O Instituto Moinho Cultural é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão diminuir a vulnerabilidade de crianças e adolescentes, em região de fronteira.
São oferecidas aulas diárias de música, dança, tecnologia, apoio escolar, idiomas, educação ambiental e patrimonial, no contra turno da escola regular. Tendo isso em vista, professores de espanhol, contadores de história, bailarinos ou ainda musicistas serão muito bem-vindos, mas todos podem participar.
O projeto atende hoje 400 crianças e adolescentes, sendo 360 de Corumbá, Ladário/MS, e 40 crianças das cidades bolivianas de Puerto Suarez e Puerto Quijarro.
Os alunos permanecem na Instituição por um período mínimo de oito anos. Para realizar todas essas atividades o Moinho Cultural conta com 50 funcionários. Os voluntários engajados são bem-vindos para ajudar, seja no dia a dia ou para realizar alguma oficina em específico!
As atividades proporcionadas aos alunos estão distribuídas por turmas com diferentes níveis técnicos e cada uma destas turmas possui uma grade horária de 20 horas semanais equivalentes a grade da Escolar Regular.
Além do programa com as crianças e adolescente, os familiares dos participantes e a Comunidade participam de cursos de geração de renda e economia criativa promovidos pela instituição. Sendo assim, você pode ajudar com aulas de artesanato, gastronomia pantaneira, serigrafia, corte e costura dentre outras oficinas, de acordo com a sua habilidade!
Vários participantes do Moinho Cultural já foram absorvidos pelo mercado de trabalho. E não só nas áreas fins da instituição, como também em outros cursos superiores, influenciados pela formação cidadã adquirida. Isso torna o projeto muito reconhecido pela comunidade que atende!
Pensando nisso, o voluntário irá ajudar no dia a dia do projeto, ou desenvolvendo atividades específicas de acordo com suas habilidades! Dessa forma, músicos, professores de educação física, nutricionistas, artistas, designers são muito bem-vindos!
Atualmente, o principal desafio do Moinho Cultural atualmente é conseguir abrir as portas para a comunidade local. Além disso, outro desafio é atingir maturidade e tornar-se um centro de referência para a sociedade que vive em seu entorno.
Durante os 15 anos de existência, o instituto tornou-se um centro de referência no ensino da dança, da música e da tecnologia, espaço já reconhecido e valorizado não só no nosso território como internacionalmente.
Faça agora sua inscrição e viva uma experiência única
Venha fazer a diferença nos mais seguros e impactantes projetos ao redor do Mundo!
Minha primeira viagem com a Exchange do Bem e me deixou bem satisfeita! Adorei o projeto e o Instituto com quem trabalhamos, pela organização, responsabilidade e impacto positivo que geram.
Camila Faganello
Instituto Moinho Cultural
Corumbá, Mato Grosso do Sul
Ainda em dúvida sobre o destino?
Faça o nosso teste online e descubra os países que mais se alinham ao seu perfil.