Desde a origem das civilizações, a mulher ocupava um papel de subordinação. Quando solteira, era posse do seu pai e, casada, passava a ser mandada pelo marido. Apesar do Código Civil de 1916 (no Brasil, por exemplo) a mulher continuou, na maioria das vezes, submetida a um pensamento patriarcal, uma vez que não concedia os mesmos direitos e obrigações a homens e mulheres. E nesse contexto, surge o conceito de empoderamento feminino.
A ideia de dependência predominava, fazendo com que as mulheres não pudessem agir com autonomia, precisava da confirmação do marido para que seus atos tivessem validade na órbita civil.
Somente mais tarde, no decorrer dos anos, a mulher conquistou sua independência em relação ao homem. Com o tempo, uma série de sucessivas leis buscaram efetivar essas conquistas. O espaço que a mulher ocupa hoje foi batalhado com muito esforço, mas há muito ainda o que se fazer.
O século XXI traz uma nova realidade, com mulheres inseridas no mercado de trabalho em diversas áreas, no comando de muitas equipes, independentes, com voz ativa na sociedade e na tomada de decisões importantes no contexto social. Mulheres com liberdade de expressão. Porém, isso não quer dizer que as desigualdades deixaram de existir. Mesmo de forma mais amena, elas persistem.
Por vezes, e apesar de toda a sua contribuição em família e em sociedade, a mulher ainda é vista como uma força de trabalho secundária. E por isso a busca pelo empoderamento feminino é tão importante.
Mas, então, o que podemos fazer para que essa luta continue trazendo benefícios para as mulheres?
A Exchange do Bem, agência de intercâmbio social que conecta voluntários com diversos projetos ao redor do mundo, já está fazendo a sua parte. E você pode participar, abraçando programas que promovem o empoderamento feminino.
Conheça nossos projetos. Aqui vamos dar uma pincelada, mas você pode entrar no nosso site para saber mais. Depois disso, é só fazer a sua escolha, que a Exchange do Bem organiza todo o resto para você. Clique aqui e saiba mais.
Casa Hogar Peru – empoderamento feminino
Localização: Arequipa, Peru
Trabalho voluntário com crianças no Peru é ideal para quem deseja um país sul americano com um povo hospitaleiro. No país, temos o projeto Casa Hogar Torre Fuerte que foi fundado em 2004. Os fundadores são um pastor de uma igreja cristã e sua esposa, então é uma casa extremamente conservadora. Não é necessário que os voluntários sejam cristãos, mas é necessário respeito. A casa é um lar onde ficam apenas meninas que foram vítimas de abusos ou negligência pelas suas famílias. Devido ao background dessas meninas, são aceitas apenas voluntárias mulheres. Homens são permitidos apenas se acompanhados de uma companheira mulher.
A missão desse programa de voluntariado é devolver às meninas a infância que lhes foram tiradas. Clique aqui para mais informações sobre o programa.
Women Empowerment in Sri Lanka
Localização: Colombo, Sri Lanka
As atividades nesse projeto de empoderamento feminino são voltadas ao ensino de inglês e educação básica para mulheres e meninas para que elas possam adquirir maior confiança e conhecimentos que as ajudem a buscar novas maneiras de auxiliar no provimento de suas famílias. Como essas mulheres não tiveram, quando mais jovens, uma educação formal e alfabetização adequada, elas não conseguem encontrar meios de ter uma posição mais respeitada na sociedade. Então, ao empoderá-las com conhecimento e conscientizá-las sobre seus direitos, nós podemos ajudá-las a tomarem decisões e sentirem-se mais seguras consigo mesmas.
Women Empowerment in India
Localização: Jaipur, Goa e Himalaya – Índia
Como muitas das jovens mulheres indianas não tiveram acesso à educação, habilidades e treinamentos para o trabalho formal, há uma grande necessidade de estimular o desejo pelo conhecimento para que elas possam prosperar dentro de suas famílias e na comunidade, se inserindo de forma digna na sociedade. Acreditamos que o empoderamento de mulheres nessas áreas mais pobres é possível por meio da educação e ao ensiná-las diferentes habilidades que as tornam mais independentes.
Certamente nesse tipo de projeto de empoderamento feminino, realizado em duas localizações (Goa e Jaipur), você irá contribuir ao melhorar a qualidade do ensino e ao buscar diferentes maneiras que possibilitem a essas mulheres residentes de áreas pobres a obter uma melhor qualidade de vida. Saiba mais clicando aqui.
Empoderamento Feminino no Nepal
Localização: Kathmandu, Nepal
Os projetos de empoderamento feminino no Nepal serão especiais para os voluntários que desejam ensinar inglês para as mulheres nepalesas. Apoiamos duas escolas informais para mulheres de origem humilde, sem oportunidades de acesso à educação durante a juventude, e com interesse em aprender a língua inglesa.
Inegavelmente, esse projeto é muito importante para a comunidade por lidar com o desenvolvimento das mulheres, especialmente na situação delicada em que se encontra o campo da educação feminina em áreas mais pobres. Embora as mulheres que atendemos não tenham condições financeiras para arcar com os custos das escolas, elas almejam aprender no seu tempo livre e tornarem-se mais independentes.