Trabalho Voluntário com Animais: Como Fazer e Projetos

. .

Você sabia que dá para fazer trabalho voluntário com animais? 

Muitos projetos no Brasil e no mundo precisam da ajuda de voluntários, pois nem sempre contam com recursos suficientes para manter uma equipe de funcionários próprios para todas as necessidades e custos de manter o local.

Então, se você gosta de animais, o trabalho voluntário é a oportunidade perfeita para conhecer lugares novos e conviver um pouco com a natureza.

Vale lembrar que o serviço é braçal e pode ser pesado para quem não está acostumado, além disso, não é um safári onde você vai lá para passear e tirar fotos.

Mas o serviço é recompensador! Você vai ver lindas paisagens, vai poder estar perto da natureza e conhecer a fauna e a flora de outros países ou mesmo do Brasil.

Quer saber mais sobre o trabalho voluntário e conhecer diversos tipos de projetos que você pode participar?

Então, vem com a Exchange do Bem nessa leitura!

O que é trabalho voluntário com animais?

O trabalho voluntário com animais envolve projetos com ONGs de animais domésticos e também selvagens ao redor do mundo. 

Você pode trabalhar diretamente com os animais, nos cuidados como alimentação e banho de animais, mas também pode ser necessário fazer a limpeza de jaulas e canis ou outros ambientes frequentados por eles.

No Projeto de Conservação de Animais Marinhos, por exemplo, que você pode fazer com a Exchenge do Bem, o trabalho envolve a limpeza dos recintos dos animais, a preparação do alimento e até pequenos consertos e reformas para manutenção do espaço

Para os projetos de trabalho voluntário com animais em geral, é necessário fazer bastante trabalho braçal, mas também pode haver necessidade de outros tipos de atividades demandadas pelos anfitriões, como organizar, monitorar e até produzir conteúdo para as redes sociais do projeto.

Benefícios do trabalho voluntário com animais

– Conscientização

Ao se voluntariar para trabalhar mais próxima de animais, você está contribuindo com a conscientização do quanto o cuidado com a natureza e com os animais é importante.

A cada pessoa que você contar sobre o intercâmbio já é uma pessoa a mais que sabe da importância do trabalho voluntário.

Muitos projetos ao redor do mundo só sobrevivem com a ajuda de pessoas. Por isso, a divulgação que cada voluntário faz, seja com uma foto nas redes, seja compartilhando sua experiência com outras pessoas é essencial.

– Sair da zona de conforto

Sair da zona de conforto pode parecer difícil no início, mas é recompensador para quem realmente se propõe a ajudar.

A experiência de adaptação a um novo ambiente já é, por si só, um desafio. Você também vai ter que lidar com situações novas que nunca precisou antes e isso tem um impacto imenso na forma que encaramos a vida. 

Você vai ver que é muito mais resiliente do que imagina e é capaz de superar desafios. Basicamente, uma preparação para a vida, não é mesmo?

– Fazer a diferença no mundo

Um dos sentimentos mais comuns ao participar de um intercâmbio é o de sentir que você faz diferença no mundo. Os anfitriões do projeto estão contando com o seu trabalho.

Muitas vezes, você vai ter contato com animais debilitados, machucados, que passaram por maus tratos ou abandono. 

Esse carinho em forma de doação de tempo e dedicação é uma das coisas mais preciosas que você pode fornecer a um animal necessitado.

– Conhecer pessoas

Todo trabalho voluntário proporciona que conheçamos novas pessoas.

Outros voluntários, o pessoal que cuida de cada projeto e muitas outras pessoas que encontramos ao longo do caminho podem virar longas amizades ou mesmo uma lembrança boa no futuro.

Além disso, existe também o contato com os próprios animaizinhos, que são ótimas companhias.

Quando você se voluntaria para trabalhar com animais é porque se identifica com a causa e gosta de conviver com bichos, certo?

Então, vai poder aproveitar muito e curtir a companhia dos bichinhos.

– Ter contato com a natureza

Se você está precisando ter contato com a natureza, se desestressar e ainda poder ajudar uma causa com isso, o trabalho voluntário com animais selvagens é ideal para você.

Além de conhecer mais essa realidade, você vai poder conhecer a fauna e flora do local. 

Muitos anfitriões disponibilizam, inclusive, alguns passeios na região. Você pode aproveitar o tempo livre para conhecer a região e fazer passeios turísticos, como o safári na África, por exemplo.

Como fazer trabalho voluntário com animais?

O primeiro passo é escolher o projeto com o qual você quer trabalhar. Se você gosta de bichos em geral e não tem preferência por trabalhar com determinado tipo de animal, você pode escolher pelo país onde quer ir.

Mas o mais indicado é que você tenha interesse genuíno em ajudar aqueles animaizinhos, afinal, eles vão precisar muito de você!

Na Exchange do Bem, você vai encontrar projetos de animais marinhos, projetos em meio a matas e florestas, centros de de cuidados com animais selvagens, entre muitos outros.

É preciso estar aberto a ajudar no serviço pesado e a botar a mão na massa.

Vale lembrar que estamos tratando de animais, então, provavelmente você vai ter contar com cheiros ruins, fezes do animal, limpeza do local onde eles ficam, entre outras coisas. 

É preciso ir com a mente e com o coração aberto!

Projetos para trabalho voluntário com animais

Projetos para trabalho voluntário com animais

– Santuário de Elefantes na Tailândia

Neste santuário de Elefantes onde muitos foram resgatados de maus tratos, você vai poder escolher entre cuidar dos elefantes e outros 600 animais cuidados pelo projeto.

Você vai poder dar banho nos elefantes, ajudar na preparação dos alimentos , fazer caminhadas e exercícios com eles ou com as demais espécies.

Já pensou que incrível ficar pertinho desses animais?

Veja como funciona este projeto!

– Conservação de Animais Marinhos em Florianópolis

A missão desse projeto é resgatar animais marinhos debilitados e ajudá-los a voltar para o seu habitat natural.

O voluntário pode ajudar em duas frentes. A primeira delas é a educação ambiental fazendo palestras com alunos, elaboração de cartilhas e materiais didáticos, entre outras atividades.

A outra é na limpeza dos recintos dos animais, preparação do alimento, monitoramento das praias, entre outros.

Confira mais informações sobre este projeto!

– Centro de Chitas e Animais Selvagens

As chitas ou guepardos são animais selvagens com risco de extinção.

As atividades envolvem cuidar das tarefas diárias, como limpar o local onde eles vivem, tratar, fazer pequenas reformas nos locais, cuidar da manutenção das reservas, como a limpeza de arbustos e estradas, entre outras.

Saiba mais sobre esse projeto!

– Resgate de Pinguins na Cidade do Cabo

Na Cidade do Cabo, na África, os pinguins estão sujeitos a diversos tipos de desastres ambientais, como o derramamento de óleo, por exemplo.

O trabalho é ajudar no resgate desses bichinhos, no cuidado e na limpeza dos animais (conhecimentos que serão fornecidos ao longo do projeto) e você ainda vai poder acompanhar a evolução deles ao longo do projeto.

Também é possível ter contato com aves, como pelicanos, gaivotas e albatrozes que também são atingidos e acabam ficando debilitados, precisando de cuidados. 

Descubra mais informações!

– Biodiversidade de Aves Marinhas na Ilha do Sal

Este projeto é ótimo para quem não sabe outro idioma, mas ainda assim quer ser voluntário no exterior.

Isso porque a Ilha do Sal fica em Cabo Verde, país em que o idioma é o português.

O Projeto Biodiversidade é feito por uma ONG de conservação ambiental e tem como foco as aves marinhas da região.

Os voluntários devem ajudar a cuidar dos filhotes, ajudar a colocar GPS e localizadores nas aves adultas, coleta de sangue, gordura e fezes, entre várias outras atividades.

Veja mais sobre este projeto!

– Amor pelas tartarugas 

Turtle Love é uma organização sem fins lucrativos para ajudar na conservação das tartarugas marinhas.

O voluntário vai ajudar na coleta de dados sobre as tartarugas em censos, patrulhas e pesquisas. 

Também pode ser necessário ajudar a preparar os ninhos, realizar a limpeza da praia e a contagem de ninhos de tartarugas, caminhadas e muito mais!

Confira mais sobre o Turtle Love!

A Exchange do Bem é a responsável por te ajudar a chegar a esses projetos (e muitos outros), realizar treinamentos e te ajudar com todo o processo.

Nós oferecemos o suporte que você precisa para fazer uma viagem tranquila e muito bem aproveitada, com foco no trabalho voluntário!

Quer saber mais sobre a gente ou conhecer outros de nossos projetos com animais? Então confira todos os nossos projetos!

Conclusão

De gatinhos a elefantes, o trabalho voluntário com animais é super abrangente e possui diversas áreas de atuação.

O trabalho voluntário com animais selvagens, por exemplo, é muito buscado, pois as pessoas têm curiosidade de conhecer essa que é uma realidade totalmente diferente da que a gente vive.

Mas também existem projetos de trabalho voluntário com animais silvestres no Brasil, para quem não quer ir muito longe, e até mesmo dentro das cidades com animais domésticos.

O benefício de viajar para outro país é que você pode conhecer novos lugares e também aprender um novo idioma.

O trabalho voluntário com animais é uma forma de fazer a diferença no mundo e de trabalhar com aquilo que a gente gosta.

E aí, preparados?

Leia também: Países para Viajar sem Visto: 5 Melhores para Conhecer [2022]

Mais acessados