Por que fazer intercâmbio voluntário na Colômbia?

. .

.Um país repleto de destinos interessantes, seja na parte continental ou em suas ilhas, a Colômbia reserva grandes cenários aos seus visitantes. Neste texto você vai descobrir porque fazer intercâmbio voluntário na Colômbia pode ser uma excelente escolha.

A maior parte dos seus centros urbanos estão localizados nos Andes. Assim como o seu território também abrange a floresta amazônica e os litorais do pacífico. Bem como seu patrimônio histórico que é reconhecido pela UNESCO. Recebendo assim, o título de Patrimônio Mundial da Humanidade para a cidade de Cartagena – suas praias caribenhas constituem a paisagem de um dos países que mais recebe turistas no mundo, segundo a revista Lonely Planet.

intercâmbio voluntário na colômbia

Localizada no extremo norte da América do Sul, a Colômbia possui extensão territorial de 1.138.914 quilômetros quadrados. Logo, é o quarto maior país desse subcontinente.

Também apresenta a segunda maior população sul-americana, com 45.659.709 habitantes, os quais vivem majoritariamente nos principais centros urbanos.

Um país rico

A Colômbia é a terceira maior economia da América do Sul, dividida em 13,9% para agricultura, 55,8% para serviços e 30,3% para indústria.

O país é rico em recursos naturais e seus principais produtos de exportação nacional são café, carvão e petróleo. Ecologicamente, é um dos países com maior biodiversidade por unidade de área do mundo. 

intercâmbio voluntário na colômbia

É possível contribuir com o país

No passado, o país foi palco de graves conflitos internos, com alertas oficiais a respeito da falta de segurança. Felizmente, a partir da década de 2000, uma iniciativa de esforços significativos em consolidar a paz no país permitiu que a Colômbia recebesse um grande número de visitantes, de todas as partes do mundo, o qual vem aumentando acentuadamente ao longo dos anos.

Apesar de ser considerado uma das maiores economias sul-americanas, a desigualdade de renda permanece sendo um sério problema. Os dados oficiais do ano de 2018, indicam que cerca de 25% dos colombianos vivam abaixo da linha da pobreza e cerca de 7% em extrema pobreza.

Dessa forma, para ajudar a combater essa desigualdade, a Exchange do Bem apoia quatro importantes projetos sociais. O voluntário poderá auxiliar na proteção da infância, trabalhando com crianças e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade. Igualmente, ajudando pessoas com deficiência, amparando a população vítima de conflitos e promovendo a educação social. Alternativa como gerador de mudança.

intercâmbio voluntário na colômbia

Conheça nossos projetos na Colômbia

O objetivo do trabalho destes projetos é, por meio de pequenas mudanças, contribuir para a paz e o desenvolvimento deste país repleto de belezas naturais e culturais. Assim, buscamos voluntários dispostos a fazer a diferença e vivenciar as atividades destas instituições!

intercâmbio na colômbia