Quatro viagens para o verão

. .

Setembro chegou e, apesar de o frio não ter muita vontade de ir embora, já está na hora de começar a planejar suas próximas férias. E se você está pensando em trocar a tradicional ida à praia com a galera ou com a família por um programa um pouco diferente, nós temos uma ideia! Ou melhor, quatro viagens para o verão.

Que tal aproveitar seu tempo livre para ajudar em algum projeto social? Como bônus, você ainda vai ter a oportunidade de conhecer de perto a cultura e as belezas de um país em uma viagem que, provavelmente, se tornará inesquecível.

Imersão cultural em diferentes países

Se a resposta for sim, saiba que a Exchange do Bem tem pelo menos quatro ótimos destinos que podem fazer você querer arrumar a mala agora mesmo. São viagens que propõem uma imersão na cultura de diferentes países, não apenas como turistas, mas como agentes capazes de transformar a realidade local.

Quer saber que destinos são esses? Olha só!

Workshop de energia solar na Costa Rica

Alguma vez você já imaginou poder aprender um pouco mais sobre energia solar e ainda instalar painéis solares em escolas da zona rural da Costa Rica? Pois essa é uma das experiências que você poderá viver ainda este ano.

Programado para as duas primeiras semanas de dezembro de 2018, o Workshop de Energia Solar na Costa Rica propõe, não apenas a oportunidade de aprender mais sobre energia solar, como também a chance de fazer a diferença na vida dos alunos de Puerto Jimenez, cidade que fica perto da deslumbrante floresta nacional do Corcovado, um dos maiores tesouros naturais da Costa Rica.

Ministrado em inglês, o workshop permitirá que você aprenda a teoria básica e avançada sobre energia solar, com aulas práticas de construção de painéis – ajudando a fazer painéis a partir do zero – e instalação de painéis em uma das escolas da região.

A ideia também é educar as comunidades locais sobre a energia solar, já que são elas que irão gerenciar e manusear as instalações depois de concluídas. Por isso, seu desafio também será ensinar a comunidade sobre energias renováveis ​​e sistemas de energia solar.

Workshop de energia solar na Costa Rica

Construção de creche no Peru

Se a ideia é deixar a viagem para os meses de janeiro e fevereiro também é possível embarcar para o Peru. Ajudando a melhorar a vida de crianças no pequeno povoado de Achambi, no interior do país.

O vilarejo faz parte do distrito de Tomepampa, a 3600 metros do nível do mar. É um dos lugares mais carentes da região. Um dos principais problemas enfrentados por lá é a má nutrição e a falta de saneamento e de higiene.

Construção de creche no Peru

Para resolver parte desse problema, a Exchange do Bem se propôs a construir uma creche para as crianças. O objetivo é oferecer um local seguro e higiênico para elas ficarem enquanto os pais trabalham no campo.

Como voluntário, você poderá participar da última etapa da construção. Ajudando a instalar o telhado, pintando o espaço e cuidando dos últimos detalhes do interior da creche. Além de tudo isso, claro, também haverá muitas atividades de recreação com as crianças.

Conclusão de um orfanato na Índia

Visitar o Taj Mahal já seria um bom argumento para lhe convencer a embarcar nessa viagem. Mas nossa viagem em grupo para a Índia propõe uma experiência ainda mais enriquecedora. Também entre os meses de janeiro e fevereiro, a viagem é uma oportunidade de conhecer a Índia de verdade! Como? Ajudando em um projeto local.

É que um dos projetos apoiados pela Exchange, o Aashray Care Home, localizado na cidade de Jaipur, está na fase final da construção de um novo lar para as crianças. O projeto acolhe crianças com HIV ou órfãos de pais que tiveram a doença. Lá eles recebem o tratamento e todo o apoio necessário para que sigam normalmente com suas vidas.

Nossos voluntários terão como missão ajudar a concluir esse sonho, ajudando na pintura e nos últimos detalhes da construção. Além de claro, participar das brincadeiras e das atividades de motivação com as crianças.

A viagem ainda prevê uma visita ao Taj Mahal, uma das sete maravilhas do mundo moderno. E também, no horário livre, atividades para conhecer mais sobre a cultura indiana. Como workshops de dança indiana, vestuário, henna, visitas à zona rural e prática de yoga.

Pintiras em um orfanato na Índia

Segunda edição da viagem em grupo para Gana

E se a proposta fosse trocar o famoso Carnaval brasileiro por uma viagem cultural ainda mais interessante? Nossa sugestão é embarcar para Gana para trabalhar em uma atividade que iniciou no Carnaval deste ano.

A proposta aqui é, durante as duas primeiras semanas de março, ajudar na continuidade das obras de um sistema de drenagem em um orfanato na cidade de Kumasi, em Gana. A obra iniciou porque o local sofria com alagamentos que danificavam os dormitórios. Prejudicando a área de recreação das crianças.

Gana no Carnaval

Na primeira etapa do projeto, os voluntários, além de iniciarem a obra, também organizaram e pintaram os quarto. Criaram um campo de futebol, colocaram telas nas janelas, instalaram prateleiras e, claro, distribuíram muito amor para as crianças. Agora é hora de concluir essa obra.

Encontre seu destino

Viu como existem opções bacanas de viagens para você aproveitar muito suas férias? Além disso, ainda ajudar a espalhar essa corrente do bem? Agora, é só planejar suas férias, escolher um destino e fazer parte de um dos nossos projetos. A Exchange do Bem é uma empresa social que conecta voluntários com diversos projetos ao redor do mundo. São mais de 70 opções na África, Ásia e América Latina para você realizar seu intercâmbio voluntário.