Tudo que você precisa saber sobre seguro viagem

. .

Quando a gente planeja uma viagem, sempre nos organizamos de forma que (quase) nada dê errado. Mas todo mundo sabe que imprevistos acontecem, não é mesmo? Afinal, o que saber sobre o seguro viagem? Quando se está em outro destino que não seja perto de casa, esteja preparado para essas situações. Tudo pode acontecer, desde pequenos acidentes, perdas de objetos importantes, até ficar doente durante sua estadia. 

É por isso que existe o seguro viagem. O seguro é temporário e funciona durante o período que você estiver viajando para algum destino, seja nacional ou internacional. Ele também é uma possibilidade de indenização para várias situações e acidentes que podem ocorrer durante a sua viagem.

O que está coberto em um seguro viagem?

Cada seguro viagem tem suas coberturas, e é muito importante analisar o que você está contratando. Essa análise é importante para garantir que os riscos que você considera que podem acontecer em sua viagem, estejam cobertos na sua contratação. Como assim?

Se você vai curtir a natureza e deseja fazer trilhas, existem coberturas para esse tipo de passeio. Ou então se você decide visitar um destino que tenha neve, e queira poder esquiar. É preciso se atentar se o seu seguro cobre esse tipo de atividade. Outro exemplo é em momentos de pandemia, nesses casos vale verificar se o seguro escolhido prestará atendimento caso você fique doente.

Os seguros viagem, normalmente, cobrem atendimentos médicos de urgência e emergência. Mas não só isso. Eles também oferecem outras coberturas, como indenização no caso de cancelamento de viagem, ressarcimento em caso de extravio de bagagem, repatriação do corpo em caso de morte e até funeral – o tipo de serviço que a gente nunca espera precisar!

Então, o que saber sobre o seguro viagem? Quais coberturas contratar? Aqui trazemos um exemplo de comparação entre diversos planos de seguro, assim você pode ter uma noção de que tipo de situação você estará coberto.

o que saber sobre o seguro viagem
Conheça aqui outros tipos de cobertura

Cada seguro funciona de acordo com normas pré-estabelecidas. Por exemplo, se você estiver se sentindo doente e precisar de atendimento médico, geralmente você tem duas possibilidades de atendimento. Você poderá entrar em contato com a seguradora, que então indicará um local para que o atendimento seja realizado. Nesses casos você não precisará desembolsar nada. Ou se preferir, você pode escolher o médico que desejar, pagar suas próprias despesas e depois solicitar o reembolso.

Vale lembrar que, para ser reembolsado, será preciso apresentar os comprovantes das despesas médicas, os laudos, as notas fiscais e tudo que possa comprovar o atendimento. Pode ser um pouco burocrático, mas funciona.

É muito comum, inclusive, contemplarem esses dois tipos de coberturas no mesmo pacote. Uma forma de garantir atendimento de qualquer forma. Por isso, é importante se informar bem antes de contratar esse tipo de serviço para não passar por nenhum perrengue!

Quanto custa um seguro viagem?

Como você deve saber, são pouquíssimos os países no mundo oferecem um plano de saúde universal como o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. É por isso que, por mais caro que seja, saber e contratar um seguro viagem ainda será muito mais vantajoso do que precisar pagar por uma simples consulta, em alguns países.

Os valores variam de acordo com cada seguradora, com a idade do viajante, com as coberturas contratadas, e com o tipo e duração da viagem. Mas, para se ter uma ideia do investimento, hoje, um seguro para assistência médica para um viajante no exterior, durante 15 dias, varia de R$400,00 a R$1.200,00, dependendo do valor de cobertura que você escolher. Se quiser fazer uma cotação, basta acessar essa página.

Como contratar um seguro de viagem?

Aqui vem o momento em que é preciso estar atento. Para contratar um seguro viagem você pode procurar corretoras de seguros, seu próprio banco, a companhia aérea que você vai viajar, em agência de turismos ou em operadoras de cartão de crédito. De maneira geral, o processo é simples, sem burocracia e ágil.

O ideal é você contratar o seu seguro considerando a data de saída do Brasil e a data de chegada Brasil, para que o seguro cubra qualquer imprevisto durante o voo também. Algumas pessoas contratam o seguro por até dois dias a mais porque atrasos em voos e imprevistos podem acontecer em qualquer ocasião. Por isso, é bacana estar preparado e garantido caso algo assim aconteça em sua viagem.

Na hora de viajar, você deve garantir que seu contrato do seguro (apólice) escolhido esteja em mãos. Alguns países inclusive exigem o contrato na entrada. Tenha em mãos também o número do contrato e todos os telefones de atendimento possíveis em caso de emergência. Se possível, passe esses contatos para um responsável no Brasil ou algum companheiro de viagem.

A Exchange do Bem também trabalha com contratação de seguro viagem. Você pode cotar e fazer a contratação online, ou conversando com um de nossos consultores, eles te ajudarão com o que você precisa saber sobre o seguro viagem.

Encontre seu destino

O seguro viagem é obrigatório para qualquer viagem com a Exchange do Bem. Trabalhamos com três parceiros: Travel Ace, Assist Card e a Assist Med, três das mais respeitadas empresas do setor. Assim, você pode cotar conosco seu seguro ou ficar à vontade para usar o que achar mais vantajoso para você. É importante apenas garantir que o seguro seja válido para o país de destino durante todo o período da viagem.

A Exchange do Bem é uma empresa social que conecta voluntários com diversos projetos ao redor do mundo. São mais de 70 opções na África, Ásia e América Latina para você realizar seu intercâmbio voluntário.