A minha experiência com a Exchange do Bem foi boa desde o início. Procurava algum trabalho voluntário na minha área, a Odontologia, pois estava me formando e queria associar a nova carreira com o “fazer o bem”. Certo, mas havia um porém, eu como recém-formado não tinha dinheiro e tive que recusar a proposta inicial, não somente da Exchange mas também de outras agências.
Nesse momento conheci a verdadeira Exchange, a que se importa com seu voluntário, a que quer proporcionar experiências e não somente lucrar com a “boa vontade” do seu cliente, então a empresa se dispôs a conversar comigo, e sim, foi a única que não desistiu de mim.
A Exchange me conheceu e juntos descobrimos outros projetos que eu também me interessava – aqui eu já estava totalmente apaixonado – e assim decidi ir para a Costa Rica, em um projeto para conservação de tartarugas marinhas. Pois é, um dentista cuidando de Tartarugas? Sim. E foi perfeito.
O pré-viagem foi sempre muito claro, nunca sofri com as dúvidas, mesmo não sabendo para qual dos projetos iria eu sabia que estava tudo sob controle. Assim que me passaram o local exato em que eu ficaria as dúvidas surgiam cada vez mais, mas sempre foram muito bem esclarecidas pela Equipe Exchange do Bem.
A semana da viagem finalmente chegou, tudo estava organizadíssimo, eu sabia cada passo que tinha que dar desde o momento que eu saísse da minha casa. Mesmo assim, para aumentar minha confiança e segurança eles criaram um grupo de conversas com o objetivo de “qualquer coisa nos chame”.
Experiência na Costa Rica
A minha experiência na Costa Rica foi inexplicável. Eu sou imensamente grato por essa oportunidade. Acreditem eu não vi Tartaruga, isso mesmo o que você leu. Fui em um projeto de conservação de Tartarugas e elas que não foram, mas e daí? Foi maravilhoso mesmo assim.
Meus trabalhos lá se baseavam em monitorias na mata. Pude ver muitas espécies de répteis, anfíbios, aves e mamíferos, sempre catalogando para o projeto. Também ajudei no início da confecção de uma incubadora para os ovos de tartaruga. Além disso, pude ajudar na construção de novas acomodações para o alojamento. Mas nem tudo se baseou em trabalho. Joguei vôlei, pesquei, fui à praia, mas principalmente, aprimorei (e muito), meu inglês e espanhol.
Resumindo, foram os melhores dias que eu poderia viver. O alojamento era simples, mas muito bem cuidado, funcionários excepcionais e comida maravilhosa.
Quero muito uma próxima experiência com a Exchange do Bem, pois eu sei que não irei me decepcionar. ¡Pura Vida!
TEXTO ESCRITO POR CARLOS CORTINA, NOSSO VOLUNTÁRIO QUE ESTEVE EM FEVEREIRO DE 2019 NA COSTA RICA!