TEXTO ESCRITO POR POLLYANE DE CASTRO TONO – INTERCÂMBIO NO QUÊNIA
Ir pra África como voluntária sempre foi um sonho. Principalmente na área de medicina. Foi a Exchange do Bem que me deu a oportunidade de fazer esse sonho virar realidade, um Intercâmbio no Quênia.
Muitas pessoas próximas a mim me falaram que talvez a experiência fosse muito chocante e que eu não ia aguentar viver numa realidade tão diferente da que eu vivo. Mesmo com muitos comentários pessimistas, a minha felicidade só aumentava. Desde que cheguei ao Kenya, não teve um dia sequer que eu me senti triste ou desconfortável por estar em outra realidade, pelo contrário, foi amor à primeira vista. Eu acordava e ia dormir todos os dias feliz.
Por ser estudante da área da saúde, em medicina, escolhi me voluntariar na maternidade do Hospital Port Reitz. Fui muito bem recebida por todos médicos e enfermeiras, os quais faziam questão de me incluir em todos os procedimentos, tirar todas as minhas dúvidas e me ensinar tudo o que podiam. Não foram poucas as vezes em que me falaram: 3 semanas é muito pouco!
Você tinha que ficar pelo menos 3 meses, ia sair daqui fazendo uma cesária sozinha! Além dos profissionais da saúde, tive contato com as pacientes. Mesmo com muita dor, me trataram muito bem e me agradeceram por estar ali ao lado delas, um gesto simples, mas que marcou a minha vida pra sempre.
As belezas de Mombasa
Fora do hospital tive a oportunidade de conhecer as belezas de Mombasa. Como as praias de águas cristalinas e fazer um Safari. Quase chorei quando vi um elefante de pertinho pela primeira vez!
Como fiz amizade com outros voluntários brasileiros, em um fim de semana tive oportunidade de conhecer o Wema Centre, o instituto que ele voluntariava. Foi um dos melhores dias da minha viagem. Conhecer e receber o amor de todas aquelas crianças. Sobretudo, percebi o quão poderoso são pequenos atos e que apenas um sorriso pode transformar seu dia. Fomos também, em um domingo à noite, entregar roupas a pessoas em situação de rua. Assim conheci de perto a realidade dessa população, o que fez aumentar a minha vontade de tentar fazer um pouco mais para melhorar a qualidade de vida delas.
Eu tentei descrever um pouco da minha experiência, mas na verdade não consigo colocar em palavras o que é sentimento.
Por fim. só tenho a agradecer por essa experiência tão incrível, que me deu oportunidade de conhecer outras realidades e pessoas incríveis. Vim embora já planejando minha volta. Obrigada Mombasa. Obrigada Port Reitz. Obrigada Exchange do Bem.