Entrevista com Projeto – Conservação de Animais Marinhos

. .

Quer saber mais sobre o dia a dia de um programa de voluntariado com animais marinhos, aqui no Brasil? Temos projeto novo no ar!

Com o intuito de cada vez mais apoiar projetos aqui no Brasil, lançamos recentemente um projeto focado na Conservação de Animais Marinhos. A missão da Associação R3 Animal é resgatar, reabilitar e reintroduzir animais selvagens ao seu habitat. Assim, desde a sua fundação, no ano 2000, a instituição já ajudou a devolver milhares de animais à natureza, entre eles estão muitos papagaios, macacos, pinguins e até mesmo baleias.

Logo depois que lançamos um projeto novo em nosso site, muitos voluntários ficam curiosos sobre mais detalhes do programa. Pensando nisso, convidamos a Letícia, Bióloga, responsável pela frente de Educação Ambiental e voluntariado, e Vice-presidente da Associação R3 Animal, para tirar as principais dúvidas que recebemos em nosso dia a dia.

Entrevista com o Projeto – Conservação de Animais Marinhos

1. Qual é o principal papel do voluntário no Projeto na parte de Educação Ambiental?

Na parte de educação ambiental o voluntário nos auxilia principalmente em dois pontos: no processo criativo de elaboração e produção de materiais e na interação com o público, para transmitir a mensagem do projeto.

2. Qual é o principal papel do voluntário no Projeto na parte do manejo com os animais?

Os cuidados diários básicos que temos com os animais são de alimentação e higienização dos recintos. Os voluntários nos auxiliam principalmente nestas atividades. Além disso existe a parte veterinária, onde o voluntário auxilia nossa equipe nos cuidados com os animais em reabilitação, como por exemplo na realização de exames, troca de curativos, pesagem dos animais, etc.

voluntariado animais marinhos - R3 animal

3. Quantos animais estão hoje no centro de reabilitação, sob os cuidados da instituição?

Atualmente estamos com cerca de 50 animais em reabilitação. Os pinguins-de-Magalhães chegaram na última temporada e agora estão aguardando a troca das penas para poderem voltar pra casa. As gaivotas aparecem o ano inteiro. Assim como os atobás. E em menor quantidade estão as fragatas. Eventualmente a quantidade e diversidade de animais que chegam varia bastante de acordo com a época do ano.

4. Como esses animais marinhos chegaram à R3 Animal? Eles vão voltar para o habitat natural deles?

Eles são resgatados pela equipe de monitoramento de praias da R3 ou de outras bases de SC e alguns são trazidos por moradores que já conhecem nosso trabalho. Muitos deles chegam com algum tipo de fratura, outros doentes, mas a maioria tem condições de retornar ao seu habitat depois de passar pela reabilitação. Certamente esse é o nosso principal objetivo.

5. Os animais reconhecem as pessoas? Eles emitem sons? Eles atendem pelo nome?

Podemos dizer de maneira mais simples que os animais marinhos não se apegam às pessoas, mas sempre existem as exceções e isso varia de espécie para espécie. Eles emitem sons e algumas vezes observamos interações até mesmo com animais livres, como as gaivotas que passam voando por aqui. Eles não atendem pelo nome e como nosso principal objetivo é que eles possam voltar ao seu habitat, evitamos a humanização desses animais, para que eles não dependam das pessoas para sobreviver na natureza.

6. O que os animais marinhos comem? Quantas vezes por dia?

Os animais marinhos comem basicamente peixe, sardinha mais especificamente. As sardinhas são trazidas semanalmente, congeladas. Ao mesmo tempo que alguns comem o peixe inteiro, outros em postas, filezinhos e os mais debilitados precisa de papa de peixe. A alimentação acontece duas vezes por dia.

7. O voluntário pode ter interação com os animais?

Sim, o voluntário trabalha diretamente com os animais e a interação se dá principalmente na hora da alimentação e nos procedimentos veterinários. Tudo com muito cuidado e sem colocar ninguém em risco, nem o voluntário e nem o animal.

voluntariado animais marinhos - R3 animal

8. Como o voluntário pode se preparar antes de chegar do início de seu intercâmbio social?

Não há a necessidade de grandes preparativos. O primeiro dia é destinado ao treinamento onde faremos as apresentações sobre a instituição, o projeto e alguns cuidados que todos devem ter ao trabalhar com animais marinhos selvagens. Além disso, antes da chegada do voluntário, também enviamos um material com orientações básicas sobre o programa.

Pesquisar artigos sobre as espécies que recebemos aqui ou até mesmo assistir a documentários sobre elas, pode tornar seu voluntariado ainda mais interessante.

9. Por que é tão importante estar com as vacinas em dia para participar desse voluntariado com animais marinhos?

Quem trabalha com animais selvagens, pode estar exposto a diferentes tipos de zoonoses. Dessa forma as vacinas têm o papel de nos proteger contra essas doenças. A antirrábica, por exemplo, é essencial para quem vai trabalhar com os mamíferos. Já a vacina antitetânica e a vacina para hepatite B, que são mais comuns, são recomendadas para o manejo de qualquer espécie, seja animais marinho ou não.

10. O que o voluntário significa para o projeto?

O trabalho voluntário está na essência da Associação. Desde a fundação em 2000, trabalhamos sempre com o apoio de voluntários. Assim, são eles que basicamente nos auxiliam no manejo dos animais em reabilitação. Além disso, paralelamente nos ensinam muito e sempre agregam trazendo seus conhecimentos e seu amor pelos animais e pela vida. Entendemos que o trabalho voluntário é uma troca de experiências, de conhecimentos, de saberes e de energia. Por esse motivo valorizamos o trabalho voluntário. Como resultado, buscamos sempre aprimorar nosso programa, buscando oferecer a melhor experiência para aqueles que buscam nos ajudar em nossa causa.

11. Por fim, fique à vontade para deixar uma mensagem para os próximos voluntários que quiserem participar desse projeto

Certamente o trabalho voluntário oferece uma oportunidade única em nossas vidas e tem um papel transformador na maneira como enxergamos o mundo. De fato, depois da experiência na R3 Animal, você vai enxergar também o mundo animal com outros olhos. Venha viver essa experiência e nos ajude a salvar vidas!

O Projeto Conservação de Animais Marinhos

Localização: Florianópolis, Santa Catarina

Você acredita na missão de Resgatar, Reabilitar e Reintroduzir animais selvagens ao seu habitat? O Projeto de Conservação de Animais Marinhos também!

voluntariado animais marinhos - R3 animal

Por aqui são duas principais frentes de trabalho que o voluntário pode ajudar: na parte de educação ambiental e também com o manejo dos animais. 

É provável que você tenha ficado com vontade de saber mais e participar desse programa de voluntariado com animais no Brasil! Conte conosco para organizar o seu intercâmbio social. Visite nosso site, e conheça mais pela página do projeto.