O poder do voluntariado

. .

Os ganhos para quem recebe a ajuda são muitos, mas você sabia que o voluntariado também traz grandes benefícios para sua vida pessoal e profissional? Listamos 5 vantagens de fazer trabalho voluntário.

Pessoas que atuam em projetos voluntários vivem, em média, quatro anos mais. É isso que mostra um estudo da Universidade de Michigan, para acessá-lo basta clicar aqui, publicado em 2011.
O motivo é simples: ajudar alguém – por amor, sem esperar por recompensas – traz inúmeros benefícios e um deles é a melhora na qualidade de vida. É que a satisfação de ajudar outra pessoa alivia o estresse e eleva a sensação de bem-estar.

Mas não para por aí. Dedicar um tempo da sua vida a outras pessoas promove inúmeros benefícios, não apenas pessoais, mas também profissionais. E se você ainda não se convenceu disso, a gente mostra 5 vantagens de fazer voluntariado. Olha só:

1- Experiência, Conhecimento e Novas Habilidades:

Aprender a lidar com diferentes pessoas e situações, saber trabalhar em equipe, encarar os problemas da melhor forma possível. Fazer trabalho voluntário é quase como um “ensaio” para um ambiente de trabalho.

Assim como no seu dia a dia profissional, nem sempre as coisas vão acontecer como você espera, e passar por esse tipo de experiência vai ajudar você a lidar melhor com os imprevistos da vida. É a melhor forma de ir praticando para chegar num emprego seguro de si e da sua capacidade.

Além disso, ser voluntário é uma ótima oportunidade de desenvolver habilidades. Das mais básicas às mais complexas. Mesmo que você escolha trabalhar com uma área em específico, vai conviver com pessoas que atuem em áreas diferentes ou mesmo vai precisar, em algum momento, fazer alguma outra atividade.

Isso é bom para agregar ao seu currículo, mas também pode ser uma boa oportunidade de conhecer mais sobre sua área de interesse ou, quem sabe, encontrar novas habilidades e afinidades. Vale ainda como termômetro para saber se é preciso aprimorar alguma habilidade e, a partir daí, se tornar um profissional melhor e mais capacitado.

2- Nova Visão de Mundo:

9 de cada 10 voluntários garantem que esse tipo de experiência ajuda a ampliar sua visão de mundo. Ter contato com diferentes realidades, principalmente se optar por fazer um intercâmbio voluntário, fazem você crescer como pessoa e como profissional.

Isso acontece porque à medida que você passa a entender melhor o que pessoas diferentes de você passam, se torna mais sensível e para de focar tanto no meu próprio mundo. Isso facilita até mesmo a sua convivência com as pessoas, já que você tende a se tornar mais compreensivo.

3- Networking:

Seja viajando ou atuando em projetos locais, você vai precisar conviver e trabalhar com muitas pessoas. Isso é ótimo para quem precisa aprender a se relacionar melhor ou trabalhar em equipe. De quebra, fazer voluntariado vai lhe trazer bons amigos, aumentar sua rede de contatos e ainda permitir que você descubra novas oportunidades.

4- Conhecer Mais a Si Mesmo e Quais são Seus Sonhos:

Quando você se dispõe a trabalhar para outras pessoas também consegue conhecer mais de si mesmo, do que você gosta, quais são seus sonhos e o que você busca para a vida. Isso quer dizer que, ajudando outras pessoas, você também se ajuda.

5- É Saudável:

Já falamos no início do texto que fazer voluntariado ajuda você a viver mais. Mas os impactos na sua saúde são ainda maiores. Experiências como essa podem ser ótimas para aumentar sua confiança em si mesmo e no seu trabalho, além de trazer aquela sensação maravilhosa de orgulho pelo que está fazendo.

Também existem estudos que associam o ato de ajudar outra pessoa com a redução no risco de doenças como a depressão. Um fator de risco para a depressão é o isolamento social e ser voluntário mantém você em contato frequente com os outros e ajuda a eliminar o estresse. Há ainda estudos que garantem que esse tipo de atividade também é eficaz para diminuir sintomas de dor crônica ou doença cardíaca.

Nossa conclusão não poderia ser outra: voluntariado só faz bem! Que tal se tornar um voluntário e descobrir esses benefícios também?

Encontre seu destino

A Exchange do Bem é uma agência de intercâmbio social que conecta voluntários com diversos projetos ao redor do mundo. São mais de 50 opções na África, Ásia e América Latina para você realizar seu trabalho voluntário no exterior. Além disso, destina 10% do seu lucro para ações sociais no Brasil.