Apaixonado por animais e sonha em proteger espécies ameaçadas?
Então você encontrou o voluntariado perfeito para você! Participe do Criadouro Onça Pintada e contribua diretamente para a conservação de mais de 2.200 animais de 190 espécies diferentes.
Com uma área de 132 hectares e mais de 150 recintos, o Criadouro oferece um ambiente seguro e acolhedor para esses animais. Sua ajuda será fundamental nas atividades diárias, como o preparo de alimentos, a limpeza dos recintos e o acompanhamento dos animais.
O Projeto se dedica à proteção da fauna brasileira, especialmente de espécies ameaçadas. Atua no resgate, cuidado, reprodução e reintrodução de animais na natureza, além de conduzir pesquisas para a conservação da biodiversidade.
Inscreva-se agora e viva essa experiência transformadora!
A história do Projeto Criadouro Onça Pintada começou em 1995, quando um casal de médicos comprou uma fazenda em Campina Grande do Sul – PR.
Primeiramente o intuito era de restabelecer a flora nativa e resgatar e cuidar de animais de pequeno porte da fauna brasileira (pacas, cotias e catetos) para reintrodução na natureza.
Lenta e progressivamente a cobertura vegetal foi sendo reconstituída ao padrão original com a reintrodução de espécies nativas de árvores ameaçadas. O retorno dos animais silvestres ao local foi lento e por vezes inexistentes devido ao desaparecimento da fauna nas propriedades lindeiras.
Em 2002 a propriedade recebeu 12 Cotias, e foi um sucesso da reintrodução desses animais em seu habitat. Assim, o projeto conseguiu autorização junto ao IBAMA para aproveitamento da área para receber, proteger e reproduzir outras espécies da fauna brasileira ameaçada.
Assim, em 2003 o Criadouro Conservacionista conseguiu a Licença de Operação de pelo IBAMA. Foi nesse ano que projeto recebeu o primeiro exemplar de Onça Pintada (chamado Juca), proveniente de um zoológico público fechado, devido à falta de condições adequadas de manutenção.
Depois do Juca vieram muitos animais de outras espécies, na maioria provenientes do tráfico, posse ilegal ou resgate de Fauna. Desde então, o criadouro tem crescido continuamente. Em 2009 criou-se então, a Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre.
E como os voluntários auxiliam no Projeto Onça Pintada?
Os voluntários atuam nas atividades diárias para manter os animais alimentados e vivendo em recintos limpos auxiliando a equipe que trabalha no projeto e os proprietários. Todos colocam a mão na massa. Isso é super legal de ver e vivenciar! Uma grande conquista do projeto foi a reintrodução de uma Onça Pintada em uma reserva ecológica na Argentina.
O relacionamento com as pessoas no projeto é muito amistoso e familiar. O trabalho é bem duro e braçal. Mas é feito por pessoas que amam muito animais.
Dessa forma, o ambiente é cheio de boas energias e do sentimento de realização mútua pelo propósito do projeto.
O Projeto Onça Pintada é mantido pela Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre, que tem como objetivo sustentá-lo e ampliá-lo dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo IBAMA, colaborando com a preservação e perpetuação da fauna e da flora silvestres do país.
Faça agora sua inscrição e viva uma experiência única
Venha fazer a diferença nos mais seguros e impactantes projetos ao redor do Mundo!
Minha experiência foi maravilhosa, desde os primeiros contatos com a equipe da Exchange do Bem, até chegar e passar uns dias no projeto. Com certeza foi uma experiência única, desde o trabalho voluntário com a minha paixão que são os animais, desde as amizades que também fiz com os outros voluntários e os funcionários do Criadouro, fui com altas expectativas e com certeza superou.
Patrick Benner
Criadouro Onça Pintada
Campina Grande do Sul, Paraná
Ainda em dúvida sobre o destino?
Faça o nosso teste online e descubra os países que mais se alinham ao seu perfil.