Programa de Voluntariado Corporativo: Empresa Next Shipping

. .

Programa de Voluntariado Corporativo: Empresa Next Shipping

No mês de agosto, finalizamos o programa de voluntariado corporativo que criamos para a empresa Next Shipping, eleita a melhor empresa para se trabalhar em Santa Catarina.

O programa começou ainda em 2020 quando fizemos a ponte entre a empresa e um dos projetos que apoiamos em Canoas/RS, a REDIPASC. O objetivo era organizar a ceia de Natal de 3 casas lares que eles atendem.

Todos os colaboradores se engajaram. Além de uma deliciosa ceia, eles doaram presentes para as 28 crianças. Para a escolha da criança para apadrinhar, foi construído uma árvore de Natal dentro da empresa com as fotos das crianças escolhendo o que gostariam de receber. Essa dinâmica teve o intuito de aproximar os colaboradores com as crianças e fomentar a integração da equipe.

O mais legal é que todos ficaram muito felizes com a iniciativa: o projeto, que pode oferecer um momento especial para as crianças; os funcionários, que se sentiram solidários em um momento desafiador; e a empresa, que reforçou a sua preocupação com a comunidade e trouxe o espírito do voluntariado para seu dia a dia no Natal.

Além desse programa inicial, após conversarmos com o Bruno, diretor da empresa, e realizar pesquisa com os colaboradores da empresa, percebemos que a empresa gostaria de fomentar mais o voluntariado. Também estava enfrentando um grau mais elevado de ansiedade dado o momento de pandemia que estamos passando.

Por outro lado, conversando com o Instituto Resgatando Vidas, eles afirmaram que os jovens assistidos pelo projeto também sofriam de ansiedade em busca do primeiro emprego.

Diante desse desafio, como nosso objetivo é sempre gerar valor para todos os envolvidos, decidimos primeiro capacitar todos colaboradores e jovens com um treinamento de inteligência emocional ministrado pela nossa parceira Flavia Strombeck.

Desde o primeiro encontro, que foi mais teórico, até o segundo, que tivemos bastante prática, vimos o envolvimento dos colaboradores e jovens de forma bem ativa! O mural de patos, a nuvem de palavras e a foto da turma resumem o sucesso dessa etapa.

Após os dois encontros ministrados pela Flavia, o próximo passo era os colaboradores da Next mentorarem os jovens do Instituto Resgatando.

Para capacitar os mentores, a Amanda Gattiboni preparou um curso para formar os mentores do programa. Esse curso está disponível na nossa plataforma de formação de voluntários.

Após 5 encontros, o feedback dos mentores e dos 11 mentorados do Instituto Resganto Vidas nos deram a certeza de que o programa gerou impacto positivo para todos os envolvidos. 

O relato dos jovens é que os encontros foram de muito aprendizado e estão mais confiantes agora. Continuaremos monitorando os jovens para ver se conseguirão o primeiro emprego após as habilidades desenvolvidas durante os encontros.

Para encerrar o programa, os mentores foram avaliados pelos mentorados e participaram de um quiz. Os três que obtiveram a melhor nota farão viagens com a Exchange do Bem para ajudar os projetos que apoiamos na Índia e no Quênia!

Sempre enfatizamos o papel das empresas na transformação desse mundo em um lugar mais justo e solidário. São ações assim que nos fazem acreditar em um mundo melhor!

Por fim, queremos agradecer a Flavia Strombeck e a Amanda Gattiboni pela realização dos workshops de Inteligência Emocional e Mentoria e agradecer a Next Shipping FOR ALL por confiar em nosso programa corporativo e oferecer à equipe a possibilidade de participar desse programa.

E principalmente agradecemos ao Instituto Resgatando Vidas – Rede Gerando Falcões e aos jovens presentes por quererem fazer parte dessa transformação.

Foi um prazer muito grande trabalhar com todos os envolvidos e entregar esse conteúdo tão relevante para todos!

Como ajudar o Instituto Resgatando Vidas?

Temos recebido muitos questionamentos de pessoas interessadas em ajudar de forma online os projetos que apoiamos. Pensando nisso, queremos divulgar uma iniciativa que o  lançou recentemente de voluntariado digital.

Essa foi uma maneira que eles encontraram de romper a barreira da distância e provar que para fazer o bem não importa onde você está.

Você pode ajudá-los de diversas maneira, seja com a doação de um uma foto, ou atendendo os jovens com consultorias, aulas e workshops, oferecendo atendimentos psicológicos, dentre outras formas. São inúmeras as possibilidades!

Como participar de um programa de voluntariado corporativo da Exchange do Bem?

Trazemos mais propósito para sua empresa com um método de voluntariado que une a prática de fazer o bem com impacto social e ações corporativas.

Para engajar ainda mais seus colaboradores, fortalecer a sua marca e ajudar projetos sociais, dispomos de diversas opções de programas, sempre alinhados com os objetivos e propósito de cada organização.

Entre em contato conosco ou clique aqui para conhecer todos os programas disponíveis para sua empresa.

programa de voluntariado corporativo