Os Desafios e as Possibilidades de um Intercâmbio!

. .

Um intercâmbio não é uma simples viagem. Quando você se propõe a viver esta experiência, você deve estar receptivo e aberto a sentir, vivenciar e experimentar tudo o que o país visitado tem a oferecer. Realmente é um desafio inserir-se na comunidade local, ser empático a cultura, costumes, problemas e belezas com as quais você irá se deparar.

Na África do Sul, eu pude vivenciar o intercâmbio de várias maneiras.

Visitando os pontos turísticos

Cape Town tem vários santuários naturais, cada local com a sua beleza única e mágica. Desde montanhas e parques até belíssimas praias. Cada lugar reserva uma surpresa, certamente as paisagens que eu encontrei em Cape Town, será impossível encontrar em outro lugar do mundo.

Treinando a língua inglesa

Em Cape Town praticamente toda a população fala inglês, além disso a cidade recebe pessoas do mundo todo, então é ótimo para se comunicar e treinar o inglês com pessoas locais e com outros turistas e estudantes que você encontra na cidade. Para mim foi o contato mais importante e mais efetivo com a língua inglesa. Além disso o inglês te aproxima de muitas pessoas com culturas, hábitos e costumes diferentes dos nossos e isso proporciona um aprendizado muito significativo para a nossa vida.

Trabalhando em um projeto social

É muito interessante, pois o que eu percebi é que a África, entre a sua população mesmo é muito solidária, eles vivenciam o voluntariado na prática. Trabalhar em um projeto social em Cape Town foi a experiência de vida mais linda que eu poderia vivenciar.

Doar um pouco do nosso tempo, da nossa companhia, do nosso abraço e do nosso olhar carinhoso para as crianças do projeto significa mostrar para elas que existem pessoas que se preocupam de verdade com a felicidade e o futuro delas, que elas não estão sozinhas, que alguém mesmo de longe, foi lá especialmente para conhecê-las e transformar um pouquinho da realidade delas, mesmo que seja com um ato simples de oferecer um sorriso e um colo.

Eu quis mostrar que elas não estão sozinhas. O mundo pode ser cruel, mas existem muitas pessoas trabalhando e lutando pra mudar essa realidade. Temos a esperança de que transformaremos nosso planeta em um lugar mais justo pra se viver.

Assim, todas as crianças podem ter oportunidades iguais de serem felizes. Terem acesso a saúde, educação e serem o que elas desejarem ser. De realizar os sonhos que elas desejarem realizar. Sem nenhuma barreira, porque nascemos pra isso, para sermos livres e vivermos os nossos sonhos.

Por fim e não menos importante, quero destacar o belíssimo trabalho da Exchange do Bem. Foi exemplar e profissional em todas as etapas do meu intercâmbio. Desde o primeiro e-mail enviado, das respostas rápidas, suporte à todos os detalhes e tratativas. Também das dicas práticas e o cuidado durante a viagem. Certamente farei mais viagens com a Exchange do Bem.

DESAFIOS DO INTERCÂMBIO – TEXTO ESCRITO POR PATRÍCIA SOARES DE MOURA, NOSSA VOLUNTÁRIA QUE ESTEVE EM DEZEMBRO DE 2018 NA ÁFRICA DO SUL!