O perfil do intercambista para cada destino

. .

Quem já planejou uma viagem sabe, existem pelo menos três pontos básicos e muito importantes que você deve dar atenção antes de arrumar a mala e embarcar no avião: o planejamento financeiro, seu perfil de viajante e a escolha do roteiro.

E talvez, dos três, o mais importante seja conhecer o seu perfil de viajante. Isso porque é a partir dele que você irá definir tanto o roteiro quanto a quantia que irá gastar durante a viagem. Pense bem: se você não gosta muito de contato com a natureza, é menos aventureiro do que a maioria das pessoas, vai ter uma dificuldade enorme em viver por algumas semanas em uma comunidade isolada no meio da selva amazônica, certo?

Dependendo do seu perfil, por exemplo, você vai poder excluir destinos que não estejam de acordo com a sua personalidade e focar nos seus objetivos de forma mais específica, aproveitando da melhor forma possível a viagem.

E a melhor forma de descobrir isso é, claro, pesquisando. Escolher um país para conhecer e para desenvolver um trabalho voluntário e que ainda se encaixe no seu perfil requer muito preparo e conhecimento: sobre a história do país, a cultura, os principais costumes e até algumas leis que podem ser importantes durante sua estada por lá.

Vale pesquisar também sobre as temperaturas na época em que vai estar por lá, conhecer as tradições, a hospitalidade dos habitantes, como eles costumam tratar os visitantes, como se locomover, quais as opções que o local oferece. Escolha um lugar em que você possa deixar sua contribuição, mas que proporcione a você uma experiência inesquecível.

E para ajudar e facilitar a sua vida, a gente selecionou alguns dos nossos destinos e qual o perfil de viajante para cada um deles. Leia com atenção, escolha o que mais se identifica e prepare as malas:

África do Sul: voluntariado + inglês

África do Sul

Não é de hoje que a África do Sul é um dos destinos mais procurados por intercambistas brasileiros. O principal motivo é porque, além da grande diversidade e da riqueza cultural, o país também é um ótimo destino para quem quer aprimorar a língua inglesa. Um dos idiomas oficiais do país é o inglês, então, voluntários que querem, ao mesmo tempo ajudar, e aprender algo novo podem ter certeza que a África é um destino certeiro.

Leia também: Uma chance para fazer a diferença na África do Sul

Com uma grande disparidade socioeconômica, o país também precisa de voluntários de todas as áreas. Para viajar para lá é preciso ter um pouco de espírito aventureiro, solidariedade e um coração aberto para conhecer as histórias da população e ajudar a transformar a realidade do país.

Costa Rica e Quênia: contato com a natureza

Quênia

Amantes da natureza serão muito bem recebidos tanto na Costa Rica, como no Quênia. Para se ter uma ideia, a Costa Rica detém 5% de toda biodiversidade no mundo – o que a torna um destino excelente para os amantes do ecoturismo. Se você nasceu junto à natureza e se dá bem com tudo que diz respeito a ela, então aqui está seu destino ideal.

Outro país que pode proporcionar ótimas experiências próximo a natureza é o Quênia. Formado por 43 tribos diferentes, o país é um ambiente rico em diversidade. Por aqui são bem-vindos intercambistas com muito espírito de aventura e que se adaptem à vida simples em comunidade.

Nepal: amantes de aventura

Nepal

Aventureiros de plantão, a gente garante que seu próximo destino será o Nepal. Localizado na encosta da Cordilheira do Himalaia o país é o destino certo para quem gosta de sentir a adrenalina de escalar montanhas, enfrentar longas trilhas ou descer rio abaixo, praticando rafting. Para se ter uma ideia, o Nepal possui oito dos dez picos mais altos do mundo, a maioria com mais de 8 mil metros de altura.

Se não bastasse tudo isso o país ainda é formado por belíssimas paisagens, um grande atrativo para fotógrafos ou amantes de fotografia. O destino também é ótimo para quem quer conhecer mais sobre as culturas budistas e hinduístas.

Peru, Gana e Vietnã: cultura e história

Peru

Você gosta de explorar os lugares para onde viaja experimentando a cultura local e visitando até o mais simples dos museus? Então temos três destinos para você, o viajante cultural: Peru, Gana e Vietnã. Pode apostar que você vai se adaptar a qualquer um desses destinos já que os três recebem constantemente pessoas dispostas a explorar ao máximo o que eles têm a oferecer.

Peru, Gana e Vietnã são países recheados de história, com uma cultura rica e com muito a ser explorado. Por isso, caderneta e câmera fotográfica na mão para não perder nenhum detalhe dessa grandiosa experiência.

Leia também: O sonho do orfanato reformado em Gana

Índia: bem-vindo à diversidade

Índia

Se você adora um desafio, então seu destino é a Índia. Um dos países mais diversos do mundo, a Índia é também um dos mais populosos. Esteja pronto para viver as experiências mais diferentes e contrastantes da sua vida. Se você é um curioso por idiomas, terá no país uma oferta de mais de 400 idiomas e dialetos.

Também terá por lá dezenas de etnias e muitas, mas muitas, tradições gastronômicas. Visitar a Índia é uma verdadeira aventura, já que o país é muito plural mesmo. Quem já foi garante que ir de um lado a outro da Índia é quase como mudar de país.

Tailândia: um brinde à gastronomia

Tailândia

O país dos sabores. A Tailândia é o destino perfeito para quem busca em cada restaurante, bar ou café experimentar a culinária local. Com uma das gastronomias mais interessantes e curiosas do mundo, o destino é uma soma de diferentes sabores e experiências. E se você é daqueles que experimenta desde o lanche servido em uma barraca na rua até o prato caríssimo de um restaurante estrelado, vai saber saborear tudo que o país e a culinária local tem a oferecer.

Encontre seu destino

Você pode se encaixar perfeitamente em um destino ou até mesmo em mais de um, afinal, as pessoas mudam ao longo do tempo e, dependendo da época da sua vida, poderá se encaixar em diferentes perfis. O ideal é pesquisar muito e se informar antes de arrumar a mala. E nós estamos aqui para ajudar!

A Exchange do Bem é uma agência de intercâmbio social que conecta voluntários com diversos projetos ao redor do mundo. São mais de 50 opções na África, Ásia e América Latina para você realizar seu trabalho voluntário no exterior. Além disso, destina 10% do seu lucro para investimentos ligados à educação no Brasil.

Baixe seu guia do voluntariado