Benefícios do Trabalho Voluntário Para sua Vida

. .

Você sabia que, em 2017, 7,4 milhões de pessoas realizaram algum tipo de trabalho voluntário no Brasil? Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2017 (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE no ano passado, e mostram uma tendência que é mundial. As pessoas, cada vez mais, estão dedicando uma parte do seu tempo a ajudar as outras.

Mas o que será que leva tanta gente a se dedicar a uma atividade voluntária? Bom, além da satisfação pessoal de ajudar quem precisa, existem muitos benefícios para quem pratica o voluntariado. Alguns são no campo profissional, como já contamos aqui, e outros no pessoal, como mostramos nesse texto.
Mas a verdade é que o trabalho voluntário pode trazer muitos benefícios para a sua vida como um todo. Aliás, existem inúmeros estudos que ligam a prática do voluntariado a uma vida com mais saúde e bem-estar. Quer ver? Listamos alguns deles:

Menos estresse

Quem não vive uma rotina estressante nos dias de hoje é, com certeza, um privilegiado. Ou, faz trabalho voluntário! É que dois estudos publicados na Universidade de Buffalo, de Nova York, descobriram que o trabalho voluntário pode ajudar a diminuir os efeitos do estresse sobre a saúde. Os resultados são ainda maiores em pessoas com níveis mais altos de voluntariado, ou seja, quanto mais você pratica ações em benefício dos outros, menos chances de viver estressado.

Menor índice de uso de drogas

Em 2015, a Universidade de Oxford descobriu efeitos positivos do voluntariado para adolescentes e estudantes universitários. Esses efeitos incluem evitar comportamentos problemáticos e experiências como depressão, uso de álcool e drogas, delinquência, gravidez indesejada, obtenção de notas baixas e abandono escolar. Além disso, os voluntários adolescentes também acabam desenvolvendo hábitos positivos de responsabilidade social e são mais propensos a se envolver em suas comunidades quando adultos.

Mais felicidade

Se você já ouviu por aí que ser voluntário faz de você uma pessoa mais feliz, pode confiar. É verdade. Quem garante é um estudo publicado no The Journals of Gerontology, da Universidade de Oxford, em 2005. A pesquisa mostra que o cérebro de voluntários libera mais hormônios como a dopamina e a serotonina, responsáveis pela felicidade e bem-estar.

Menor risco de morte

Se não bastasse tudo isso, há também um estudo de 2013 publicado na American Psychological Association que mostra o voluntariado como uma estratégia eficaz para os adultos mais velhos se ajudarem enquanto ajudam os outros. A pesquisa aponta que, em média, o voluntariado reduziu o risco de mortalidade em 47%. O estudo também diz que pessoas mais velhas que praticam ações em prol da sociedade possuíam menos chances de morrer subitamente, mesmo que tivessem a saúde impecável antes de exercer o bem.

Menos estresse, menor índice de depressão, maior satisfação com a vida, menos risco de usar drogas, mais chances de viver mais e melhor… Há, inclusive, estudos que associam o voluntariado à maior produção de vitamina D. Ou seja, fazer um trabalho voluntário só faz bem!

E se você quer ter uma vida mais saudável, feliz e realizada, nossa recomendação é se tornar um voluntário. Acesse nosso site, conheça nossos projetos e descubra esses benefícios.

Encontre seu destino

A Exchange do Bem é uma agência de intercâmbio social que conecta voluntários com diversos projetos ao redor do mundo. São mais de 50 opções na África, Ásia e América Latina para você realizar seu trabalho voluntário no exterior. Além disso, destina 10% do seu lucro para ações sociais no Brasil.