Importância do trabalho voluntário: saiba mais sobre essa prática

. .

Você conhece a importância do trabalho voluntário? Os benefícios da prática existem e não são poucos!

No Brasil, por exemplo, a prática vem crescendo principalmente após a pandemia. Em 2019, 6,9 milhões de pessoas realizaram algum tipo de trabalho voluntário no país.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2020 (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE em 2020. Esse número representa uma queda de 300 mil pessoas comparado ao ano anterior.

No entanto, a pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) junto ao DataFolha, revelou um cenário muito positivo para o trabalho voluntário no país.

Segundo o estudo, 57 milhões de pessoas foram voluntários ativos no país em 2021. Silvia Nacache, coordenadora do estudo, revelou em entrevista à CNN que 47% dos voluntários passaram a praticar mais trabalho voluntário durante a pandemia, seja com recursos financeiros, materiais ou doação de tempo.

Por isso, resolvemos compartilhar os benefícios ao fazer trabalho voluntário para incentivar ainda mais pessoas a fazerem parte dessa estatística.

Confira este texto sobre trabalho voluntário, importância e benefícios!

projetos para voluntariar

Importância do trabalho voluntário: entenda

O trabalho voluntário é frequentemente visto como um ato altruísta, e é verdade que os voluntários normalmente doam seu tempo e trabalho sem esperar nada em troca. 

Essa é uma forma de lutar por justiça social, de compreender que a realidade do outro é diferente da sua própria e de participar de forma ativa na busca da redução da desigualdade.

Entretanto, há também muitos benefícios para os voluntários. Eles podem adquirir habilidades e experiências valiosas, conhecer novas pessoas e gerar um impacto positivo em sua comunidade. 

Além disso, o trabalho voluntário frequentemente leva à satisfação pessoal e a um senso de realização. 

Por estas razões, você conhece a importância do trabalho voluntário. Ele deve ser encorajado como uma forma de construir comunidades fortes e cidadãos receptivos.

7 Benefícios do trabalho voluntário

Os benefícios do trabalho voluntário vão do âmbito pessoal ao profissional.

Por desenvolver diferentes habilidades, os recrutadores estão sempre de olho em quem faz trabalho voluntário. Pensando nisso, a Zety fez um guia com algumas dicas de como montar um bom currículo nos tempos atuais. Nele você encontrará como fazer um currículo, o que os recrutadores querem saber e qual estrutura usar.

Mas a verdade é que o trabalho voluntário pode trazer muitos benefícios para a sua vida como um todo.

Aliás, existem inúmeros estudos que ligam a importância do trabalho voluntário a uma vida com mais saúde e bem-estar.

Confira!

Menos estresse

Quem não vive uma rotina estressante nos dias de hoje é, com certeza, um privilegiado. Ou, faz trabalho voluntário! Essa conclusão é de dois estudos publicados na Universidade de Buffalo, de Nova York.

Eles descobriram que tamanha é a importância do trabalho voluntário, que ele pode ajudar a diminuir os efeitos do estresse sobre a saúde.

Os resultados são ainda maiores em pessoas com níveis mais altos de voluntariado, ou seja, quanto mais você pratica ações em benefício dos outros, menos chances de viver estressado.

Menor índice de uso de drogas

Em 2015, a Universidade de Oxford descobriu um dos benefícios do trabalho voluntário para adolescentes e estudantes universitários.

Esses efeitos incluem evitar comportamentos problemáticos e experiências como depressão, uso de álcool e drogas, delinquência, gravidez indesejada, obtenção de notas baixas e abandono escolar.

Além disso, os voluntários adolescentes também acabam desenvolvendo hábitos positivos de responsabilidade social e são mais propensos a se envolver em suas comunidades quando adultos.

Mais felicidade

benefícios do trabalho voluntário

Se você já ouviu por aí que ser voluntário faz de você uma pessoa mais feliz, pode confiar. É verdade.

Quem garante é um estudo publicado no The Journals of Gerontology, da Universidade de Oxford, em 2005.

A pesquisa mostra que o cérebro de voluntários libera mais hormônios como a dopamina e a serotonina, responsáveis pela felicidade e bem-estar.

E de acordo com um estudo da Social Science and Medicine quanto mais você pratica maior é o seu nível de felicidade. 

Os pesquisadores compararam pessoas que nunca se voluntariaram com pessoas que se voluntariavam semanalmente e mensalmente e descobriram mais um benefício do trabalho voluntário.

Confira a relação entre o nível de felicidade e o voluntariado entre quem fazia trabalhos voluntários:

  • mensalmente – as chances de ser “muito feliz” aumentaram 7%;
  • a cada duas ou quatro semanas – o número sobe para 12%;
  • semanalmente – o nível das pessoas que se sentiram muito felizes sobe para 16%.

Menor risco de morte

Se não bastasse todos os benefícios acima ao fazer trabalho voluntário, há também um estudo de 2013 publicado na American Psychological Association que mostra o voluntariado como uma estratégia eficaz para os adultos mais velhos se ajudarem enquanto ajudam os outros.

A pesquisa aponta que, em média, o voluntariado reduziu o risco de mortalidade em 47%. O estudo também diz que pessoas mais velhas que praticam ações em prol da sociedade possuíam menos chances de morrer subitamente, mesmo que tivessem a saúde impecável antes de exercer o bem.

Menos estresse, menor índice de depressão, maior satisfação com a vida são alguns dos benefícios do trabalho voluntário. Além disso, quanto menos risco de usar drogas, mais chances de viver mais e melhor.

Há, inclusive, estudos que associam o voluntariado à maior produção de vitamina D. Ou seja, a importância do trabalho voluntário também é uma realidade para quem o pratica.

Aperfeiçoamento de habilidades

Aperfeiçoamento de habilidades

Quando falamos de habilidades, logo vem à mente, o âmbito profissional do processo. E é claro que as habilidades adquiridas vão auxiliar em futuros trabalhos, mas o aprendizado vai muito mais além.

Imagine, por exemplo, o quanto você pode melhorar a sua comunicação ao entrar em contato com outras pessoas que têm culturas diferentes e visões de mundo distintas.

A oratória ajuda a melhorar a sua capacidade argumentativa em todos os seus relacionamentos e não apenas no trabalho.

Outra habilidade é aprender a lidar com situações de vida diferente das quais está habituado.

O choque de cultura aumenta a nossa criatividade e abre espaço para novas ideias.

Se divertir

Além de estar ajudando o próximo, um dos benefícios e da importância do trabalho voluntário é a diversão. 

Não importa o lugar para o qual você for, em todos os locais você sempre vai encontrar pessoas felizes, apesar de quaisquer condições de vida, e vai se divertir com elas.

Afinal de contas, é uma viagem e viagens são sempre bem-vindas!

Além disso, existem diferentes tipos de trabalhos voluntários e você pode escolher a área de interesse que mais te agrada.

Clique e confira exemplos de trabalho voluntário e as principais áreas de interesse disponíveis.

Incentiva o autoconhecimento

Quando você é voluntário, você tem a oportunidade de trabalhar com pessoas de todos os estilos de vida e aprender novas habilidades.

Conforme você interage com os outros e aprende mais sobre o mundo ao seu redor, você também começa a adquirir conhecimentos sobre os seus próprios pontos fortes e fracos.

Além disso, o voluntariado pode desafiá-lo a sair da sua zona de conforto e tentar coisas novas e, por isso, é uma excelente maneira de melhorar o autoconhecimento e o crescimento pessoal. 

Cria conexões importantes

A importância do trabalho voluntário também está nas conexões que você cria, afinal, é possível conhecer muita gente nova.

E não estamos falando apenas de conexões profissionais – que também são extremamente importantes e possíveis de acontecer – mas de conexões para a vida mesmo.

Você vai conhecer pessoas que estão vivendo o mesmo que você, novos amigos e pessoas com quem poderá contar de diversas partes do mundo.

Traz benefícios para a sociedade

Todo mundo sabe que a maior importância do trabalho voluntário está na sociedade e na vida de quem ele transforma. 

Os voluntários frequentemente assumem tarefas que de outra forma seriam deixadas por fazer ou exigiriam trabalhadores pagos. 

Só que nem todas as instituições beneficentes possuem dinheiro suficiente para arcar com todas as despesas. Em países pobres ou comunidades carentes, até mesmo as instituições públicas podem se beneficiar da disponibilidade de tempo dos voluntários.

Quem se voluntaria também pode oferecer novas perspectivas e ideias para as organizações com as quais trabalham e, frequentemente, inspiram outros a se envolverem em trabalho voluntário também. 

Maior facilidade de encontrar um propósito

Maior facilidade de encontrar um propósito

Muitas vezes nos encontramos pensando no nosso propósito de vida, o que dá significado para a nossa existência.

E nem sempre a resposta é clara e fácil de ser encontrada. E este é justamente um dos benefícios do trabalho voluntário: encontrar o seu propósito!

Por isso, se você quer ter uma vida mais saudável e sobretudo feliz, nossa recomendação é se tornar um voluntário.

Para isso, lembre-se que existem diversos tipos de trabalho voluntário. 

Acesse nosso site, conheça nossos projetos e descubra esses benefícios.

Qual é o principal objetivo do trabalho voluntário?

O principal objetivo do trabalho voluntário é o impacto que ele causa na vida das pessoas, tanto de quem oferece quanto de quem necessita de ajuda.

Fazer o bem é uma reação em cadeia e essa é uma das maiores importâncias do trabalho voluntário no geral.

Conclusão: importância do trabalho voluntário

Os benefícios do trabalho voluntário estão presentes quando olhamos para diferentes âmbitos da vida: pessoal, profissional e social.

Os resultados podem ser comprovados em diversas pesquisas ao redor do mundo, mas a verdade é que não precisa muito para descobrir o poder do voluntariado.

Basta falar com uma pessoa que realiza ou que já praticou, para ver o quanto essa experiência é transformadora e nos ajuda a evoluir e a obter um sentido maior de vida.

Entre os benefícios da prática estão o aumento do nível de felicidade, a redução do estresse e de comportamentos problemáticos, a diversão e a facilidade em encontrar um propósito de vida.

E aí, conseguiu compreender a importância do trabalho voluntário? Preparado para viver esses benefícios na prática?

Mais acessados

COMO FUNCIONA EM 7 PASSOS

9 PROJETOS SUSTENTÁVEIS NO BRASIL: SAIBA MAIS!

QUAL O MELHOR PAÍS PARA VIAJAR PARA CADA PERFIL

COMO DESCOBRIR SEU PROPÓSITO DE VIDA E NA CARREIRA

10 CARACTERÍSTICAS QEU TODOS VOLUNTÁRIOS DEVERIAM TER

COMO TRABALHAR COM ANIMAIS SELVAGENS E OS BIG 5?

O QUE NINGUÉM TE CONTOU SOBRE FAZER TRABALHO VOLUNTÁRIO EM ORFANATOS