Pesquisa Empresas Humanizadas: Exchange do Bem é destaque

. .

Resultado da Pesquisa Empresas Humanizadas

A “Empresas Humanizadas do Brasil”, pesquisa realizada pela startup de impacto Humanizadas, colocou a Exchance do Bem no quadro de destaques.

A edição de 2020, divulgada agora em 2021, mostrou que somos uma das 12 empresas do país a conquistar o rating A.

O texto de hoje vai explicar como funciona essa pesquisa e porque ela é importante para o nosso trabalho, enquanto uma empresa que valoriza o capital humano.

O que é a Pesquisa Empresas Humanizadas?

É uma iniciativa da empresa Humanizadas que tem o objetivo de demonstrar a força positiva das instituições nos ecossistemas aos quais atuam. 

Ao mesmo tempo, o estudo relaciona essa força à capacidade que estas empresas têm de gerar valor e construir relações saudáveis com seus seguidores – funcionários, líderes, fornecedores, parceiros comerciais e a sociedade em geral.

Ademais, os parâmetros utilizados são baseados em resultados intangíveis, muito diferentes das pesquisas financeiras, ou seja, considera a integralidade da companhia aos olhos das pessoas e outras organizações.

Qual a metodologia empregada?

A pesquisa é um levantamento feito em regime de parceria com o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB). Sua metodologia baseia-se na coleta de dados. 

A última edição, de 2020, contou com 36.868 pessoas de 226 organizações.

O método de coleta segue as normas do Capitalismo Consciente, uma filosofia baseada em estudos acadêmicos e projetos de engajamento, onde são considerados aspectos como o progresso humano, modelo psicológico, técnica de valor compartilhado e cultural institucional.

Como funciona o ranking?

Na prática, existe um índice de desenvolvimento atribuído a cada empresa, chamado de Rating de Consciência. 

Esse rating é uma espécie de creditação pelas boas ações praticadas pela organização ao decorrer do ano, a partir do regulamento que é revisado e atualizado pela Humanizadas todos os anos.

Atualmente, existem 11 níveis: AAA, AA, A, BBB, BB, B, CCC, CC, C, D e E. O AAA significa que o Rating está bem desenvolvido e o E, quer dizer que a instituição desenvolve menos ações voltadas a boas práticas, pelo menos aquelas referentes aos parâmetros da pesquisa.

Pesquisa Empresas Humanizadas: edição de 2021

O levantamento feito no decorrer de 2020 teve como ponto de partida a questão do atual papel das instituições pensando na garantia de um futuro para as próximas gerações.  

Segundo aponta o relatório, um ponto em comum em todas 226 empresas pesquisadas, é o fato de que todas possuem um índice de desempenho bastante positivo, considerando os Ratings de Consciência e os 5 aspectos primordiais:

Adaptabilidade evolutiva;
Propósito maior;
Liderança consciente;
Estratégia de valor compartilhado e;
Cultura consciente.

Quem pode utilizar os Ratings de Consciência e por qual motivo?

Equipe de governança e gestão

Os gestores podem enxergar oportunidades de qualificar ainda mais a administração do negócio, desenvolvendo modelos de gestão inovadores e que resultem em fatores intangíveis e que permitem aumentar o valor da marca e da empresa.

Funcionários e colaboradores

A apresentação dos dados demonstra transparência e honestidade pela parte da gestão, o que viabiliza aplicar esse diagnóstico no processo seletivo da companhia. 

Assim, fornecedores e outros parceiros comerciais conseguem mensurar, identificar e monitorar a qualidade das instituições com as quais mantém relações de trabalho.

Fundos e investidores

Podem usar certas informações para formar carteiras de investimentos. Funciona assim: antes de fazer um investimento, considera-se o suporte de atendimento oferecido nessa tomada de decisão. 

Dessa forma, toma esse aspecto como um diferencial  na conquista de melhores oportunidades e avaliação de melhorias na administração.

Consumidores

Os consumidores podem ser influenciados a decidirem comprar um determinado produto/serviço levando em conta a eficiência do formato de negócio e do perfil de gestão da marca.

Governo e demais organizações

Considerando uma gestão transparente, equilibrada e confiável, essas figuras podem perceber valor na empresa.

A Pesquisa Empresas Humanizadas e a Exchange do Bem

A última edição da Pesquisa Empresa Humanizadas apontou que a Exchange do Bem obteve o Rating A, índice alcançado por apenas 12 organizações brasileiras. 

Pesquisa empresas humanizadas

Essa colocação confirma um nível de maturidade de alta gestão, agregado à relacionamentos positivos na empresa, aliado à noção de valor gerado para os diferentes públicos: líderes, colaboradores, parceiros, clientes e toda a sociedade. 

Além do que mencionamos, nossa instituição foi destaque em todas as categorias abaixo quando comparada a organizações do mesmo porte:

TOP 30 Melhores
TOP 20 Melhores para os Clientes 
TOP 20 Melhores para os Parceiros
TOP 20 Melhores para a Sociedade 
TOP 20 Liderança Consciente 
TOP 20 Proposito Maior
TOP 20 Estratégia de Valor Compartilhado
TOP 20 Cultura Consciente

Qual a razão da Exchance do Bem ter conquistado esses destaques?

Os excelentes resultados conquistados revelam que não somente de ganhos financeiros que uma empresa fica de pé. 

Afinal, nem sempre uma planilha financeira guarda o verdadeiro objetivo por trás do empresário; muitas vezes, pode até parecer, mas é algo que vem como consequência do bom trabalho prestado à sociedade.

O principal motivo de termos obtido o Rating A na Pesquisa Empresas Humanizadas foi nossa preocupação em gerar valor para todos os envolvidos. Para fazer sentido para a Exchange do Bem, é necessário que tanto os projetos, comunidade e os voluntários tenham uma experiência transformadora.

Por isso, ser uma instituição humanizada requer preparo e responsabilidade, já que não é tudo tão simples, embora bastante recompensador.

Que tal fazer voluntariado em uma empresa humana?

Como você pôde perceber, somos uma instituição muito séria e comprometida com as causas sociais.

Então, se você se identificou com nossa visão de mundo, muito provavelmente vai se interessar pelos intercâmbios voluntários que apoiamos. 

Por isso, disponibilizamos nosso WhatsApp, e caso você tenha qualquer dúvida sobre a organização da viagem, quais os requisitos etc., basta entrar em contato que te responderemos brevemente. 

Venha para a Exchange do Bem e realize o sonho de ser voluntário através de uma empresa humana.

humanizadas