Sonha ajudar um projeto com crianças? Você pode ajudar o projeto Lwandi Surf em Moçambique, que trabalha com crianças e jovens em situações de vulnerabilidade social em Ponta do Ouro.
Não é necessário conhecimento em outra língua, pois o português é amplamente falado no país!
O projeto oferece programas de mentoria, acompanhamento escolar, yoga, rodas de conversa e aulas de surfe, aplicando conceitos de terapia do surfe, com o objetivo de oferecer oportunidades e orientação aos jovens locais para que possam “surfar na vida”. Sua ajuda é muito bem-vinda!
Lwandi é uma palavra da língua local (changana) que significa mar. O mar é um local de refúgio e reflexão que traz curas terapêuticas para o ser humano. Em muitas cidades de Moçambique, vemos jovens, desde cedo, entrando fortemente no mundo do álcool e das drogas. Infelizmente, isso acaba afastando os jovens dos estudos e da educação em geral. Em Ponta do Ouro, a realidade não é muito diferente.
O projeto fica em Ponta do Ouro, localizada a 100km da capital do país Maputo. Além disso, fica a apenas 5km da fronteira com a África do Sul. Apesar de pequena, a cidade recebe muitos turistas em várias faixas do ano. Por conta da proximidade, é um ótimo escape de feriados e finais de semana para muitos sul africanos. Apesar disso, é raro ver pessoas locais surfando ou aproveitando a praia.
O voluntário será responsável por quebrar essa incoerência, utilizando práticas esportivas e educacionais para trabalhar com jovens da faixa etária dos 11 – 18 anos. Esses jovens se encontram em situações de vulnerabilidade social (problemas familiares, detritos com a lei, dependência química, situações de rua).
Dessa forma, o voluntário será acima de tudo uma figura de exemplo e companheirismo para esses jovens. Por isso, é importante saber ouvir durante seu intercâmbio voluntário em Moçambique. Também será responsável por auxiliar a equipe em suas tarefas diárias e nas atividades do projeto. Isso envolve aulas de surfe (terapia do surfe), natação, yoga, rodas de conversa e acompanhamento escolar.
Aprendizado e Suporte Local
Durante seu intercâmbio voluntário em Moçambique, você também aprenderá e terá momentos de recriação com a equipe do Lwandi Surf. A equipe estará sempre disposta a receber novas ideias dos voluntários para agregar no projeto. E isso não se restringe apenas aos participantes. O Lwandi Surf tem como objetivo trabalhar com as famílias deles e na comunidade como um todo. Portanto, é possível oferecer soluções na área médica, educação e geração de novas fontes de renda.
Certamente essa é uma experiência única e impactante de intercâmbio voluntário em Moçambique. Além de ajudar, você vai aprender sobre a terapia do surfe e com os jovens moçambicanos. Tudo isso em uma pequena e charmosa cidade rodeada por lindas ondas e presenças ilustres de baleias e golfinhos.
-
Objetivos do Projeto de intercâmbio voluntário em Moçambique
Inserção dos jovens no mundo esportivo;
Desenvolvimento pessoal dos participantes, melhorando a autoestima, confiança, trabalho em grupo e comunicação;
Reduzir o número de jovens envolvidos com algum tipo de dependência;
Aumentar o interesse pela educação.
Formar atletas profissionais no futuro;
Garantir bolsas de estudos de ensino superior para os participantes. Bolsas de estudos em Moçambique ou em qualquer outro país do mundo;
Para orientar e oferecer oportunidades aos jovens, o projeto oferece diferentes programas: mentoria, acompanhamento escolar, yoga, rodas de conversa, acompanhamento escolar e aulas de surfe (aplicando conceitos de terapia do surfe). O objetivo desse intercâmbio voluntário em Moçambique é fazer com que esses jovens possam surfar na vida.
Sonha ajudar um projeto com crianças na África? Esse projeto está precisando muito de sua ajuda! Muitas pessoas acreditam que não é possível fazer intercâmbio voluntário em Moçambique, pois não tem conhecimento em outra língua. Porém, a língua mais falada no país é o português!
Submit your review | |
Foi muito gratificante colaborar com um projeto social que claramente faz diferença na vida dos jovens participantes. O reconhecimento é instantâneo e os benefícios duradouros.
A minha viagem foi atrapalhada pela pandemia, então tive que mudar de planos. Depois, as minhas companheiras de viagem não puderam ir e tive que mudar os planos novamente. Mesmo assim, o atendimento da Exchange do Bem foi muito eficiente, sempre me atendendo apesar das dificuldades.
Excelente!
Muito bom!
A Exchange do Bem e o Lwandi Surf conseguiram organizar meu voluntariado em tempo recorde! Entre o primeiro contato, a assinatura do contrato, seguro saúde, a compra das passagens aéreas e a viagem, tiveram menos de uma semana. Apesar da correria, deu tudo muito certo!