Quatro viagens para o verão

. .

Setembro chegou e, apesar de o frio não ter muita vontade de ir embora, já está na hora de começar a planejar suas próximas férias de verão. E se você está pensando em trocar a tradicional ida à praia com a galera ou com a família por um programa um pouco diferente, nós temos uma ideia! Ou melhor, quatro.

Que tal aproveitar seu tempo livre para ajudar em algum projeto social? Como bônus, você ainda vai ter a oportunidade de conhecer de perto a cultura e as belezas de um país em uma viagem que, provavelmente, se tornará inesquecível.

Se a resposta for sim, saiba que a Exchange do Bem tem pelo menos quatro ótimos destinos que podem fazer você querer arrumar a mala agora mesmo. São viagens que propõem uma imersão na cultura de diferentes países, não apenas como turistas, mas como agentes capazes de transformar a realidade local.

Quer saber que destinos são esses? Olha só!

Workshop de energia solar na Costa Rica

Alguma vez você já imaginou poder aprender um pouco mais sobre energia solar e ainda instalar painéis solares em escolas da zona rural da Costa Rica? Pois essa é uma das experiências que você poderá viver ainda este ano.

Programado para as duas primeiras semanas de dezembro de 2018, o Workshop de Energia Solar na Costa Rica propõe, não apenas a oportunidade de aprender mais sobre energia solar, como também a chance de fazer a diferença na vida dos alunos de Puerto Jimenez, cidade que fica perto da deslumbrante floresta nacional do Corcovado, um dos maiores tesouros naturais da Costa Rica.

Ministrado em inglês, o workshop permitirá que você aprenda a teoria básica e avançada sobre energia solar, com aulas práticas de construção de painéis – ajudando a fazer painéis a partir do zero – e instalação de painéis em uma das escolas da região.

A ideia também é educar as comunidades locais sobre a energia solar, já que são elas que irão gerenciar e manusear as instalações depois de concluídas. Por isso, seu desafio também será ensinar a comunidade sobre energias renováveis ​​e sistemas de energia solar.

Workshop de energia solar na Costa Rica

Construção de creche no Peru

Se a ideia é deixar a viagem para os meses de janeiro e fevereiro também é possível embarcar para o Peru e ajudar a melhorar a vida de crianças no pequeno povoado de Achambi, no interior do país.

O vilarejo faz parte do distrito de Tomepampa, a 3600 metros do nível do mar, e é um dos lugares mais carentes da região. Um dos principais problemas enfrentados por lá é a má nutrição e a falta de saneamento e de higiene.

Construção de creche no Peru

Para resolver parte desse problema, a Exchange do Bem se propôs a construir uma creche para as crianças. O objetivo é oferecer um local seguro e higiênico para elas ficarem enquanto os pais trabalham no campo.

Como voluntário, você poderá participar da última etapa da construção, ajudando a instalar o telhado, pintando o espaço e cuidando dos últimos detalhes do interior da creche. Além de tudo isso, claro, também haverá muitas atividades de recreação com as crianças.

Conclusão de um orfanato na Índia

Visitar o Taj Mahal já seria um bom argumento para lhe convencer a embarcar nessa viagem. Mas nossa viagem em grupo para a Índia propõe uma experiência ainda mais enriquecedora. Também entre os meses de janeiro e fevereiro, a viagem é uma oportunidade de conhecer a Índia de verdade! Como? Ajudando em um projeto local.

É que um dos projetos apoiados pela Exchange, o Aashray Care Home, localizado na cidade de Jaipur, está na fase final da construção de um novo lar para as crianças. O projeto acolhe crianças com HIV ou órfãos de pais que tiveram a doença. Lá eles recebem o tratamento e todo o apoio necessário para que sigam normalmente com suas vidas.

Nossos voluntários terão como missão ajudar a concluir esse sonho, ajudando na pintura e nos últimos detalhes da construção. Além de claro, participar das brincadeiras e das atividades de motivação com as crianças.

A viagem ainda prevê uma visita ao Taj Mahal, uma das sete maravilhas do mundo moderno e também, no horário livre, atividades para conhecer mais sobre a cultura indiana, como workshops de dança indiana, vestuário, henna, visitas à zona rural e prática de yoga.

Pintiras em um orfanato na Índia

Segunda edição da viagem em grupo para Gana

E se a proposta fosse trocar o famoso Carnaval brasileiro por uma viagem cultural ainda mais interessante? Nossa sugestão é embarcar para Gana para trabalhar em uma atividade que iniciou no Carnaval deste ano.

A proposta aqui é, durante as duas primeiras semanas de março, ajudar na continuidade das obras de um sistema de drenagem em um orfanato na cidade de Kumasi, em Gana. A obra iniciou porque o local sofria com alagamentos que danificavam os dormitórios e prejudicavam a área de recreação das crianças.

Gana no Carnaval

Na primeira etapa do projeto, os voluntários, além de iniciarem a obra, também organizaram e pintaram os quartos, criaram um campo de futebol, colocaram telas nas janelas, instalaram prateleiras e, claro, distribuíram muito amor para as crianças. Agora é hora de concluir essa obra.

Encontre seu destino

Viu como existem opções bacanas de viagens para você aproveitar muito suas férias e ainda ajudar a espalhar essa corrente do bem? Agora, é só planejar suas férias, escolher um destino e fazer parte de um dos nossos projetos. A Exchange do Bem é uma agência de intercâmbio social que conecta voluntários com diversos projetos ao redor do mundo. São mais de 50 opções na África, Ásia e América Latina para você realizar seu trabalho voluntário no exterior. Além disso, destina 10% do seu lucro para investimentos ligados à educação no Brasil.