Transformando vidas no Nepal

. .

Que tal conhecer o Nepal e ainda ajudar a cuidar da população local? Saiba mais sobre esse projeto e descubra como embarcar conosco nessa aventura

Você é daqueles que sonha em ajudar a fazer do mundo um lugar melhor, mas não faz ideia de por onde começar? Então, que tal começar pelo Nepal!? Nossa sugestão não é à toa, afinal, a Exchange do Bem tem uma relação bacana com o país há um bom tempo. Mas foi na metade de 2018 que demos início a um projeto incrível por lá e agora estamos em busca de voluntários que queiram dar continuidade a ele.

Quer saber mais sobre esse projeto? Vem entender:

Clínica móvel no Nepal

O projeto da clínica móvel começou em julho deste ano com um grupo de seis voluntários. O objetivo era levar atendimento médico a um vilarejo na zona rural de Pokhara, no Nepal. A ideia era, por meio de uma clínica móvel instalada em uma escola chamada Damgade School, atender pessoas que, normalmente, não têm acesso à saúde básica.

Nossa equipe de voluntários viajou acompanhada por um coordenador da Exchange do Bem e um coordenador da ONG local, que é nossa parceira no país. Completaram a equipe, tradutores, duas enfermeiras nepalesas e um médico nepalês.

A viagem começou em Kathmandu, onde o grupo de reuniu. Depois de um dia de descanso, afinal, a viagem até o Nepal é longa e cansativa, nossos voluntários puderam conhecer os templos e praças históricas da cidade, que ainda tenta se recuperar do terremoto que abalou o país em 2015.

Foi no terceiro dia que o grupo viajou de ônibus até o vilarejo onde montaria a clínica móvel. Lá, nossos voluntários foram hospedados em casas de família e gostaram tanto da experiência que garantem que as famílias nepalesas são uma das mais hospitaleiras do mundo.

intercambio-voluntario-nepal

Início das atividades

Todos acomodados, no quarto dia de viagem teve início a preparação da clínica. As salas da escola foram organizadas para que pudessem virar salas de atendimento, desde o atendimento mais privativo, como os ginecológicos, até salas de triagem, consultas e uma para os medicamentos.

O trabalho foi dividido em quatro etapas: na primeira, os voluntários registraram a população. Na segunda, os moradores passaram pelo processo de triagem. Foram feitos exames iniciais, como pressão sanguínea, frequência cardíaca, saturação de oxigênio e temperatura do corpo. Após os exames, os pacientes foram encaminhados aos médicos com todas informações anteriores para receber o diagnóstico e a prescrição do medicamento. Por fim, na quarta etapa, os pacientes foram direcionados à farmácia para pegar os medicamentos prescritos pelo médico.

Além dos atendimentos, os voluntários também aproveitaram a oportunidade para ensinar às crianças e professores noções de saúde básica. A ideia era repassar instruções que ajudem a evitar possíveis doenças garantindo um impacto mais duradouro.

Ao todo, em torno de 210 pessoas foram atendidas e medicadas durante os dias que estivemos por lá. Desses, quatro foram encaminhados ao hospital que fica a cerca de 90 minutos de distância, para atendimentos extras.

Depois do trabalho feito, a viagem terminou com um tour em Pokhara. Lá o grupo conheceu um dos principais hospitais do Nepal, e também aproveitou para se divertir, claro. Antes de voltar para casa, nossos voluntários fizeram compras, aulas de yoga, massagem, bungee jumping e caminhadas junto ao lago.

Quero ser voluntário

Se você acredita que também pode contribuir com o vilarejo do Nepal, tem inglês intermediário, é estudante de Medicina, Enfermagem ou Farmácia ou é um profissional já formado nessa área, você também pode fazer parte da próxima viagem. A viagem acontece uma única vez no ano, normalmente em julho por 2 semanas. A programação completa da próxima aventura e o formulário de inscrição você encontra aqui:  Mobile Health Clinic.

Encontre seu destino

A Exchange do Bem é uma empresa social que conecta voluntários com diversos projetos ao redor do mundo. São mais de 70 opções na África, Ásia e América Latina para você realizar seu intercâmbio voluntário.

como voluntariar no exterior