Como fazer trabalho voluntário na Amazônia?

. .

Realizar um trabalho voluntário na Amazônia é uma oportunidade única de imersão em uma das regiões mais biodiversas e culturalmente ricas do mundo.

Esta experiência permite não apenas o desenvolvimento profissional e acadêmico, mas também proporciona um aprendizado pessoal através do contato direto com a diversidade local.

Este texto explora as motivações, os tipos de projetos disponíveis e como você pode se preparar para essa experiência transformadora.

Ficou interessado? Vem com a gente na leitura!

Leia também: importância do trabalho voluntário

Por que escolher a Amazônia?

Antes de explorarmos mais as vantagens e possibilidades do trabalho voluntário na Amazônia, podemos começar citando algumas das razões pelas quais a região é conhecida mundialmente.

Além de seu patrimônio ambiental, sendo um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo, a floresta abriga uma cultura diversa.

Isso é o reflexo de uma mistura de grupos étnicos, povos indígenas e comunidades locais que hoje vivem lá. 

Segundo artigo publicado na Universidade Federal do Paraná, “A cultura amazônica é formada por um híbrido linguístico entre a língua indígena, a europeia e a africana, que compõe e demonstra a característica própria da região como um elemento de formação da identidade amazônica.”

Essa diversidade torna os projetos na Amazônia ideais para voluntários que buscam uma grande imersão cultural sem sair do Brasil!

Se você, assim como nós da Exchange do Bem, acredita na importância de vivenciar diferentes culturas como uma das maiores formas de aprendizado e crescimento pessoal, o trabalho voluntário na Amazônia poderá ser uma experiência transformadora!

Essa é uma oportunidade de desenvolver uma compreensão mais profunda da identidade nacional, enquanto atua na área da sua escolha, se desenvolvendo profissionalmente, agregando à sua formação acadêmica e, principalmente, contribuindo para as comunidades locais.

Além disso, ao visitar a Amazônia de forma responsável e consciente, você está contribuindo diretamente para sua conservação.

O turismo sustentável pode ajudar a gerar receita para as comunidades locais e incentivar a proteção da floresta e de suas espécies.

Escolhi fazer trabalho voluntário na Amazônia, e agora?

Se você já tem o desejo de conhecer a Amazônia, e acredita que o trabalho voluntário será uma boa oportunidade de imersão, agora a próxima decisão deve ser a de escolher uma agência confiável, que possa facilitar todos os processos durante seu processo de escolha.

Aqui na Exchange do Bem, nosso trabalho também é criar um ambiente seguro para você.

Saiba mais: A Exchange do Bem é confiável?

Então todos os projetos que apoiamos, nós ou alguém da nossa confiança já esteve antes para garantir que seja um projeto confiável em um lugar seguro.

Nessas viagens de inspeção, também escolhemos uma equipe parceira para dar suporte aos nossos voluntários no local, garantindo que você estará amparado em todas as etapas dessa experiência.

Esses cuidados garantem que você foque apenas no trabalho voluntário e todas as outras demandas ficam por nossa conta!

Qual projeto escolher?

Aqui na Exchange do Bem, nós apoiamos dois projetos na Amazônia.

O primeiro, na área da saúde, é o Projeto Médico.

Nele, os voluntários atuam em uma Unidade Básica de Saúde em Acajatuba, uma comunidade ribeirinha localizada a 70 km de Manaus.

Médicos, dentistas, nutricionistas e assistentes sociais formados, assim como estudantes nos últimos dois anos de seus cursos, têm a oportunidade de se juntar a uma equipe local comprometida em aprimorar a saúde dessas comunidades remotas.

O voluntário poderá atuar em sua especialidade declarada, mas sempre respeitando as necessidades da comunidade.

Já aqueles que buscam vivenciar mais a fundo a riqueza natural da região, o projeto Quelônios do Rio Negro é o mais indicado.

Localizado às margens do Rio Negro, no município de Iranduba, este município, em conjunto com Manacapuru e Novo Airão, constituem a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Rio Negro, uma unidade de conservação estabelecida em 2008.

Sua missão será ajudar a proteger a vida selvagem e garantir que as comunidades locais possam continuar a prosperar.

E não para por aí – aqui, tradições antigas de cuidado com o meio ambiente são mantidas vivas e celebradas!

Quem é a Exchange do Bem?

A Exchange do Bem é uma empresa social que já conectou mais de 2000 viajantes a projetos sociais pelo mundo.

Além disso, é reconhecida pelo selo iImpact pelo Impacto Positivo causado na sociedade e é cadastrada no Ministério do Turismo no Brasil.

Se você se empolgou com a ideia de viajar e voluntariar, conheça nossos projetos no Brasil e no mundo!