Por que Gana?

. .

A força do país de Gana já se mostra pelo nome. Gana significa guerreiro e representa os milhões de escravos que foram forçados a sair do país enviados a países da América do Sul e Central, entre eles o Brasil. Mas nem sempre foi assim: originado do Antigo Império de Gana, que controlou parte do continente africano na Idade Média, o país é cercado de história. Então, por que fazer trabalho voluntário em Gana?

Hoje, o país é considerado um dos mais estáveis economicamente da África Ocidental e a expectativa é que tenha o maior crescimento no mundo em 2018, segundo o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Com mais de 25 milhões de habitantes que se espalham pelos 238.533 km², o país é um grande exportador de ouro, diamante, manganês, bauxita e madeira. Além disso, o cacau também é um dos grandes responsáveis pela estabilidade econômica de Gana. Recentemente, também se tornou uma fonte importante de petróleo, principal responsável pelo crescimento de Gana em 2018.

Conheça nossos projetos para Gana

O potencial de crescimento de Gana

Para se ter uma ideia, em janeiro, o principal índice de ações de Gana alcançou o crescimento mais rápido do mundo, 19%, de acordo com a Bloomberg. Além disso, sua projeção de crescimento para 2018, entre 8,3% e 8,9%, pode ultrapassar até a Índia, conhecida por seu próspero setor da tecnologia, e a Etiópia, que ao longo da última década foi uma das economias africanas de crescimento mais rápido graças à expansão da produção agrícola e das exportações de café.

Mesmo com uma economia em crescimento, Gana apresenta grandes problemas socioeconômicos. Aproximadamente 10% da população é subnutrida e somente 10% das residências possuem rede de esgoto. Isso porque o investimento limitado do governo no últimos anos fez com que indústrias como a de finanças e o atendimento de saúde ficassem em segundo plano.

A taxa de desemprego, embora abaixo da média de 7,4% observada na África subsaariana, também preocupa. De acordo com o Banco Mundial, a taxa subiu de 4%, em 2011, para 5,8% no ano passado. Entre os jovens a situação é ainda pior e o número de desempregados chega a 11,5% da população.

É por isso que existe uma série de projetos sociais no país que trabalham para tentar reverter essa situação. São quatro principais áreas: proteção à infância, proteção aos animais, saúde e educação. A ideia é, por meio dos projetos, permitir que a população do país tenha chances de mudar essa realidade. Transformando Gana em um país ainda mais guerreiro. 

Encontre seu destino

Ficou interessado e quer ajudar a transformar Gana em um país ainda mais rico e igualitário? Então, que tal se tornar um dos nossos voluntários!? A Exchange do Bem é uma agência de intercâmbio social que conecta voluntários com diversos projetos ao redor do mundo. São mais de 70 opções na África, Ásia e América Latina para você realizar seu trabalho voluntário no exterior. 

Baixe o guia do voluntariado