para buscar sempre a excelência no atendimento e impacto positivo, dando suporte antes, durante e depois de cada intercâmbio voluntário.

Nosso muito obrigada!

E nesse ano, em nossa retrospectiva, queremos agradecer aos mais de 70.000 seguidores engajados em nossas mídias, nos acompanhando nessa jornada, nos fazendo acreditar que somos a maioria que queremos transformar esse mundo.

Obrigado especial também a todos que nos apoiaram, remarcaram viagens e planejaram as próximas. O apoio de vocês nesse ano difícil foi fundamental para estarmos ainda mais fortes. Queremos agradecer ainda aos nossos parceiros, conselheiros, projetos e voluntários, que continuam ao nosso lado.

Em 2021 a esperança renasce…

A humanidade encerrou um ciclo em 2020 de maneira difícil, enfrentando desafios nunca vistos antes. Mas a esperança segue viva. Há quem segue querendo transformar histórias, vidas e realidades para melhor. E pode ser que não sejam todos assim, mas acredite, são a maioria.

Por aqui, continuaremos investindo em viagens transformadoras e de impacto positivo. Seguiremos pensando em produtos sustentáveis. E sempre pensaremos na ampliação de nossos portfólios, desenvolvendo produtos que fomentem o voluntariado.

Encontre seu destino – impacto positivo 2020

Que tal se juntar a nós e trazer impacto positivo para além de 2020? Quer ajudar a fazer desse mundo um lugar melhor, mais justo e solidário? Venha conosco! A Exchange do Bem é uma agência de intercâmbio social que conecta voluntários com diversos projetos ao redor do mundo. São mais de 70 opções na África, Ásia e América Latina para você realizar seu trabalho voluntário no exterior, em 15 países!

destino-exchange-do-bem