Interessado, comprometido e cheio de vontade de viver novas experiências. Essas são apenas algumas das características que o voluntário deve ter. Então, se você está pensando em embarcar na aventura do voluntariado, confira nossas dicas!
Ser voluntário é muito mais do que querer ajudar. Um bom voluntário é quem coloca as mãos na massa e não mede esforços para fazer o que se propôs. E, embora não seja uma regra, nem uma exigência para esse tipo de trabalho, a maior parte dos voluntários reúne características em comum que fazem deles alguém com quem se pode contar para qualquer situação.
Se você está interessado em se tornar um voluntário e quer saber se possui esses atributos, dá uma olhada na lista que preparamos com o perfil que voluntários devem ter.
1. Trabalho em equipe
Dificilmente o trabalho em projetos sociais será feito por uma única pessoa. Por isso, a coletividade é uma característica desse tipo de trabalho e para atuar em um deles é fundamental saber trabalhar em equipe.
É necessário, então, ter disciplina e humildade para entender que cada pessoa é diferente e que a união de todas é que faz a diferença.
2. Iniciativa
Fazer o que mandam é importante, mas ter iniciativa e perceber o que está além das suas tarefas é uma característica que faz toda a diferença num voluntariado.
Ser proativo garante um resultado melhor em qualquer atividade. Por isso, esteja sempre atento e não espere alguém mandar para tomar uma atitude que vai ajudar no trabalho de todo mundo.
3. Comunicação
Diálogo é o primeiro passo para garantir que tudo ocorra bem. Esclareça dúvidas como horário de trabalho, funções em que vai atuar e até quem serão as pessoas que vão trabalhar com você.
Lembre-se de conversar sempre que achar necessário para entender a necessidade do projeto. Isso evita muitos problemas e facilita a vida de todo mundo.
4. Motivação
Se você resolve fazer um trabalho voluntário é porque está motivado a ajudar outras pessoas. Por isso, leve essa motivação sempre com você. Voluntários são persistentes e não desistem no primeiro obstáculo.
Nem sempre o trabalho vai ser fácil, por isso é preciso estar disposto a encarar o que vem pela frente.
5. Empatia
Essa é uma das mais importantes características do voluntário. Afinal, mais do que oferecer ajuda, é preciso saber se colocar no lugar do outro!
Ser voluntário não é ser superior a ninguém, muito pelo contrário. É preciso reconhecer a humanidade em todos que cruzarem com você.
6. Comprometimento
Fazer o que é solicitado, chegar no horário, levar a sério o trabalho. Bons voluntários são comprometidos. Pode ser que você esteja em período de férias, mas você se comprometeu a trabalhar naquele projeto e as pessoas contam com isso. Por isso, cumpra sua promessa da melhor forma possível.
7. Disponibilidade
Além de comprometido, um voluntário também deve ser disponível. Seja para fazer o que foi solicitado ou para ir além das tarefas diárias.
Nesse sentido, é importante estar 100% lá para o que for preciso se você quiser realmente fazer alguma diferença.
8. Respeito
Respeitar as pessoas, os locais, as crenças, o que for, é outra importante característica de um voluntário.
Um bom voluntário sabe que cada lugar possui uma cultura diferente da sua e todos precisam ser tratados com o maior respeito possível. Igualmente, é preciso respeitar as regras estabelecidas pelas pessoas que vão lhe receber para garantir uma boa convivência com todos.
9. Estar aberto a toda as experiências
Ser um voluntário é viver uma experiência única e inesquecível. Por isso, durante o tempo que estiver atuando, esteja aberto a viver tudo que essa experiência lhe proporcionar.
Aproveite para conhecer idiomas, lugares, culturas, religiões, pessoas. Da mesma forma, mostre às pessoas que você está realmente interessado em viver aquilo tudo e permita que eles sejam seus guias nessa descoberta maravilhosa.
Vale lembrar que ninguém nasce com todas essas características, mas elas podem ser desenvolvidas com tempo e com algum esforço.
Com boa vontade, qualquer pessoa pode se tornar um bom voluntário!
10. Resiliência
Ser resiliente é ter a capacidade de se adaptar a novos lugares e novas culturas.
O conhecimento adquirido nunca é uma via de mão única: ao mesmo tempo que você aprende com novas pessoas, também deixa um pouco do seu conhecimento com elas.
Encontre seu destino
Agora que você já conhece as 10 características do voluntário, você já se imaginou viajando como um?
A Exchange do Bem é uma empresa social que conecta voluntários com diversos projetos ao redor do mundo.
São mais de 70 opções na África, Ásia e América Latina para você realizar seu intercâmbio voluntário.
Caso você tenha alguma dúvida sobre como funciona, é possível ver nesse artigo os 7 passos para você viajar com a Exchange do Bem.